menu
Partilhar

Como fazer queijo parmesão

Como fazer queijo parmesão

O queijo parmesão tem origem italiana, mas é, também, um dos mais populares no Brasil. Principalmente para os amantes de massa, ele não pode faltar na geladeira na versão ralada. E, ao contrário do que pode pensar, não é necessário comprar o saquinho de queijo ralado quando quiser um acompanhamento para o seu macarrão. É possível fazer queijo parmesão de qualidade em casa. E não só para isso, mas também para comer em pedaços junto com um vinho ou para fazer receitas que ficam mais saborosas na companhia deste queijo, como o creme de espinafre. Neste artigo do umCOMO vamos te ensinar como fazer queijo parmesão, direto da sua casa.

Mais de 2 horas Dificuldade alta
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer queijo Gouda
Passos a seguir:
1

Para começar o passo a passo de como fazer queijo parmesão, aqueça o leite dentro de uma panela alta, em temperatura de aproximadamente35 a 37 graus, isto é, em fogo médio-baixo.

2

Fora do fogo junte a cultura termofílica de bactérias e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.

3

Essa mistura irá formar uma coalhada. Corte-a, tampe a panela e deixe descansar durante 20 minutos.

4

Volte a panela para o fogo, dessa vez em fogo médio, e deixe ferver durante 20 minutos, mexendo sem parar. É importante que o coalho ferva junto com o soro, por isso se deve usar uma panela alta. Separe uma concha do soro e misture com as sementes de urucum.

5

Desligue o fogo e adicione a mistura de soro e urucum à coalhada fervente, assim que ela sair do fogo e mexa bastante.

6

Espere a mistura amornar e despeje-a em forma própria para queijo, que permite que o soro escoe. Faça isso sobre uma vasilha, para recolher o soro, ou dentro da pia limpa.

7

Escorra o soro e pressione bem com uma colher para que o líquido e a maior parte do ar saiam e para que o queijo fique com o formato da fôrma. Depois disso, deixe-o descansar por 12 horas.

8

Depois das 12 horas retire o queijo da fôrma e deixe-o a descansar na salmoura durante 3 dias.

9

Passados os três dias escorra o queijo e seque-o com um papel de cozinha. Coloque-o sobre uma tábua ou outra superfície plana e deixe repousar por 7 dias, secando 2 vezes por dia até que ele forme uma casca amarelada. Depois da casca formada, passe azeite de oliva por fora.

10

Deixe curar por mais alguns dias, secando sempre que necessário, em média 2 vezes por dia.

11

Ao fim dos dias que julgar necessário para curar, o seu passo a passo de como fazer queijo de parmesão está finalizado e ele está pronto para ser usado a seu gosto. Geralmente costumamos ralar, mas também pode ser comido em pedaços ou usado como tempero em pratos com sabor marcante.

Se você gostou de ideia de fazer seus próprios queijos, não deixe de ver também nossos artigos sobre como fazer queijo gouda e minas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer queijo parmesão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
13 comentários
A sua avaliação:
Julio jose neves
Muito bom, vou tentar fazer.
A sua avaliação:
Ernaldo Cezar Filho
O leite tem que ser desnatado ? cultura termofilica de bacterias seria igual ao coalho estrela? aguardo resposta por favor...
A sua avaliação:
kaue
eu usei para uma tarefa de postagem
antonio
onde encontrar Renina, para o queijo parmesão?
Tereza
O que é esta resina e onde encontrar? Achei muito interessante e gostaria de tentar fazer. Aguardo Obrigado
Maria Luiza Hilzendeger
Sou fã de queijos em geral, muito mais o parmesão Ameiii sua instrução muito fácil p entender agradeço

waldemiro augusto dos santos
gostei do ensinamento gostaria de fabrica-em casa, por isto quero aprender mais.Obrigado.
A sua avaliação:
Sergio Rodrigues
O que é e onde encontro para comprar a cultura termofílica bactérias (coalhante) e Renina? Grato. Sergio Rodrigues - Vitoria ES
A sua avaliação:
rodolfo
Queijo parmesão não se curte em geladeira, jamais.
João Bertelli Neto
Estou tentando fazer o parmesão. Não usei renina, pois não sei onde adquirir. Em seu lugar usei 2 litros de soro que retirei de um preparo de queijo tipo frescal que fiz no dia anterior. Além disso não desnatei o leite pois, não sei como fazê-lo de maneira artesanal. Ocorreu que houve um aumento de volume de aprox. 35% do volume original da massa, enquanto estava sendo prensado com um peso de 12 kg . Agora está na salmoura em geladeira. Utilizei leite puro, após cerca de 10 min. da ordenha em uma "vacaria" pouco distante de casa. Como podem me ajudar ? Desde já muito grato.
sebastião Borges
Provavelmente o leite contaminou com bactérias indesejáveis, os utensílios utilizados bem como a higiene na ordenha é de relevante importância para produzir um queijo de qualidade.
Daniel
Boa Noite, Onde encontro "cultura termofílica de bactérias"?
Carlos Trindade
Como dizer que este parmesão é de qualidade usando leite desnatado ?? o verdadeiro parmesão tem aprox 30% de gordura, o que influencia significativamente o sabor.
rodolfo
Correto. O parmesão é feito de leite com teor normal de gordura e jamais colocado em geladeira.
Renata Saraiva
Olá, Boa noite! Achei muito útil a receita e gostaria de saber onde posso comprar cultura termofílica de bactérias e renina em tablete. Desde já agradeço enormemente a atenção!

Como fazer queijo parmesão
Como fazer queijo parmesão

Voltar ao topo da página