Partilhar

Como fazer queijo parmesão

Por Patrick Gomes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer queijo parmesão
Imagem: alimentese.net

Ao contrario de que pode pensar é possível fazer queijo de qualidade em casa. De qualidade e de vários tipos. Neste artigo de umComo.com.br vamos lhe ensinar como fazer queijo parmesão, que é um queijo bastante conhecido de origem Italiana.

Mais de 2 horas Dificuldade alta
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer queijo Gouda
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Em primeiro lugar vai ter que aquecer o leite dentro de uma temperatura média, aproximadamente 37-39 graus. Após o leite começar a ferver tem que juntar a cultura termofílica bactérias (coalhante). O tempo aproximado de amadurecimento é de 1 hora.

2

Pegue na tablete de renina e dissolva ¼ em 5 colheres de sopa de água fria que de seguida joga dentro da panela do leite.

3

Mexa o conteúdo da panela durante mais 5 minutos com um batedor.

4

A mistura deve ficar a descansar durante 90 minutos. Dentro deste tempo forma-se então o coalho, que vai cortar em quatro cubos e deixar assentar por mais 10 minutos dentro da panela.

5

Em seguida eleve a temperatura do leite até aos 51 graus. Tenha atenção que tem que continuar a mexer para que o coalho não grudem na panela. Mantenha o coalho a essa temperatura até que fiquem pequenos e firmes. Todo este processo irá levar aproximadamente 30 minutos.

6

Escorra o soro com um coador revestido com pano fino e cloque o coalho dentro do molde revestido em pano. Agora vai ter que o virar ao contrario e exercer em cima dele uma pressão de, sensivelmente, 11kg durante meia hora. Volte a virar o queijo e pressione com o mesmo peso mas desta vez durante 12 horas.

7

Depois das 12 horas retire o queijo da prensa e deixe-o a descansar numa solução de salmoura (solução de água saturada de sal). Importante, a salmoura deve estar totalmente fria.

8

O queijo agora deve ficar na geladeira durante 5 meses ( não pode retirá-lo antes disso). Para que ele fique com uma boa consistência deve virar o queijo em dias alternados durante as primeiras semanas, e depois vire-o apenas uma vez por semana.

9

Lembre-se de por um pote virado por cima dele depois das primeiras duas semanas de estar dentro da geladeira.

10

Caso apareça bolor nos primeiros dias, não se preocupe, basta retirar a área que esta embolorada. Esteja sempre atento ao aparecimento destes, pois poderá a vir a estragar o queijo parmesão.

11

Ao fim dos 5 meses pode retirar o queijo de parmesão e use-o ao seu gosto. Geralmente é costume ralar este tipo de queijo. Lembre-se que mesmo após desses 5 meses pode tirá-lo da geladeira mas se quiser que o sabor se intensifique deixe-o mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo parmesão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer queijo parmesão

O que você achou da receita?
9 comentários
Tereza
O que é esta resina e onde encontrar? Achei muito interessante e gostaria de tentar fazer. Aguardo Obrigado
Maria Luiza Hilzendeger
Sou fã de queijos em geral, muito mais o parmesão Ameiii sua instrução muito fácil p entender agradeço

waldemiro augusto dos santos
gostei do ensinamento gostaria de fabrica-em casa, por isto quero aprender mais.Obrigado.
A sua avaliação:
Sergio Rodrigues
O que é e onde encontro para comprar a cultura termofílica bactérias (coalhante) e Renina? Grato. Sergio Rodrigues - Vitoria ES
A sua avaliação:
rodolfo
Queijo parmesão não se curte em geladeira, jamais.
João Bertelli Neto
Estou tentando fazer o parmesão. Não usei renina, pois não sei onde adquirir. Em seu lugar usei 2 litros de soro que retirei de um preparo de queijo tipo frescal que fiz no dia anterior. Além disso não desnatei o leite pois, não sei como fazê-lo de maneira artesanal. Ocorreu que houve um aumento de volume de aprox. 35% do volume original da massa, enquanto estava sendo prensado com um peso de 12 kg . Agora está na salmoura em geladeira. Utilizei leite puro, após cerca de 10 min. da ordenha em uma "vacaria" pouco distante de casa. Como podem me ajudar ? Desde já muito grato.
sebastião Borges
Provavelmente o leite contaminou com bactérias indesejáveis, os utensílios utilizados bem como a higiene na ordenha é de relevante importância para produzir um queijo de qualidade.
Daniel
Boa Noite, Onde encontro "cultura termofílica de bactérias"?
Carlos Trindade
Como dizer que este parmesão é de qualidade usando leite desnatado ?? o verdadeiro parmesão tem aprox 30% de gordura, o que influencia significativamente o sabor.
rodolfo
Correto. O parmesão é feito de leite com teor normal de gordura e jamais colocado em geladeira.
Renata Saraiva
Olá, Boa noite! Achei muito útil a receita e gostaria de saber onde posso comprar cultura termofílica de bactérias e renina em tablete. Desde já agradeço enormemente a atenção!

Como fazer queijo parmesão
Imagem: alimentese.net
Como fazer queijo parmesão

Voltar ao topo da página