Congelar fruta

Como congelar a fruta fresca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como congelar a fruta fresca

As frutas são alimentos nutritivos e frescos que, graças ao seu congelamento, podem ser saboreadas durante o ano inteiro. Para congelar as frutas, temos que levar em consideração que devemos selecionar as frutas mais frescas da época, não use frutas muito verdes ou muito maduras pois podem estragar a compota ou a calda. As frutas podem ser congeladas inteiras, cortadas, trituradas, em calda, etc. Dadas as formas acima, podemos congelá-las de forma natural, com açúcar ou suco.

Também lhe pode interessar: Como congelar frutas

Índice

  1. Congelar figos
  2. Congelar maçã
  3. Congelar melão
  4. Congelar amoras
  5. Congelar pêra
  6. Congelar abacaxi
  7. Congelar uvas

Congelar figos

Retire os talos. Corte-os ao meio, se desejar. Pode congelá-los sem açúcar. Acondicionamento em calda: 2 xícaras e 3/4 de açúcar para cada 4 xícaras de água. Para uma melhor qualidade, acrescente 3/4 de colher de chá de ácido ascórbico ou 1/2 xícara de suco de limão por cada 4 xícaras de calda.

Congelar maçã

Acondicionamento em calda: 2 3/4 xícaras de açúcar em 4 xícaras de água. Acondicionamento com açúcar: 1/2 xícara de açúcar para cada 4 xícaras de fruta.

Congelar melão

Acondicionamento em calda: Corte o melão em fatias, cubos ou bolas; acrescente 2 xícaras de açúcar para cada 4 copos de água.

Congelar amoras

Coloque as amoras em uma panela em uma camada única, (congelamento em bruto) congele-as de 1 a 11/2 horas ou até que o exterior das amoras comece a congelar. Esvazie-as rapidamente em recipientes bem lacrados e volte a congelá-las.

Congelar pêra

Acondicionamento em calda: Metades de peras quentes ou quartos de peras em calda fervendo feitas com 2 3/4 de xícara de açúcar para cada 4 xícaras de água. Escorra e esfrie a pera e a calda separadamente e volte a juntá-los para congelar novamente. Use 3/4 de colher de chá de ácido ascórbico para cada 4 xícaras de fruta.

Congelar abacaxi

Descasque ou corte-o em pedaços, a gosto. Acondicionamento em calda: 2 xícaras de açúcar para cada 4 xícaras do suco de sobra misturado com água. Pode ser embalado sem açúcar ou água.

Congelar uvas

Acondicionamento em calda: 2 xícaras e 3/4 de açúcar para cada 4 xícaras de água.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar a fruta fresca, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para descongelar as frutas, podemos deixá-las à temperatura ambiente. Levará por volta de 4 horas. Ou na geladeira por umas 8 horas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como congelar a fruta fresca