PARTILHAR

Como fazer molho chutney

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer molho chutney

Se gosta de cozinhar e quer experimentar novos sabores, anote a seguinte receita que apresentamos para você no umComo.com.br. Hoje explicamos como fazer molho chutney, um delicioso tempero de origem indiana que dará aos seus pratos um sabor agridoce de embriagar o paladar com suas notas ácidas e um pouco doces. Este molho é ideal para acompanhar numerosos pratos, pois dá um toque diferente e inovador. Anote!

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho cocktail ou molho rosa
Passos a seguir:
1

O molho chutney é uma espécie de frutas ou verduras marinadas com um toque de vinagre, especiarias e um toque de açúcar para dar o sabor adocicado. O molho deve ficar como um purê, por isso é ideal para acompanhar seus pratos a modo de guarnição.

2

Existem múltiplas receitas para fazer um bom chutney. No geral, para fazer este molho são usados ingredientes como o tomate, cenoura, pepino, melão, cebola, azeitonas e ameixas, mas também podem ser acrescentadas frutas exóticas como a manga, o mamão ou o kiwi. Só deverá escolher os ingredientes que mais gostar e preparar o molho.

3

Uma vez selecionadas as frutas e verduras que irá colocar em seu molho chutney, deverá cozinhá-las. Para que todos os ingredientes se cozinhem de forma adequada, equilibrada e uniforme, recomendamos cortá-los em pedaços pequenos. Depois, incorpore-os à panela e refogue a fogo lento. Comece com a cebola - pois é a que solta o sabor mais forte - e quando perceber que está dourada, adicione os outros ingredientes, seguindo uma ordem lógica: primeiro os que demoram mais para cozinhar, depois o resto.

Como fazer molho chutney - Passo 3
4

Faça uma mistura de vinagre, açúcar e especiarias, que acrescentará mais tarde ao refogado. Recomendamos usar um vinagre balsâmico ou adocicado, como o vinagre de Jerez. Também pode incorporar a esta mistura frutos secos, como nozes. Todos os ingredientes que usar para esta mistura dependerão das frutas e verduras que tiver selecionado anteriormente para refogar. Brinque com os sabores: se seu refogado é mais adocicado, aposte pela acidez de um vinagre branco e vice-versa.

Como fazer molho chutney - Passo 4
5

Incorpore a mistura feita com o vinagre, as especiarias e o açúcar ao refogado e deixe ferver, a fogo lento, por 20 ou 30 minutos, aproximadamente. Durante este tempo, lembre de ir mexendo os ingredientes para que não grudem nem se queimem. Após o tempo estimado, retire o molho do fogo e introduza dentro de frascos herméticos para que os sabores se misturem.

6

Pronto! Seu molho chutney já está pronto para acompanhar todos os seus pratos. Esta guarnição pode acompanhar carnes, queijos ou sobremesas. Faça invenções culinárias brincando com o contraste de sabores a partir deste simples e delicioso molho. Delicie-se!

Como fazer molho chutney - Passo 6
7

Se gostou desta receita, não perca os seguintes artigos onde explicamos como fazer outros molhos igualmente saborosos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho chutney, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer molho chutney
1 de 4
Como fazer molho chutney

Voltar ao topo da página ↑