menu
Partilhar

Molhos para comida japonesa

 
Por Redação umCOMO. 20 julho 2021
Molhos para comida japonesa

Além de ser um dos pratos japoneses mais populares no mundo todo, o sushi também é uma verdadeira iguaria. Pode ser preparado de diversas formas e é sempre uma excelente opção para disfrutar em companhia. Aprendemos a prepará-lo em casa, a comê-lo na rua e a aproveitá-lo com molho shoyu e wasabi fresco. Contudo, não podemos esquecer que o ritual do sushi vai muito além disso, já que pode ser comido de muitas outras formas.

Neste artigo do umCOMO te propomos os melhores molhos para acompanhar o sushi e o passo a passo para que você possa prepará-lo em casa. De acordo com seus gostos e ingredientes, pode optar por alguma das oito receitas que te apresentaremos a seguir. Continue lendo e descubra como fazer molhos para comida japonesa de uma forma simples e divertida. Mão na massa... ops, no peixe!

Também lhe pode interessar: Como fazer linguado com molho de amêndoas

Molho teriyaki

Trata-se de um um clássico que costuma ser acompanhado com peças de comida japonesa com frango. Sua base original é preparada à base de molho shoyu (de soja), mel, gengibre e saquê. É a melhor opção para pessoas que procuram um molho doce para sushi.

  1. Em uma tigela, misture 5 colheres de molho shoyu, 1/4 de xícara de saquê, uma colher de mel e outra de açúcar mascavo. Mexa bastante até que os ingredientes fiquem bem incorporados.
  2. Esquente em fogo médio até que o álcool do saquê seja reduzido. Verá que a mistura começará a ganhar consistência.
  3. Apague o fogo e deixe o molho descansar à temperatura ambiente. Você pode salpicar sementes de gergelim em cima, fica ótimo.

Uma vez pronto, sirva e aproveite seu sushi com essa maravilhosidade de molho japonês. Aqui você pode ver outra receita sobre Como fazer molho teriyaki.

Molhos para comida japonesa - Molho teriyaki

Molho ponzu

Ficará maravilhoso com qualquer peça de sushi de peixe, já que seus componentes cítricos agregam muito sabor. Tradicionalmente, o molho ponzu é feito à base de mirin e hondashi, dois ingredientes que podem ser substituídos por um cubo de caldo de peixe se você quiser.

  1. Em um recipiente, misture uma xícara de molho shoyu com 250 ml de água, 1 xícara de suco de limão, 50ml de vinagre de arroz, um pedaço pequeno de alga kombu e 50 ml de mirin e handashi ou, caso não tenha os dois ingredientes anteriores, um cubo de caldo de frango.
  2. Tape o recipiente com um plástico-filme e guarde na geladeira por no mínimo 2 horas. Nunca deixe por mais de um dia!
  3. Coe antes de servir.
Molhos para comida japonesa - Molho ponzu

Molho nikkei

Muitas pessoas adicionam o wasabi diretamente no molho shoyu antes de mergulhar as peças de sushi. Com esse molho isso não será necessário, já que esse ingrediente é diretamente incorporado neste preparo. Trata-se de um dos molhos para comida japonesa picantes e muito simples de preparar, feito para paladares corajosos.

  1. Misture 8 colheres de molho de ostras, 2 colheres de molho shoyu, 1 colher de óleo de gergelim e 1 colher de suco de limão. Em seguida, inclua o wasabi à gosto, embora a nossa recomendação seja que você não passe de 1 colher.
  2. Acrescente uma colher de alho em pó e outra de gengibre ralado. Mexa bem até que todos os ingredientes se integrem corretamente.
  3. Tape o recipiente com plástico-filme e guarde na geladeira por no mínimo duas horas. Esse molho também não deve ficar repousando por mais de um dia.
  4. Não esqueça de coar o seu molho antes de servi-lo.
Molhos para comida japonesa - Molho nikkei

Molho agridoce com missô

Embora muito popular na gastronomia chinesa, o molho agridoce também é o acompanhamento perfeito quando você procura molhos para comida japonesa. Nesta ocasião, optamos por prepará-lo com missô:

  1. Em uma tigela com meia xícara de saquê, adicione 3 colheres de pasta de missô, meia xícara de água, 2 colheres de mel e 2 colheres de açúcar mascavo.
  2. Mexa bem e esquente à fogo médio até que o álcool do saque evapore.
  3. Em seguida, acrescente 2 colheres de molho shoyu e imediatamente apague o fogo.
  4. Polvilhe uma colher de gengibre fresco ralado ou em pó e reserve.
  5. Quando o molho tiver descansado, coe e sirva.

