Outros Receitas para fazer pão

Como fazer fermento caseiro para pão

Como fazer fermento caseiro para pão

Há milhares de anos não existiam os fermentos industrializados, então a fermentação caseira era a forma mais primitiva de se fazer massa de pão. O fermento caseiro pode ser vulgarmente chamado de "levin" e ele exige técnica e alguma paciência. No entanto, o uso deste fermento confere ao pão uma excelente qualidade, de digestão fácil e boa apresentação. Tem um baixo custo e é ótimo para as pessoas que sofrem de intolerância à lactose. Confira o artigo de umComo com a receita de como fazer fermento caseiro para pão e delicie-se com o resultado!

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Um vidro esterilizado
  • Filme plástico
  • Colher de cozinha
Também lhe pode interessar: Como fazer pão caseiro
Passos a seguir:
1

A fermentação caseira pode demorar até 10 dias e quanto mais quente estiver o clima mais rápido se conclui o processo. Por isso vamos começar pelo primeiro dia:

Coloque no vidro previamente esterilizado 30 ml de água filtrada ou mineral, junte 2 colheres de sopa de farinha de trigo e misture muito bem. É normal que obtenha uma mistura rala. Cubra com papel plástico, faça alguns furos com um alfinete e reserve num local reservado do sol.

Como fazer fermento caseiro para pão - Passo 1
2

No segundo dia mexa bem a mistura anterior várias vezes ao dia.

3

Ao terceiro dia junte 30 ml de água com 4 colheres de sopa de farinha e mexa vigorosamente ambos os ingredientes com a mistura do primeiro dia. Cubra com o filme plástico e reserve.

Como fazer fermento caseiro para pão - Passo 3
4

Chegando ao quarto dia diminua a quantidade de água e junte para 15 ml e mantenha as 4 colheres de sopa de farinha de trigo. Mexa tudo e se puder várias vezes no decorrer do dia. Guarde o vidro coberto com filme plástico.

5

Por último, no quinto dia envolva 30 ml de água filtrada com 4 colheres de sopa de farinha à mistura formada ao longo dos dias. Deixe num local seco e limpo e cubra com o filme plástico com furinhos.

Como fazer fermento caseiro para pão - Passo 5
6

Após o último dia que adicionou ingredientes ele inicia o processo de fermentação até dobrar o volume.

7

Depois da fermentação retire a quantidade necessária para fazer o pão e guarde na geladeira por 10 dias. Se após este período não for fazer mais pão você terá de o alimentar novamente.

8

Para o alimentar basta colocar 2 colheres de sopa de farinha e 1 colher de água, misturar e deixar repousar. Depois das bolhas estarem ativas coloque na geladeira e assim o fermento continua em atividade. Agora que já sabe fazer fermento caseiro, confira a nossa receita de pão caseiro.

Como fazer fermento caseiro para pão - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fermento caseiro para pão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
Joana
Tenho um fermento que 4 colher de farinha 4de açúcar e 2 de sal e completa o vidro com água Você mistura com a muda e coloca no vidro e o restante faz o pão.
A sua avaliação:
Aline
Bom dia, gostaria de saber qual quantidade se usa do fermento caseiro é a mesma do fermento tradicional?
Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Aline! Sim é a mesma, as quantidades não variam por ser caseiro. Obrigada pelo comentário!
1 de 5
Como fazer fermento caseiro para pão