Como aproveitar a casca do maracujá
O maracujá é conhecido pelo seu sabor único e inconfundível, como um calmante natural, fonte de vitamina C, entre outras propriedades, e matéria prima para receitas preciosas. Acontece que na maioria das vezes quem leva o mérito por todos os benefícios e o seu sabor é a polpa da fruta. Pois agora nós vamos acabar com a história de que a casca não se reutiliza. O umCOMO te dá bons motivos e ensina como aproveitar a casca do maracujá.
Benefícios da casca do maracujá
Muito já se comenta dos benefícios do maracujá quando o assunto em questão é a polpa. O que não é tão divulgado assim são as vantagens que o consumo da casca pode favorecer. Uma das maneiras mais práticas e saudáveis para aproveitar a casca do maracujá e consumi-la é através da farinha de maracujá, uma farinha extraída da parte branca da casca do maracujá e é conhecida pelas seguintes propriedades:
- Redução do colesterol pela presença de pectina, uma fibra solúvel que forma um gel dentro do organismo e acaba "limpando" essa gordura ruim com o processo digestivo;
- Auxilia na perda de peso pois o mesmo gel, quando no estômago, dá sensação de saciedade;
- Rica em nutrientes como pectina, vitamina B3, cálcio, ferro e fósforo;
- Ajuda no controle da glicemia e evita picos de glicose, o que faz dele um alimento recomendado para diabéticos;
- Por ser rica em fibras solúveis, a farinha de maracujá também é conhecida por melhorar o trânsito intestinal e também intensificar a eliminação de toxinas nesse processo;
Farinha de maracujá
Como comentado anteriormente, uma das maneiras mais conhecidas para aproveitar a casca de maracujá é através da farinha de maracujá. Embora já existam muitas versões industrializadas do produto, o mais recomendado é fazer em casa seguindo a receita de como fazer farinha de maracujá.
Como usar farinha de maracujá
Uma vez que você tenha a farinha, é importante utilizá-la da maneira correta para realmente conseguir desfrutar de seus benefícios. Recomenda-se tomar 1 ou 2 colheres (sopa) meia hora antes de cada refeição e sempre tomar com muita água. Não existem contraindicações em relação à farinha de maracujá, mas é sempre recomendado observar como o seu organismo reage. O consumo exagerado, por exemplo, pode resulta em diarreia.
Além da parte saudável, a casca do maracujá também pode render deliciosas receitas de sobremesas e geleias que você aprende agora.
Doce de casca de maracujá
Ingredientes
- 6 cascas de maracujá (parte branca)
- 3 xícaras de água
- 3 xícaras de açúcar
- Suco de 1 maracujá
Como fazer doce de casca de maracujá
- Tire a parte amarela da casca do maracujá e a "pelinha de dentro" e deixe apenas a parte branca;
- Corte-as em formato de pétalas;
- Deixe as cascas de molho na água por uma noite;
- Em uma panela, junte as cascas cortadas, a água, o açúcar e o suco de maracujá e deixe cozinhar por 1 hora;
- Passado o tempo, apague o fogo, espere esfriar e o seu doce de casca de maracujá estará pronto para ser consumido!
Geleia de casca de maracujá
Ingredientes
- 7 cascas de maracujá lavadas e cortadas pela metade
- Água
- 500 ml de suco de maracujá
- 1 kg de açúcar
Como fazer geleia de casca de maracujá
- Acomode as cascas de maracujá em uma panela de pressão e cubra com água;
- Leve ao fogo e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão;
- Deixe esfriar e separe a parte branca da casca do maracujá, descarte a parte amarela;
- Em um liquidificador, bata a parte branca da casca com o suco de maracujá até que ela se transforme em um creme homogêneo;
- Transfira para uma panela, adicione o açúcar e deixe cozinhar por 1 hora, sempre mexendo, até que chegue no ponto de geleia.
- Deixe esfriar e agora você já sabe como aproveitar a casca do maracujá e transformá-la em uma geleia sensacional.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar a casca do maracujá, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.