PARTILHAR

Como fazer molho de funghi porcini

Como fazer molho de funghi porcini

No outono podemos desfrutar de uma autêntica delícia gastronômica: os cogumelos. Existe uma infinidade de variedades e uma das mais apreciadas no âmbito culinário é o chamado Boletus edulis ou funghi porcini, que brinda um sabor doce extraordinário e lembra o sabor da avelã. São muitas as formas de cozinhar este tipo de cogumelos, mas no seguinte artigo de umComo mostramos a você, especificamente, como fazer molho de funghi porcini, uma receita ideal para acompanhar carnes, peixes, pratos de massas, batatas assadas, etc. Preste atenção a todos os passos e coloque mãos à obra!

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho cocktail ou molho rosa
Passos a seguir:
1

Os Boletus são um tipo de cogumelos comestíveis, disponíveis na época do outono e muito apreciados por seu sabor suave e doce. Caracterizam-se por ter uma cor alaranjada em seu chapéu, de textura aveludada, e uma parte carnosa branca completamente comestível e muito gostosa. Aconselhamos adquirir Boletus frescos e de qualidade para que o molho tenha a consistência adequada e um sabor agradável.

Como fazer molho de funghi porcini - Passo 1
2

A limpeza dos cogumelos é fundamental para obter um molho delicioso, pois caso contrário os possíveis restos de terra acumulados poderiam arruinar toda a receita. A primeira coisa que tem que fazer é umedecer um papel de cozinha com um pouco de água e, com cuidado, começar a tirar as impurezas de todos os lados de cada um dos cogumelos, para que fiquem completamente limpos. É importante que este passo seja realizado mesmo antes de cozinhar os cogumelos; caso queira guardar para mais tarde, uma boa forma de fazer isso é conservar no refrigerador.

3

Depois de deixar os Boletus bem limpos, corte em pedaços pequenos com a ajuda de uma faca. A seguir, coloque uma frigideira no fogo com um pouquinho de azeite de oliva e salteie os funghi porcini para que fiquem dourados em ambos os lados. É importante que os Boletus dourem mas sem chegar a queimar.

Como fazer molho de funghi porcini - Passo 3
4

O seguinte passo para fazer o molho funghi porcini é adicionar o caldo de carne à frigideira e, com uma colher de pau, começar a mexer para que os cogumelos se impregnem do mesmo. Agora é hora de adicionar um pouco de sal e pimenta negra por cima dos cogumelos para dar mais um toque de sabor.

5

Coloque o fogo na temperatura média e quando o caldo reduzir levemente, adicione pouco a pouco o creme de leite líquido sem deixar de mexer para que não apareçam grumos. Deixe cozinhar tudo a fogo lento por alguns minutos e verá como o molho começa a ficar mais espesso; quando adquirir a densidade do seu agrado, retire do fogo. Se achar que ficou muito espesso, você pode sempre acrescentar um pouco mais de caldo de carne para deixá-lo um pouco mais líquido.

6

Por último, pode servir o molho funghi porcini do jeito que ficou, isto é, com os pedaços de cogumelos intactos, ou pode triturar no liquidificador para que fique completamente liso e suave. Esta receita é perfeita para acompanhar carnes, peixes e pratos de massa, por isso não hesite em provar e dar um toque diferente às suas comidas.

Como fazer molho de funghi porcini - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de funghi porcini, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Jose marcelo
Gosto muito de molhos,qual o melhor molho para carnes e peixe?
Como fazer molho de funghi porcini
1 de 4
Como fazer molho de funghi porcini

Voltar ao topo da página ↑