Partilhar

Como amaciar carne com cerveja

 
Por Julia Latorre. Atualizado: 7 março 2018
Como amaciar carne com cerveja

Seja em um churrasco, no bar, ou em um jantar, a cerveja é sempre um bom acompanhamento para carne. Além de deixar elas com um ponto mais macio para cozinhar já que as enzimas da cerveja quebram as fibras da carne, ela também dá um sabor especial que pouco tem a ver com álcool e pode até lembrar caramelo ou notas florais. Usar essa técnica não é nada difícil e vai deixar sua receita com um toque especial muito saboroso. Quer saber o segredo? Confira o passo a passo do umCOMO de como amaciar carne com cerveja.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Quais são as carnes vermelhas
Passos a seguir:
1

Antes de amaciar carne com cerveja, você deve saber se a carne escolhida é a ideal para aquele tipo de receita e se ela tem a necessidade de ser amolecida. A técnica de marinar, explicada nos passos seguintes, funciona muito bem para receitas de carnes assadas e grelhadas.

Como amaciar carne com cerveja - Passo 1
2

É importante escolher a cerveja ideal para o tipo de carne e sabor da receita que você vai preparar. Leve em conta que cervejas mais leves dão um sabor mais amargo em molhos, enquanto as cervejas moderadas são mais indicadas para amaciar e marinar. Portanto, opte por cervejas mais encorpadas, mas nem tanto. Na dúvida, eleja uma que você já conheça e goste.

Como amaciar carne com cerveja - Passo 2
3

Ainda nos preparativos para amaciar carne com cerveja, disponha a peça de carne em uma forma ou tábua e comece temperando com sal e da maneira que você está acostumada. Pimenta e ervas aromáticas devem entrar nessa etapa, se você gosta. Com a cerveja o sabor delas será acentuado. Algumas sugestões de ervas que combinam com carne e se acentuam nessa marinada são alecrim, manjericão, orégano, tomilho e até gengibre.

Como amaciar carne com cerveja - Passo 3
4

Após temperar a carne, abra um saco plástico com fecho hermético (Zip Lock) e coloque a carne temperada. Despeje a cerveja até que ela molhe toda a peça. Nessa etapa você pode acrescentar mais ervas aromáticas, se sentir necessidade, e molhos como shoyu ou molho inglês.

5

Tente retirar o máximo de ar que conseguir do saco plástico e lacre com o fecho hermético. Balance um pouco o líquido para que ele entre em contato com toda a carne. Esse é o momento crucial para amaciar carne com cerveja.

6

O tempo mínimo da marinada para amaciar a carne é de 15 minutos. Mas, você pode deixar até pela noite inteira na geladeira. Entretanto, em casos de marinadas muito longas a carne pode ficar com uma cor cinza.

7

Passado o tempo, sua carne está macia e saborosa, pronta para ser cozida da maneira que você deseja. Retire ela do saco plástico e prepare normalmente. Mas, não dispense o líquido da marinada, ele é rico em sabor e pode ser aproveitado para molhos ou da maneira que você achar mais conveniente.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como fazer amaciante de carne caseiro com 3 receitas maravilhosas!

8

Alguns pratos que combinam com carne amaciada com cerveja são:

Como amaciar carne com cerveja - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amaciar carne com cerveja, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se você não tem tempo para marinar, pode simplesmente deixar a carne de molho na cerveja por no mínimo 15 minutos. Porém, assim ela não incorpora tanto o sabor

Escrever comentário sobre Como amaciar carne com cerveja

O que lhe pareceu o artigo?

Como amaciar carne com cerveja
1 de 5
Como amaciar carne com cerveja

Voltar ao topo da página