Gema do ovo

Como fazer uma gemada

Como fazer uma gemada

Nos EUA, quando começam a cair as primeiras neves de Dezembro, começa também o ritual de preparar o famoso eggnog, ou em português, gemada mas com álcool. Contudo, também é possível fazer uma gemada sem álcool, e que melhor altura senão o Natal para experimentar em casa, quando receber a família e os amigos para as festividades. O melhor de tudo é que em menos de 15 minutos está pronta. Neste artigo do umComo vamos ensinar como fazer uma gemada para o Natal, e para quando uma pessoa quiser.

5 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer uma omelete de claras

Passos a seguir:

1

Para fazer gemada, prepare os ovos separando as gemas das claras. Parta um ovo de cada vez num recipiente à parte da tigela de mistura, dessa forma pode verificar se o ovo está bom para fazer a gemada e não contamina o resto da mistura. Coloque os ovos na tigela e junte o açúcar, meia xícara deve chegar, se achar que prefere algo mais doce adicione conforme o seu gosto mas lembre-se que a gemada ainda vai levar creme de leite, e se quiser álcool.

Como fazer uma gemada - Passo 1
2

Misture bem as gemas e o açúcar até ficar cremoso e de aspeto claro. Numa panela coloque o leite ao lume e a canela, controle o fogo para que oscile entre o médio e o baixo. Deixe ferver e vá mexendo algumas vezes mas pouquinho. Se na próxima vez quiser pode ir acrescentando outros ingredientes como o extrato de baunilha para dar um gosto diferente à gemada.

Como fazer uma gemada - Passo 2
3

Quando o leite estiver pronto coloque na tigela onde tem os ovos. Bem devagar e misturando devagar. Mexa bem até ficar bem misturado. Devolva essa mistura à panela e volte a colocar em lume médio, para que a mistura engrosse. Agora vai ter de ir mexendo sempre mas não deixe ferver. Deve demorar entre três a seis minutos a ficar pronto.

Como fazer uma gemada - Passo 3
4

Apague o lume, e retire a panela do forno. Deixe repousar durante uma a duas horas, esfriando a mistura. É após esfriar que se quiser pode colocar a bebida alcoólica a seu gosto, seja rum, vinho do Porto ou cachaça, e coloque o creme de leite mexendo bem para que ele fique bem misturado. Termine a gemada deixando-a na geladeira coberta com papel filme.

Como fazer uma gemada - Passo 4
5

Deve ter particular atenção à qualidade dos ovos e à sua validade. Principalmente porque esta receita envolve ovos crus, e existe sempre um risco de salmonela. Por essa razão os estadunidenses colocam sempre álcool na receita da gemada para eliminar a maior parte das bactérias. Se quiser pode comprar ovos pasteurizados para fazer a gemada crua e salvaguardar a saúde dos seus familiares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma gemada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Pedro Fagundes
muito valendo!!!
1 de 5
Como fazer uma gemada