Ovos fritos

Como fritar um ovo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fritar um ovo

Fritar um ovo parece o mais básico da cozinha, verdade? Pois na realidade preparar um bom ovo frito pode ser mais complicado do que parece, já que conseguir que a gema e a clara fiquem no ponto adequado - nem cruas nem muito cozidas - possui uma certa complexidade. É por isso que em umComo queremos explicar algumas recomendações sobre como fritar um ovo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Frigideira
  • Espumadeira
  • Colher
Também lhe pode interessar: Como fritar ovos sem óleo
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fritar ovos é tirá-los da geladeira - se estiverem lá dentro - para que fiquem à temperatura ambiente e não estejam muito frios na hora de preparar.

Como fritar um ovo - Passo 1
2

A seguir, coloque uma frigideira a fogo médio com azeite em abundância para fritar o ovo. O mais recomendável é que o azeite seja de oliva, mas se preferir também pode usar óleo de girassol ou de alguma outra semente.

Como fritar um ovo - Passo 2
Imagem: ekogras.es
3

É necessário esperar até que o azeite esteja bem quente para poder começar a fritar ovos; quando começar a sair fumaça, quebre a casca do ovo cuidadosamente para poder fritá-lo. Sugerimos jogá-lo diretamente na frigideira com azeite, mas você também pode colocar em um prato e depois jogá-lo na frigideira.

Como fritar um ovo - Passo 3
Imagem: es.paperblog.com
4

Acrescente uma pitada de sal na gema do ovo e com a ajuda de uma colher ou espumadeira, vá jogando azeite da própria frigideira sobre o ovo. Desta forma, conseguirá que fique frito dos dois lados.

Como fritar um ovo - Passo 4
Imagem: blogoff.es
5

Quanto mais quente o azeite estiver, melhor será para preparar um ovo frito. Esta será a base para os ovos com casquinha, isto é, com as beiradas torradas e crocantes características dos ovos fritos.

Como fritar um ovo - Passo 5
Imagem: bibliocuriosidades.com
6

Por último, quando o ovo estiver suficientemente frito, tire da frigideira com a ajuda de uma espumadeira para conseguir retirar o excesso de azeite. Tenha muito cuidado para não quebrar a gema do ovo e bom proveito!

Como fritar um ovo - Passo 6
Imagem: cosas-mias-y-demas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fritar um ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: ekogras.es
Imagem: es.paperblog.com
Imagem: blogoff.es
Imagem: bibliocuriosidades.com
Imagem: cosas-mias-y-demas.blogspot.com
1 de 7
Como fritar um ovo