PARTILHAR

Como substituir o açúcar por mel

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como substituir o açúcar por mel

O açúcar refinado ou açúcar branco, ainda que seja o adoçante mais comum, consumido em excesso é prejudicial para a nossa saúde, aumentando os nossos níveis de glicose no sangue e podendo conduzir a condições como a obesidade ou a diabetes. No entanto, existem diversas alternativas para substituir este ingrediente por outros mais naturais como a stevia ou o mel, uma excelente opção se conhecermos as quantidades para fazer uma adequada substituição. Por isso em umComo.com.br explicamos a você como substituir o açúcar pelo mel e conseguir deliciosos resultados.

Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar
Passos a seguir:
1

O mel é uma alternativa bem mais saudável do que o açúcar pois contribui para nossa saúde com uma série de importantes benefícios. No entanto, há três coisas que deve ter em conta no momento de adoçar com mel:

  • Esta opção é mais doce que o açúcar, por isso deve utilizar uma quantidade menor.
  • O mel contém também água, algo que deve ter em conta no momento de usar em suas receitas, reduzindo o líquido indicado nas preparações. De uma xícara de mel, ¼ é água.
  • As sobremesas e pratos com mel queimam-se mais facilmente, por isso deve reduzir a temperatura do fogo quando cozinhar com este ingrediente.
2

Além disso, deve ter em conta que se utilizar o mel em receitas de confeitaria ao invés do açúcar, o resultado final será bem mais úmido pois este alimento absorve a umidade. Isto é ótimo por um lado, pois conseguirá evitar os cupcakes secos e duros, mas devemos ter cuidado ao usar para que o resultado não fique mais molhado do que desejamos.

3

Ter em conta as equivalências é fundamental para poder substituir o açúcar por mel em nossas receitas. Ao ser mais doce, deverá sempre adicionar uma quantidade menor de mel aos seus pratos.

As equivalências são:

  • 1 xícara de açúcar = 3/4 de xícara de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar = 3/4 de colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de açúcar = média colher de chá de mel

No caso do mel sempre deverá usar ¼ menos que a quantidade indicada de açúcar. Quando se trata de uma grande quantidade de açúcar, se recomenda usar uma xícara a menos ao utilizar mel; por exemplo, se a receita pede 5 xícaras de açúcar, use apenas 4 de mel.

4

Não se esqueça que também deverá ajustar a quantidade de líquido na receita para menos, caso contrário, o resultado final ficará mais aguado que o desejado. Além disso, lembre-se que o mel conta com um sabor particular, por isso o gosto final dos pratos variará se substituir o açúcar por mel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o açúcar por mel, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como substituir o açúcar por mel
Como substituir o açúcar por mel

Voltar ao topo da página ↑