Frutos Cítricos

Como aproveitar a casca de laranja

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como aproveitar a casca de laranja
Imagem: kualalumpurpost.net

Reaproveitar os alimentos é uma forma inteligente de desfrutar de todos os seus benefícios, além de muitas vezes ser uma alternativa mais saudável e econômica. Se você quer aprender como aproveitar a casca de laranja confira as dicas que o umComo.com.br separou para você.

Também lhe pode interessar: Como aproveitar a casca da melancia
Passos a seguir:
1

Fonte de vitamina C, entre outros nutrientes, as laranjas são frutas presentes no dia a dia dos brasileiros. Porém, a sua utilidade não termina depois que os seus gomos servem de alimento. A sua casca é tão rica em nutrientes como a polpa e, por isso, pode ser utilizada de uma série de maneiras. Entre as formas de como aproveitar a casca de laranja estão maneiras de consumi-la.

Como aproveitar a casca de laranja - Passo 1
Imagem: remediodaterra.com.br
2

É possível fazer o chá da casca da laranja, sendo preciso colocá-las em um recipiente com água para ferver durante 30 minutos. Depois, basta coar, esperar que amorne e beber. Recomenda-se usar a casca de três laranjas para cada litro de água. Entre os benefícios da bebida está auxiliar a digestão, amenizar sintomas da diarreia, flatulência e azia, bem como fortalecer o sistema imune e reduzir o colesterol. Também servem como tempero, assim, as cascas devem ser batidas com uma xícara de azeite, depois de descansar por uma hora, basta coar a mistura e utilizar.

Como aproveitar a casca de laranja - Passo 2
Imagem: gourmarta.com
3

Outra forma de como aproveitar a casca de laranja para o consumo é fazendo cascas de laranja cristalizadas, uma opção mais saudáveis que os doces industrializados quando der vontade de comer açúcar. Para preparar, basta colocar para ferver água e açúcar até formar uma calda grossa, depois, acrescentar as cascas cortadas em tiras e mexer até espumar. Por fim, dispor as cascas sobre o mármore, papel manteiga ou outra superfície que não grude e deixá-las de um dia para o outro até que endureçam.

4

É possível ainda reaproveitar as cascas de laranja para as atividades domésticas, como servindo de esponja para lavar a louça. Nesse caso, ela não pode ficar seca e vai conferir à limpeza um suave aroma cítrico. As cascas também são úteis para fabricar de modo caseiro um limpador multiuso. Para tanto, coloque pedaços de cascas submersas no vinagre branco e deixe a mistura na geladeira por um mês. Agite o recipiente duas vezes por semana, ao final do período coloque a mistura em um frasco de spray e use para limpar janelas, pisos e demais superfícies.

5

As cascas de laranjas podem ser usadas como repelente natural de insetos. É o limoneno a substância responsável por afastar mosquitos, formigas e demais insetos. Para tanto, basta colocar as cascas em lugares estratégicos de sua casa. Mesmo quem não tem problemas com insetos em sua residência pode se valer das cascas para aromatizar o ambiente. Nesse caso, a dica é secar as cascas da laranja e depois triturá-las no processador de alimentos e colocá-las em saquinhos em armários e gavetas, evitando ainda a propagação do mofo. Da mesma forma, a casa da laranja pode ajudar a eliminar o chulé, basta colocar os sacos com a casca dentro dos calçados com o cheiro ruim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a casca de laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kualalumpurpost.net
Imagem: remediodaterra.com.br
Imagem: gourmarta.com
1 de 3
Como aproveitar a casca de laranja