Carne de Vaca

Como fazer vaca atolada

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer vaca atolada
Imagem: isabellafiorentino.com.br

Vaca atolada é um prato típico do interior de São Paulo, fazendo parte da gastronomia caipira, que é muito apreciada e popular nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina. Seus ingredientes principais são mandioca e costela bovina. Diz-se que recebeu este nome devido ao gado bovino que, durante o transporte, ficava encalhado no percurso frio e irregular da Serra da Mantiqueira, acabando por ser abatido e transformado em refeição dos tropeiros. Estórias à parte, se você pretende saber como fazer vaca atolada, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer quibebe de mandioca

Passos a seguir:

1

Tempere a carne com a cebola, os dentes de alho e o suco de limão. Deixe repousar em um refratário durante cerca de meia hora, para ganhar sabor.

Como fazer vaca atolada - Passo 1
Imagem: vivendoparacomer.blogspot.pt
2

Passado o tempo indicado coloque um pouco de óleo para fritar em uma panela grande e adicione a costela quando este estiver quente.

Como fazer vaca atolada - Passo 2
Imagem: deliciasgastronomicaslucrecia.blogspot.pt
3

Quando a carne estiver bem frita, adicione um pouco de suco de limão (pode ser o que usou no refratário) e água fervente. Junte também o tomate e os restantes temperos (sal, pimenta do reino e cheiro verde).

Como fazer vaca atolada - Passo 3
Imagem: receitasfaceisdefazer.org
4

Cozinhe até que a carne fique macia e, em seguida, adicione a mandioca juntamente com água de forma a cozer. Retifique os temperos.

Como fazer vaca atolada - Passo 4
Imagem: wp.clicrbs.com.br
5

Deixe cozinhar com a panela fechada, mexendo de vez em quando. Quando tiver conseguido um creme grosso e a mandioca macia, a vaca atolada está pronta a servir! Acompanhe com arroz branco.

Como fazer vaca atolada - Passo 5
Imagem: saboresajinomoto.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vaca atolada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
rosemary
Vou fazer vaca atolada no domingo no almoço, vou servir arroz branco. O que mais posso servir?
Sara Silva
Olá Rosemary, obrigada pelo seu comentário! Pode acompanhar a vaca atolada com ovos escalfados (http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-ovos-escalfados-6081.html) e experimentar fazer uma salada de lentilhas para acompanhar (http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-salada-de-lentilhas-9491.html). Bom apetite!
Imagem: isabellafiorentino.com.br
Imagem: vivendoparacomer.blogspot.pt
Imagem: deliciasgastronomicaslucrecia.blogspot.pt
Imagem: receitasfaceisdefazer.org
Imagem: wp.clicrbs.com.br
Imagem: saboresajinomoto.com.br
1 de 6
Como fazer vaca atolada