Partilhar

Como fazer pudim de laranja

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer pudim de laranja
Imagem: cuchillitoytenedor.com

A laranja é um dos cítricos mais nutritivos, já que possui um alto conteúdo de vitamina C e minerais essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo, como o cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Você pode tomá-la crua para aproveitar todas as suas propriedades ou preparar deliciosas sobremesas com ela, como um bolo ou um pudim. Se gosta de fazer seus próprios pratos e ter a certeza de que todos os seus ingredientes são saudáveis e de qualidade, continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer pudim de laranja.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolo de laranja no micro-ondas
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A primeira coisa que faremos para elaborar nosso pudim caseiro é deixar pronto o caramelo. Para isso, consulte nosso artigo sobre como fazer caramelo. Depois disso, deixe esfriar e espalhe o caramelo pela forma (ou formas, se tiver mais de um). Lembre-se de espalhar pelo fundo e pelas beiradas da forma. Reserve para depois.

Como fazer pudim de laranja - Passo 1
Imagem: revistacocina.com
2

Agora, vamos preparar a massa do pudim. Para isso, precisaremos do suco das duas laranjas. Tente não estragar a casca já que também precisaremos dela, aproveitando todas as partes deste cítrico. Depois disso, quando o suco estiver pronto, pegue a casca de uma delas e retire toda a parte branca que puder. Pegue a outra casca e rale bem fininho, o máximo que puder.

Como fazer pudim de laranja - Passo 2
Imagem: mumumio.com
3

Agora, coloque o leite para esquentar até que esteja a ponto de ferver. Antes de chegar no ponto de ebulição, retire do fogo e acrescente a essência de baunilha e a casca da laranja. Deixe repousar durante cinco minutos e peneire para retirar a casca. A casca da laranja dá um aroma à receita.

Como fazer pudim de laranja - Passo 3
Imagem: ricosinazucar.com
4

Pegue um recipiente e acrescente as gemas do ovo, os ovos inteiros, o açúcar, as raspas da laranja, o suco, o leite aromatizado preparado no passo anterior e a água-de-flor-de-laranjeira. Se quiser, pode preparar sua própria água-de-flor-de-laranjeira seguindo estes simples passos. Bata tudo à velocidade média até obter uma massa cremosa e espumosa. Se quiser, pode acrescentar uma lâmina de gelatina.

5

Deixe que a massa do pudim de laranja caseiro repouse durante alguns minutos. Enquanto isso, pegue uma bandeja de forno com beiradas altas e encha de água. Pré-aqueça o forno a 200ºC e introduza a bandeja até que a água ferva.

6

Jogue o pudim na forma(s) e introduza na bandeja do forno quando a água estiver fervendo. Assim, cozinharemos em banho-maria durante 50 minutos. Após esse tempo, faça o teste do palito para comprovar que está pronto ou se precisa de mais alguns minutos no forno.

Como fazer pudim de laranja - Passo 6
Imagem: afreirpimientos.com
7

Retire do forno, deixe esfriar e pronto! Seu pudim de laranja caseiro está pronto para comer. Se sobrar massa, reserve na geladeira para conservar em perfeitas condições. Para decorar, coloque rodelas de laranja sobre o pudim. Se gosta de pudim caseiro, não perca nossas receitas de pudim de chocolate, pudim de morango e pudim de limão.

Como fazer pudim de laranja - Passo 7
Imagem: lacocinadefabrisa.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pudim de laranja, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer pudim de laranja

O que você achou da receita?

Como fazer pudim de laranja
Imagem: cuchillitoytenedor.com
Imagem: revistacocina.com
Imagem: mumumio.com
Imagem: ricosinazucar.com
Imagem: afreirpimientos.com
Imagem: lacocinadefabrisa.com
1 de 6
Como fazer pudim de laranja

Voltar ao topo da página