Como fazer pão sem glúten

Como fazer pão sem glúten
Imagem: deseossingluten.com

A doença celíaca é uma doença que apresenta uma anomalia nas vilosidades do intestino delgado, e produz uma intolerância ao glúten. Quando a doença celíaca é diagnosticada, solicita-se primeiramente aos afetados que mudem sua dieta imediatamente, retirando o glúten dos alimentos. E o pão é uma dessas comidas. Não obstante, os alimentos sem glúten vendidos nas lojas costumam ser caros e sempre é mais econômico fazê-los você mesmo. Por isso, neste artigo de umComo mostramos-lhe uma receita muito simples para que você saiba como fazer pão sem glúten e não deixe de comê-lo se você é celíaco.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

Você pode fazer pão sem glúten em uma máquina de pão ou fazer a massa à mão. Esta receita deve ser feita à mão porque muitas pessoas celíacas podem não ter uma máquina de pão em casa, mas pode ser feita sem problemas de uma forma ou de outra, seguindo as instruções.

2

Lembre-se que o trigo é completamente proibido nas dietas para celíacos, de maneira que utilizaremos farinha de milho para fazer nosso pão sem glúten. Também existem outras farinhas sem glúten mas esta é mais fácil de encontrar. Primeiro misture a farinha de milho, o fermento fresco e o sal em um recipiente grande o suficiente. Se não tiver fermento fresco, utilize um pacotinho de fermento em pó sem glúten. Para misturar o fermento fresco com a farinha aconselhamos que dissolva primeiro com um pouco de água quente.

3

Quando estiver bem misturado, faça um buraco no centro, como um vulcão, e introduza pouco a pouco a água quente e o azeite. Continue mexendo até conseguir uma massa homogênea. Use uma vareta ou as mãos diretamente. Para amassar manualmente o pão para celíacos recomendamos que coloque um pouco de azeite ou farinha nas mãos para que a massa não fique colada nelas.

Imagem: espacioyaromas.com
4

Agora, faça uma bola com a massa de pão de milho, tampe-a com um pano úmido e deixe-a repousar para que fermente durante 45 minutos ou 1 hora. A massa deve aumentar o dobro, quando isto acontecer volte a amassar um pouco e dê forma ao pão. Você pode fazer diferentes pãezinhos ou um único pão, como você preferir. Coloque o pão em um molde ou, se não tiver, sobre a bandeja do forno (coberta com papel de forno) e volte a cobri-los com um pano úmido. Agora, deixe-o repousar por uma hora.

Imagem: schaer.com
5

Passado o tempo, esquente o forno a 200ºC, e ponha um copo com água em um dos cantos para gerar vapor. Se o seu forno conta com um programa específico para esta função, não é necessário colocar o copo. Faça alguns cortes na parte superior do pão para celíacos, introduza-o no forno e deixe que coza durante 40-45 minutos.

Imagem: javierabadiasysusrecetas.com
6

Para saber se o pão sem glúten está pronto, verifique se dourou e bata suavemente na base, se tiver som oco, está pronto. Polvilhe um pouco de farinha de milho em cima ou deixe-o como está. Como você constatou, fazer pão sem glúten não é tão complicado e é bem mais econômico que comprá-lo já feito. Se não vai comê-lo imediatamente, recomendamos que o corte em fatias, se fez um único pão; ou pegue os pãezinhos e cubra-os com papel de alumínio e congele-os.

Imagem: celiaquines.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pão sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.