Partilhar

Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!

Encontrado em abundância no cerrado brasileiro, o pequi é um fruto com cheiro bem característico e diversas utilidades. Base da alimentação de várias regiões do país, o pequi faz parte de muitas receitas tradicionais. Além disso, seu óleo, flores e folhas também são utilizados para tratamentos fitoterápicos.

Mas como aproveitar a casca do pequi? Neste artigo, o umCOMO explica e dá dicas simples para você aproveitar a casca deste fruto e, assim, utilizá-lo da melhor forma possível.

Também lhe pode interessar: Como aproveitar a casca do abacaxi

Aproveitamento da casca do pequi: para que serve a casca do pequi?

A casca do pequi, assim como o restante do fruto, é bem nutritiva. Nela que se concentram os nutrientes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não a utilizam. Ela, depois de passar por alguns processos, pode ser reaproveitada para fabricar sabões e farinha, por exemplo. Além disso, é possível extrair a pectina, um elemento que pode ser usado para fazer geleias na indústria alimentícia. Indo mais fundo na questão do reaproveitamento da casca do pequi, pode ser extraído, também, carvão ativo para o tratamento de água. Tudo isso pode ajudar na economia de pequenas comunidades do cerrado, gerando empregos e renda.

Dica: veja todos os benefícios do pequi para a saúde.

Sabão de casca de pequi

O sabão caseiro de casca de pequi é uma das formas de aproveitar 100% da fruta. Como somente a polpa e o caroço são consumidos, normalmente a casca vai para o lixo. Para reaproveitar a casca e gerar renda para famílias, surgiu a ideia de fabricar o sabão. Ele é utilizado para diversas atividades da casa, como lavar roupas, limpar e até lavar os cabelos. Muitas donas de casa relatam que o sabão dá mais brilho e maciez. O processo necessita de soda cáustica, óleo, casca de pequi e água. Para preparar, é preciso disposição e alguns conhecimentos químicos:

  1. O primeiro passo é fermentar a casca do pequi durante 8 dias. É só deixá-lo num saco plástico neste prazo;
  2. Depois, coloca-se a soda cáustica e o óleo derretido. Esta mistura deve ficar em repouso durante pelo menos 24 horas;
  3. Pronto, o sabão de casca de pequi está pronto para ser utilizado!

Dica: reaproveite aquelas sobras pequenas do sabão, saiba como reciclar sabão.

Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis! - Sabão de casca de pequi

Farinha da casca do pequi

A farinha da casca de pequi é usada para a fabricação de pães de forma. Ela é vendida pronta por conta do processo de fabricação complicado e industrializado. Primeiro, as cascas são lavadas com um produto químico e, depois, congeladas. Em seguida, as cascas de pequi são raladas e secas, trituradas e, em seguida, refrigeradas novamente.

Normalmente, a farinha de casca de pequi é misturada à farinha de trigo para receitas. A farinha da casca de pequi é cheia de fibras e micronutrientes, deixando os pães mais nutritivos sem afetar tanto o gosto e composição.

Para fazer um pão com farinha da casca de pequi, você deve misturá-la à farinha de trigo. Depois, é só adicionar os outros ingredientes da receita de sua preferência normalmente e observar o comportamento da massa. Às vezes, é preciso completar com mais farinha de trigo por conta da umidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como aproveitar a casca do pequi - ideias sustentáveis!

5 comentários
ivo francisco de oliveira
a quantidade de casca de pequi equivale a casca de 50 caroço de pequi, 3 litros e meio de sebo derretido e um quilo de soda. coloca a casca fermentada numa panela e deixa cosinhar por uma hora,depois derrete a soda em um litro e meio de agua fervente .mistura tudo e bate por uma hora e deixa descansar por 24 horas. ta pronto o sabao. fiz e ficou dez. ivo
Editor umComo.com.br
Oi Ivo! Valeu pelas dicas :)
A sua avaliação:
Jorja Ramos Batista
na receita do sabão não cita a quantidade, nem de casca, óleo, soda e nem de água. À cima fala da água mas do 1º ao 3º passo não
EVLAZIA BUENO
Tenho a mesma dúvida. a quantidade de soda cáustica e pra quanto de casca? por exemplo: para 3kg de casca de pequi, quanto de soda e óleo deverei usar?
ivofranciscodeoliveira
queria saber a quantidade de casca de pequi, quantode soda e quanto de oleo e se e´oleo de fritura. amndar as dosagem certas para poder fazer o sabao. ab. ivo
Flávia Araújo
Eu me interessei pela receita do sabão da casca de pequi, mas não tem a quantidade. Se você puder enviar pra mim as quantidades eu agradeço. Um Abraço

1 de 2

Voltar ao topo da página