Aprenda mais sobre Como fazer molho agridoce com esta outra receita.

Molhos para comida japonesa - Molho agridoce com missô

Molho peruano à huancaína

Com este molho à huancaína, as culturas japonesa e andina se fundiram e chegaram à sua mesa. Devido à migração nipônica recebida no Peru, a gastronomia desse país herdou uma grande influência oriental. É ideal para acompanhar o sushi vegetal, como o roll de abacate.

  1. Corte 5 pimentas amarelas em pedaços pequenos.
  2. Bata-as no liquidificador junto a 1 xícara de leite e reserve.
  3. Pique 1 cebola e 1 dente de alho em pedacinhos muito pequenos e refogue em uma frigideira com azeite suave. Acrescente sal e pimenta à gosto.
  4. Quando estiver pronto, passe o refogado para o liquidificador com o leite e a pimenta e bata tudo junto.
  5. Assim que a mistura tenha adquirido cremosidade, deixe descansar para que esfrie antes de servir.

Molho picante estilo japonês

É certo que não é todo mundo que gosta do sabor do wasabi, já que tem um sabor muito intenso e pode chegar a ser desagradável para muitas pessoas. No entanto, existem outras alternativas picantes feitas à base de diferentes ingredientes, como a maionese de pimenta. Para esse molho para comida japonesa, você precisa ter somente estes dois elementos:

  • Oléo de pimenta.
  • Maionese japonesa.

Esta última se diferencia da maionese tradicional na qual também incorpora-se vinagre de arroz na preparação. Se você não encontra esse ingrediente na sua cidade, pode misturar a maionese comum com gotas de azeite.

Para preparar esse molho, basta misturar a maionese japonesa com a quantidade de óleo que desejar. Recomendamos que você comece com umas gotas e vá aumentando aos poucos. De todas as formas, se passar do ponto, pode adicionar mais maionese.

Molhos para comida japonesa - Molho picante estilo japonês

Molho nitsume

Trata-se de um molho feito à base de peixe, um ingrediente que potencializará ainda mais o sabor das suas peças de sushi de salmão, atum ou peixe manteiga.

  1. Aqueça numa panela à fogo médio um copo de caldo de peixe, uma colher de sopa de molho shoyu, uma colher de saquê e duas colheres de açúcar.
  2. Vá mexendo enquanto o álcool do saquê evapora e a mistura reduz até aproximadamente 1/3 do volume.
  3. Deixe descansar por alguns minutos antes do consumo.
Molhos para comida japonesa - Molho nitsume

Molho de gergelim

Em seguida, te mostraremos como preparar o molho caseiro de gergelim (goma dare), embora você sempre possa comprar o molho de gergelim ou tahine já pronto.

  1. Em uma frigideira, toste 50g de sementes de gergelim em fogo baixo e sem óleo. Vá mexendo para que tudo cozinhe de forma homogênea. Quando começarem a dourar, retire-as do fogo.
  2. Triture-as em um processador até começar a obter uma pasta viscosa.
  3. Adicione uma colherzinha de açúcar a um recipiente à parte e vá incorporando 50g de pasta de gergelim enquanto mexe.
  4. Acrescente também 10g de miren, 15 ml de vinagre de arroz, 25 ml de molho shoyu e 5g de missô branco.
  5. Quando a massa adquirir cremosidade, adicione um pouco de água e misture novamente até obter a textura desejada.

Agora que você conhece mais molhos para comida japonesa diferentes do básico, o shoyu, é hora de prová-los para descobrir novos sabores da cozinha japonesa.

Recomendamos a você que consulte nossos artigos sobre Como fazer sushi para prepará-lo em casa e Como fazer hot roll para fazer isso da melhor forma possível.

Molhos para comida japonesa - Molho de gergelim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Molhos para comida japonesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Molhos para comida japonesa
1 de 8
Molhos para comida japonesa

Voltar ao topo da página