Partilhar

Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques

 
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 7 março 2018
Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques

Os cortes nobres do boi são o sucesso do churrasco, não há dúvida. Mas, com a crise econômica ainda vigente e sendo necessário fazer alguns cortes ali e aqui, nem sempre dá mais para levar uma alcatra, picanha ou contrafilé para casa.

Se as economias apertarem e só couber no bolso uma carne de segunda, não se preocupe! Com alguns truques fáceis e baratos, os cortes menos nobres viram carnes deliciosas e macias, prontas para fazerem sucesso naquela comemoração com os amigos e a família. Continue lendo nosso artigo em umCOMO para descobrir como fazer amaciante de carne caseiro para churrasco, para carne de panela ou qualquer outra preparação!

Também lhe pode interessar: Como amaciar carne com cerveja

Como usar amaciante de carne?

Existem diversas formas de amaciar carne hoje em dia. Muitas pessoas costumam recorrer ao amaciante de carne industrializado, por ser mais prático (afinal, já amacia e tempera a carne ao mesmo tempo) e fácil de ser encontrado.

A forma de utilizá-lo é simples:

  1. Faça algumas perfurações na carne com a ajuda de uma faca ou um garfo, para que o amaciante penetre na carne.
  2. Espalhe o amaciante por toda a carne.
  3. Guarde em uma vasilha até a hora de assá-la.
  4. Cozinhe a carne e desfrute!

Mas, cuidado: a quantidade errada pelo tempo errado na carne pode alterar o seu sabor natural, interferindo na qualidade do seu churrasco.

Existem outras formas de amaciar carne e que conseguem ser tão eficientes quanto. Se você prefere optar por um amaciante de carne caseiro ou amaciante de carne natural, confira essas dicas abaixo:

Amaciante de carne caseiro de mamão

Molhe levemente a carne e adicione algumas gotas de leite de mamão juntamente com temperos de sua preferência antes de levá-la para assar. O mamão contém uma enzima chamada papaína, que atua muito bem como amaciante de carne.

Amaciante de carne de abacaxi

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, ajuda a quebrar tanto as proteínas das fibras musculares quanto as do tecido conjuntivo. Você pode usá-lo de duas formas: ou cortando finas fatias e colocando-as sobre os bifes ou, então, batendo uma fatia de abacaxi de aproximadamente 3 cm de espessura no liquidificador, juntamente com temperos de sua preferência. Deixe a carne descansar com essa mistura por quatro horas e, depois, leve ao fogo normalmente.

Tome cuidado com o abacaxi: diferentemente do mamão, o abacaxi costuma deixar um pouco de gosto na carne.

Amaciante de carne de coca-cola

Pode parecer difícil de acreditar, mas é verdade! Existem inúmeros relatos pela web de pessoas que testaram Coca-Cola como amaciante para carne e deu certo. A dica é nunca colocar demais para que a carne não acabe esfarelando. Refrigerantes de cola como Pepsi e Coca-Cola têm um ácido muito forte presente em suas composições - ou seja, coloque poucas gotas!

Sugestão: Outra dica interessante é separar um pequeno pedaço de carne para fazer o teste e descobrir qual amaciante você acha mais agradável ao seu paladar e que deixe a textura da carne adequada para você.

Como deixar a carne macia

Além dos amaciantes, existem outros truques rápidos para deixar a sua carne mais macia e suculenta ainda, dependendo de como você for prepará-la:

  • Não espetar a carne durante a fritura (ela perde o suco natural e fica mais ressecada).
  • Não adicionar água fria em ensopados.
  • Acrescentar uma colher de café de bicarbonato de sódio em cozidos, como costela.
  • Cortar a carne em sentido contrário às fibras. Dessa forma, ela fica mais macia desde o corte. Cortando a carne no mesmo sentido de suas fibras, ela fica ainda mais rija.
  • Deixar a carne para churrasco de molho em sal, limão e suco de laranja.

Também existem truques para quem quer deixar a carne de frango ou de porco mais macia:

No caso do frango, você pode deixar a carne de molho em margarina, óleo e suco de laranja; deixar a carne marinar por um dia no shoyu com leite de coco; colocar um pouco de vinagre, vinho branco ou conhaque na carne e deixá-la descansar por algumas horas.

Já para a carne suína, você pode deixá-la marinando por doze horas no tempero de sua preferência com vinho branco seco ou regar o pernil com molho e embrulhá-lo em papel alumínio, com a parte da gordura voltada para cima.

Por último, ainda vale a boa e velha dica para amaciar carne: um batedor! Hoje em dia ele é encontrado com facilidade e por preços em conta na Internet, em supermercados e em lojas de produtos para o lar.

Como temperar carne para churrasco

Você deseja saber como temperar carne para churrasco? Confira o passo a passo em seguida:

  1. Comece por cortar a carne devidamente.
  2. Transfira a carne para uma travessa e junte folhas de louro, algo triturado, sal grosso e pimenta do reino. A proporção deve ser de 18 gramas de sal para cada quilo de carne.
  3. Passe um pouco de óleo ou azeite de oliva na carne para intensificar o gosto.
  4. Se desejar, tempere também com ervas aromáticas a gosto.
  5. Evite usar vinagre ou limão nas carnes vermelhas, já que podem deixá-las duras.
  6. Coloque a carne em um recipiente hermético e coloque na geladeira de um dia para o outro.
  7. Está pronta a assar!

Dica: Acesse também esse artigo para saber como temperar carne moída.

Amaciante de carne faz mal?

A resposta é sim! O amaciante de carne industrializado que você compra já pronto é rico em sódio, o que significa que é prejudicial à saúde. Grandes quantidades de sódio podem provocar diversos problemas de saúde como:

  • Hipertensão arterial
  • Edemas
  • Deficiência de cálcio
  • Pedra nos rins
  • Câncer de estômago
  • Acidentes vasculares cerebrais
  • Catarata

Por esse motivo, recomendamos que você limite a quantidade de amaciante de carne industrializado ao máximo ou opte pelas receitas de amaciante de carne natural que indicamos antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques
Como fazer amaciante de carne caseiro - Receitas e truques

Voltar ao topo da página