Partilhar
Partilhar em:

Como conservar abacate maduro

Como conservar abacate maduro

Quantas vezes não aconteceu você encontrar uns deliciosos abacates maduros e não comer todos? Fica olhando para eles e pensando que podia guardar um ou dois para daqui a uns meses. Pois bem neste artigo do umComo mostramos como conservar abacate maduro para comer depois.

Também lhe pode interessar: Como escolher abacate maduro

Abacate Maduro

Está na altura do abacate, aquele fruto verde cuja polpa é deliciosa para fazer sobremesas, molhos, ou simplesmente cru com um pouco de açúcar. Mas existe um problema, como escolher o maduro, e depois se eu quiser conservar? Não tem problema, se não sabe escolher qual o maduro pode sempre ver esse artigo como escolher abacate maduro.

Se guardar ele em casa num saco de papel à temperatura ambiente ele vai amadurecer mais rapidamente, em 2 ou 3 dias. Como saber se está maduro para comer? Todos os dias verifique palpando o abacate suavemente. Se ao pressionar com o dedo ele ceder um pouco então temos abacate maduro. Está na hora de comer, mas e se não quisermos comer todo de uma vez e guardar para depois?

Conservando o abacate maduro por muito tempo

Existem duas formas de conservar o abacate maduro no freezer. Primeiro temos a maneira de guardar o abacate em modo batido. Tem de cortar o abacate em dois à volta do caroço. Retire o caroço e descasque o abacate. Pegue na polpa e pode fazer isso no liquidificador ou então com prato e um garfo amassando o abacate, vá adicionando umas gotas de suco de limão para travar as manchas negras que costumam aparecer no abacate depois de aberto. Depois de bem amassados e batidos basta colocar num recipiente, fechá-lo, sem deixar o conteúdo chegar à tampa. E finalmente colocar no freezer. Não esqueça de pelo menos indicar o dia em que colocou o recipiente no freezer. Afinal o abacate só vai durar lá até 6 meses.

A outra forma é guardá-lo quase inteiro. Voltamos ao abacate inteiro, cortamos em duas metades e retiramos o caroço, passamos suco de limão na polpa. Pegamos em folha de alumínio ou em plástico filme e envolvemos as duas metades. Colocamos no freezer e deixamos por um dia ou dois. Tiramos eles e colocamos dentro de um saco de plástico para preservar melhor da agressão do gelo. Voltamos a colocar no freezer com a data de colocação, para sabermos a "validade" do abacate.

Conservando o abacate maduro por alguns dias

O abacate maduro se estiver inteiro consegue durar uma semana na geladeira até apodrecer. Sendo que está inteiro a sua polpa não estará exposta ao ar, logo não vai criar aquelas manchas negras características. No entanto se comeu metade de um abacate e quer preservar a outra metade é muito simples. Retire o caroço, pincele um pouco de suco de limão na polpa para atrasar a sua oxidação, e depois cubra a metade do abacate com plástico filme. Finalmente é só colocar na geladeira para conservar por uns dias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como conservar abacate maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como conservar abacate maduro

2 comentários
Celeste Mapasse
Adorei a dica. E como nao dispenso o bacate assim quando for época, posso comprar em quantidade e conservar ate muito tempo.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Celeste! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossos artigos!
Antonia Pádua de Lima
Realmente uma maravilha saber como conservar o abacate por mais tempo na geladeira, sem perder o sabor e sem ficar com manchas. Parabéns!
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Antonia! Que bom saber que as dicas foram úteis! Muito obrigado pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)

Como conservar abacate maduro
1 de 4
Como conservar abacate maduro