Outros Alimentos e Saúde

Alimentos com biotina

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 fevereiro 2023
Alimentos com biotina

A biotina é uma vitamina hidrossolúvel do grupo B, também conhecida como vitamina B7. É um micronutriente essencial, cuja principal função é intervir no processo de transformação de gorduras, proteínas e carboidratos na energia que o corpo precisa para se manter saudável e realizar qualquer atividade.

Essa vitamina, que na verdade atua como uma coenzima no processo metabólico, também contribui para manter o cabelo, a pele e as unhas saudáveis, por isso também é considerada uma das vitaminas da juventude e da beleza. Se quer saber como encontrá-la, tome nota da lista de alimentos com biotina que reunimos neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Alimentos para ganhar massa muscular

Índice

  1. Fígado de vitela
  2. Abacate
  3. Ovo
  4. Banana
  5. Leite e derivados
  6. Nozes
  7. Salmão
  8. Ervilhas
  9. Brócolis
  10. Batata
Ver mais >>

Fígado de vitela

A carne, em geral, bovina e também suína é uma boa fonte de biotina e uma maneira fácil de incluir esta vitamina em nossa dieta. Das diferentes peças de carne que podemos encontrar, as vísceras e especificamente o fígado de vitela são as partes mais ricas em biotina.

Além disso, no caso do fígado, não só a vitamina B7 está presente em quantidades significativas, mas também outras do grupo B, como B12 ou B6, igualmente essenciais para a saúde de todo o organismo.

Abacate

Felizmente, existem muitas frutas que estão entre os alimentos com biotina e o abacate é uma das que mais pode fornecê-la. Além da vitamina B7, o abacate tem as vitaminas C e E, um verdadeiro trio de nutrientes ideal para cuidar do nosso corpo por dentro e por fora.

A biotina da fruta, juntamente com seus óleos essenciais benéficos, tornam o abacate não apenas o ingrediente perfeito para smoothies, molhos ou saladas, mas também um elemento chave de nutritivas máscaras faciais e capilares.

Você gosta desta fruta? Nós ensinamos Como conservar abacate maduro.

Alimentos com biotina - Abacate

Ovo

Sabemos que o ovo é um dos alimentos mais completos que existem devido à concentração de nutrientes que contém tanto na sua gema como na sua clara. Uma das menos conhecidas mas que lhe confere um valor nutricional extra, é a biotina.

Um ovo de galinha de tamanho médio pode ter 10g de biotina aproximadamente. Para aproveitá-la ao máximo, é importante que o ovo seja consumido cozido, pois a biotina encontrada na clara está ligada a uma proteína (avidina) que, se consumida crua, impede a absorção correta da biotina pelo nosso organismo.

Caso pretenda incluir ovos na sua alimentação, sugerimos:

Banana

A banana é muito apreciada, principalmente entre os atletas, por seu grande aporte de potássio e açúcares, ideais para repor as forças após o esforço físico. O que poucos sabem é que, assim como o abacate, a banana é uma excelente fonte natural de biotina, que você pode aproveitar saboreando essa fruta, por exemplo, no meio da manhã ou no lanche e também fazendo suas máscaras faciais favoritas.

Leite e derivados

Os laticínios em geral não podem faltar na lista de alimentos com biotina que devem ser incluídos em uma alimentação variada e balanceada. O leite contém inúmeras vitaminas essenciais e é uma fonte importante do grupo B, como: B1, B2, B6 e também B7 ou biotina.

Qualquer um dos produtos derivados do leite, principalmente o de vaca, é fonte de biotina, mas alguns merecem destaque, como iogurte, requeijão e queijos, principalmente o cheddar.

Alimentos com biotina - Leite e derivados

Nozes

As nozes são frequentemente comparadas, e com razão, com pequenas cápsulas de saúde devido ao seu extraordinário conteúdo de vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais. As nozes não são apenas aliadas da saúde cardiovascular devido ao seu teor de ômega 3, mas também uma fonte de saúde e beleza para cabelos, unhas e pele com um teor de biotina de cerca de 37mcg/100 gramas, aproximadamente. Amêndoas, amendoim e pistache são outras opções a serem consideradas.

Salmão

A biotina também é encontrada em boas proporções em certos peixes, especialmente peixes azuis com salmão e arenque no topo da lista dos que fornecem mais vitamina B7 junto aos seus ácidos graxos saudáveis.

Ervilhas

Comer uma porção de ervilhas, cerca de 100 gramas, significa poder ingerir a importante quantidade de 40 microgramas de biotina, quer decida prepará-las cozidas, salteadas em um guisado, ou como ingrediente de qualquer receita. As versáteis ervilhas são uma excelente fonte de biotina com um aporte semelhante ao de outros alimentos da família das leguminosas como a lentilha ou a soja.

Brócolis

No grupo das hortaliças você também tem alimentos ricos em biotina que também são fonte de fibras e minerais importantes. Algumas das folhas verdes, como o espinafre, fornecem quantidades significativas, mas de todos os vegetais, o brócolis é um dos que podem fornecer ao corpo o maior teor de biotina, especialmente se consumido sem cozinhá-lo demais.

Batata

A batata é um tubérculo especialmente rico em betacaroteno (vitamina A) e fibras que, além disso, tanto frita quanto assada é uma forma deliciosa de incluir a biotina na alimentação. As quantidades de vitamina B7 que fornece são semelhantes em qualquer tipo de batatas, por isso, são boas opções para consumir, na forma de guarnições, uma boa dose de vitamina B7 ao prato.

Agora que você já conhece os alimentos com biotina, recomendamos que aprenda sobre Alimentos com vitamina A e Alimentos para aumentar o ferro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos com biotina, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Alimentos com biotina