Partilhar

Quais são as carnes vermelhas

Por Sara Viega. Atualizado: 7 agosto 2019
Quais são as carnes vermelhas

As carnes vermelhas têm tido nos últimos tempos certa má fama, já que supõem um maior teor de gorduras saturadas para nosso organismo do que as carnes brancas. Alguns nutricionistas recomendam não abusar delas e não consumir mais de duas ou três vezes na semana, o que não significa que devamos dispensá-las completamente de nossa dieta. As carnes vermelhas são, de fato, mais ricas em ferro e em algumas vitaminas, como ácido fólico ou a vitaminas B12, B1, B2 e B5. Em umComo, dizemos-lhe quais são as carnes vermelhas.

Também lhe pode interessar: Quais são as carnes magras

Carne bovina

Destaca-se por seu intenso sabor. Os benefícios da carne bovina são vários. O primeiro é que é uma carne muito rica em proteínas. Com apenas 100 gramas de carne bovina diariamente poderíamos chegar a preencher praticamente a metade das necessidades diárias de proteínas que nosso corpo precisa. A carne bovina também contribui com vitaminas do grupo B e é rica em fósforo, um mineral importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e para a formação de nossos ossos.

Algumas receitas para preparar vitela são um estufado, lombo de vitela com cerveja ou fricassé de vitela.

Quais são as carnes vermelhas - Carne bovina

Carne de porco

Possivelmente a carne de porco é a que tem pior fama de todas as carnes vermelhas, ainda que seja a carne mais consumida em todo o mundo e que também tem benefícios para nossa saúde. Alguns de seus cortes, como o lombo ou o lombinho, têm um baixo teor em gorduras. Em geral, a carne de porco contribui com ácidos graxos monoinsaturados (como o azeite de oliva) ou poli-insaturados (que protegem o coração). Igualmente, outro dos benefícios da carne de porco é seu teor de Ômega 3.

Pode experimentar fazer costelinha de porco ao forno ou porco assado com abacaxi.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de porco

Carne de touro

A carne de touro não é fácil de conseguir em todos os lugares, e também não é um prato que conte com um consenso generalizado. O touro se diferencia do boi em que o primeiro é um macho adulto bovino sem castrar. O zinco, as vitaminas B6, B3 e B12, o fósforo, o selênio e o ferro são alguns dos benefícios da carne de touro.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de touro

Carne de boi

O boi é o macho bovino castrado. Sua carne sempre foi considerada de superior qualidade à da vaca e, portanto, é mais cara. De fato, a carne mais valorizada do mundo é a de um tipo de boi específico, o boi de Kobe. A carne de boi deve ter uma cor vermelha intensa, parecer compacta e com gordura entre as veias e, ao paladar, ter um sabor forte. É rica em potássio, fósforo, magnésio e vitamina B12.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de boi

Carne de cavalo ou de potro

Não é muito popular e não é fácil ver nos açougues, ainda que em algumas cidades existam açougues especializados nela. Segundo alguns especialistas, a carne de cavalo, apesar de sua má fama, tem menos gordura e mais ferro e proteínas que outras carnes vermelhas. Além disso, seu sabor é muito agradável.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de cavalo ou de potro

Aves de curral: pato e ganso

Ainda que as aves de curral como, por exemplo, o frango, sejam consideradas carnes brancas, dois casos específicos tem sido tradicionalmente incluídos na lista de carnes vermelhas. São o pato e o ganso. Estas duas carnes têm um sabor forte e consistente e estão associadas à cozinha francesa. Os benefícios da carne de pato são um teor de aminoácidos essenciais, vitaminas do grupo B ou minerais como o ferro, o zinco ou o fósforo. Pode experimentar comer pato com estas receitas de pato ao forno com fruta ou de magret de pato na chapa.

Quais são as carnes vermelhas - Aves de curral: pato e ganso

Carne de cabra

A carne de cabra é muito popular em algumas cozinhas, ainda que não esteja tão generalizada como ocorre com a vitela ou o porco. À frente de outras carnes vermelhas, a carne de cabra contribui com iodo, sódio e magnésio, além das vitaminas do grupo B, zinco e proteínas.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de cabra

Carne de cordeiro

O cordeiro é bem mais popular na cozinha do que a cabra e ainda que sejam parecidos, não são o mesmo animal. Um cordeiro é um borrego jovem (assim como um carneiro é um macho borrego adulto). O cordeiro faz parte de muitas das gastronomias típicas de muitos países europeus e da bacia do Mediterrâneo. Podemos preparar cordeiro em tajine ou no forno. O cordeiro tem todos os benefícios das carnes vermelhas e também é muito rico em minerais.

Quais são as carnes vermelhas - Carne de cordeiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as carnes vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais são as carnes vermelhas

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as carnes vermelhas
1 de 9
Quais são as carnes vermelhas

Voltar ao topo da página