PARTILHAR

Como substituir o açúcar por adoçante

Como substituir o açúcar por adoçante
Imagem: egosportcenter.com

As receitas de pastelaria, sobretudo, costumam utilizar quantidades médias e altas de açúcar, impossíveis de aceitar pelas pessoas que sofrem de diabetes. Então eles não podem fazer e comer estas deliciosas sobremesas? Claro que sim, só é necessário conhecer as equivalências entre açúcar e adoçante para poder substituí-lo. Se você é diabético ou simplesmente prefere trocar um produto pelo outro para ter uma alimentação mais saudável, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como substituir o açúcar pelo adoçante.

Também lhe pode interessar: Açúcar ou adoçante: o que é melhor?
Passos a seguir:
1

Mesmo que tanto o adoçante quanto o açúcar adocem os alimentos da mesma forma, seu peso não é o mesmo, por isso as medidas a serem utilizadas também não. Esta é a primeira regra que você deve aprender para poder substituir o açúcar pelo adoçante. Assim, se a receita que você quer fazer indica que você precisa de 200g de açúcar, você não pode colocar a mesma quantidade de adoçante porque estaria acrescentando quase o dobro de doçura.

Como substituir o açúcar por adoçante - Passo 1
Imagem: vitonica.com
2

Existe uma grande variedade de adoçantes artificiais no mercado, entre os que se destacam o aspartame, o ciclamato e a sacarina, mas só este último serve para assar e aguentar temperaturas altas. Do mesmo modo, são vendidos em pó, em comprimidos ou líquido.

3

Equivalências entre açúcar e adoçantes em pó

Normalmente este é o adoçante mais utilizado para as receitas de bolos, cupcakes e produtos que requerem forno ou micro-ondas. A equivalência é simples: 10 gramas de açúcar equivalem a 1 grama de adoçante. Como você pode ver, o açúcar comum pesa 10 vezes mais que o adoçante artificial. Assim, para calcular a quantidade deste último simplesmente divide-se os gramas de açúcar por 10. Por exemplo, se nos pedem 250 g de açúcar dividimos por 10 e temos que substitui-los por 25 g de adoçante.

4

Equivalências entre açúcar e adoçante em comprimidos

Os comprimidos contêm uma quantidade de adoçante mais concentrada do que o resto. Assim, a fórmula para calcular o número de comprimidos será a mesma que a anterior (dividir por 10), mas, neste caso, deveremos multiplicar o resultado por 2. Seguindo o mesmo exemplo, 250 g de açúcar divididos por 10 e multiplicados por 2 nos dariam 50 comprimidos.

5

Equivalências entre açúcar e adoçante líquido

O adoçante líquido pesa praticamente a mesma coisa que o formato em pó, mas, ao procurar um resultado em mililitros e não em gramas, o número varia levemente. Deveremos dividir o número total de gramas de açúcar especificados na receita por 12,5, o resultado serão os ml de adoçante líquido. Assim, 250g de açúcar por 12,5 nos darão 20 ml de adoçante.

6

Agora que você já conhece as equivalências entre açúcar e adoçante, poderá preparar qualquer receita sem problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o açúcar por adoçante, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Patricia videira
Muito obrigado pelo ensinamento, valeu muito para eu confeccionar meus bolos zero açúcar, que Deus abençoe sempre e beijos no coração.
A sua avaliação:
Josefa Lopes Macedo
Açúcar light é um tipo de adoçante???
Elizabet Santos
Boa tarde; A receita que tenho diz\ uma x´ícara de chá de adoçante., mais o restante em gramas. Como fazer esse conversão, X´cara adoçantexgramas. Atenciosamente, Elizabeth Este asunto não vi

Editor umComo.com.br
Dr. Oduvaldo Goes
A conversão de “adoçantes” para açúcar não pode ser feita genericamente pois a potência de cada um é diferente.
Kenia
Qual a proporção que uso, na substituição de uma xícara de açúcar por uma xícara de adoçante Stevia??
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
A equivalência é simples: 10 gramas de açúcar equivalem a 1 grama de adoçante. Como você pode ver, o açúcar comum pesa 10 vezes mais que o adoçante artificial. Assim, para calcular a quantidade deste último simplesmente divide-se os gramas de açúcar por 10. Por exemplo, se nos pedem 250 g de açúcar dividimos por 10 e temos que substitui-los por 25 g de adoçante.
A sua avaliação:
Rosa Maria g. Virginio
como substituir uma xicara de açúcar qual a quantidade de adoçante
Fátima Cardoso
Quase todas as receitas são medidas em xícaras, então como substituo uma xícara de açúcar por uma de adoçante culinário ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fátima! Pode ver neste artigo como pode fazer essa substituição: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-substituir-o-acucar-por-adocante-11061.html
Como substituir o açúcar por adoçante
Imagem: egosportcenter.com
Imagem: vitonica.com
1 de 2
Como substituir o açúcar por adoçante

Voltar ao topo da página ↑