Produção de queijo

Como fazer queijo Minas

Como fazer queijo Minas
Imagem: frangoasabranca.com

Se você adora um bom queijo Minas e sempre teve curiosidade por saber como é feito, fique sabendo que o preparo pode ser mais fácil do que você imagina, e que dá para fazê-lo em casa. A demanda é quase toda de tempo e você poderá fazer metade da receita, se desejar um preparo mais rápido. Ou preparar o seu queijo Minas no dia anterior ao que deseja servi-lo, para garantir que tenha tempo o suficiente para descansar com calma. Aprenda todas as etapas para fazer um queijo Minas aqui em Umcomo.com.br!

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer queijo cottage caseiro

Passos a seguir:

1

Aqueça o seu leite até atingir trinta e cinco graus, depois acrescente o iogurte natural e espere o leite formar uma nata grossa.

2

Agora é hora de misturar 5 ml de coagulante em dois dedos de água morna e então incorpore a mistura no seu leite com iogurte.

3

O coagulante pode ser encontrado em diversos supermercados e não é tão difícil de achar quanto pode parecer, o preço também é muito baixo, e costuma variar entre R$4,00 e 10,00. E você não precisa optar pelas marcas mais caras. Após misturar o coagulante no seu leite com iogurte, espere a ação completa do princípio biológico que pode demorar cerca de uma hora, e depois desse tempo basta misturar e escoar o soro restante.

4

Agora o seu queijo está pronto para ir a forma onde será prensado por quatro horas e depois virado, para em seguida ser prensado novamente, mas dessa vez pelo período maior que é de seis horas. Como você pode perceber para fazer queijo você precisa esperar muito mais do que agir e o próximo passo não é diferente.

5

Agora o seu queijo irá para a salmoura para ser temperado e garantir uma melhor conservação, e você precisa ficar muito atento para não exagerar no sal e prejudicar o sabor. A vantagem de fazer esse tipo de alimento em casa é poder deixá-lo o mais saudável possível, e portanto, aproveitar o processo para investir na sua saúde.

6

Produzir em grande escala pode ser um excelente negócio, mas se o seu foco é apenas o consumo da sua família isto significará um a economia muito interessante no fim das contas.

Em longo prazo você poderá comprar uma prensa para queijo caseiro, mas se ainda não tem uma, fique tranquilo porque dá para improvisar muito bem usando quilos de alimento ou uma panela ou jarra cheias de água. A medida é de 7 quilos de peso, ou menos, para cada quilo de queijo a ser prensado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo Minas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Experimente fazer o seu queijo minas em casa e deixe a sua opinião nos comentários.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
José Francisco
Boa tarde! Conforme quantidade especificada em sua receita de queijo de minas, Qual seria aproximado o peso acabado? Att, Obrigado! José Francisco.
A sua avaliação:
Tatiana Lopes
Adorei o paço a paço mais falta as quantidades de leite coagulante sal pra salmoura
Editor umComo.com.br
Oi Tatiana! A quantidade é indicada no passo 2: 5 ml de coagulante.
Ana Aparecida Vaz
Gostaria de saber qual o coagulante ácido cítrico ( pó de coalho) ou outro de queijo comum (coalho Hala) e a quantidade para cada litro de leite, e com quantos litros de leite se faz um queijo de 1 kg e as medidas certinhas de cada componente para essa quantidade, tempo de maturação e é espremido como um queijo normal? escorrendo o soro num paninho (tela) e em forma normal? Agradeço se cada pergunta for respondida na íntegra e de forma bem clara. Desde já meus agradecimentos.
Marco Antonio
Olá, adorei as receitas de queijo e acho que vou adorar fazer meu próprio queijo minas. Quanto tempo devo deixar o queijo na salmoura e para não exagerar qual seria a proporção adequada de sal para um litro de leite ? Obrigado
Imagem: frangoasabranca.com
Como fazer queijo Minas