Como substituir o açúcar por adoçante
As receitas de pastelaria, sobretudo, costumam utilizar quantidades médias e altas de açúcar, impossíveis de aceitar pelas pessoas que sofrem de diabetes. Então eles não podem fazer e comer estas deliciosas sobremesas? Claro que sim, só é necessário conhecer as equivalências entre açúcar e adoçante para poder substituí-lo. Se você é diabético ou simplesmente prefere trocar um produto pelo outro para ter uma alimentação mais saudável, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como substituir o açúcar pelo adoçante.
Passos a seguir:
Mesmo que tanto o adoçante quanto o açúcar adocem os alimentos da mesma forma, seu peso não é o mesmo, por isso as medidas a serem utilizadas também não. Esta é a primeira regra que você deve aprender para poder substituir o açúcar pelo adoçante. Assim, se a receita que você quer fazer indica que você precisa de 200g de açúcar, você não pode colocar a mesma quantidade de adoçante porque estaria acrescentando quase o dobro de doçura.
Existe uma grande variedade de adoçantes artificiais no mercado, entre os que se destacam o aspartame, o ciclamato e a sacarina, mas só este último serve para assar e aguentar temperaturas altas. Do mesmo modo, são vendidos em pó, em comprimidos ou líquido.
Equivalências entre açúcar e adoçantes em pó
Normalmente este é o adoçante mais utilizado para as receitas de bolos, cupcakes e produtos que requerem forno ou micro-ondas. A equivalência é simples: 10 gramas de açúcar equivalem a 1 grama de adoçante. Como você pode ver, o açúcar comum pesa 10 vezes mais que o adoçante artificial. Assim, para calcular a quantidade deste último simplesmente divide-se os gramas de açúcar por 10. Por exemplo, se nos pedem 250 g de açúcar dividimos por 10 e temos que substitui-los por 25 g de adoçante.
Equivalências entre açúcar e adoçante em comprimidos
Os comprimidos contêm uma quantidade de adoçante mais concentrada do que o resto. Assim, a fórmula para calcular o número de comprimidos será a mesma que a anterior (dividir por 10), mas, neste caso, deveremos multiplicar o resultado por 2. Seguindo o mesmo exemplo, 250 g de açúcar divididos por 10 e multiplicados por 2 nos dariam 50 comprimidos.
Equivalências entre açúcar e adoçante líquido
O adoçante líquido pesa praticamente a mesma coisa que o formato em pó, mas, ao procurar um resultado em mililitros e não em gramas, o número varia levemente. Deveremos dividir o número total de gramas de açúcar especificados na receita por 12,5, o resultado serão os ml de adoçante líquido. Assim, 250g de açúcar por 12,5 nos darão 20 ml de adoçante.
Agora que você já conhece as equivalências entre açúcar e adoçante, poderá preparar qualquer receita sem problemas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o açúcar por adoçante, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.