Molho picante

Como fazer molho de tamarindo

Como fazer molho de tamarindo
Imagem: shymichurris.com

O tamarindo é uma árvore originária de África mas atualmente se encontra distribuída, também, por países da Ásia, América Latina e Oceania. Esta árvore produz frutos parecidos aos legumes, pois em uma mesma casca podem haver várias sementes. São comestíveis e usadas principalmente na cozinha asiática e em alguns países da América Latina, tanto para temperar pratos como para fazer molhos, bebidas e sobremesas. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você uma receita simples para fazer um dos molhos mais comuns neste tipo de gastronomias. Se quer saber como fazer molho de tamarindo continue lendo e descubra os passos.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer molho de manga

Passos a seguir:

1

A primeira coisa a fazer para preparar o molho de tamarindo é extrair a polpa da fruta do tamarindo. Para isso retire a casca. Você verá que uma espécie de "fios" cobrem toda a polpa, retire-os. Abra o fruto e retire as sementes que estão lá dentro escondidas. O resto, a polpa que cobria as sementes, é o que precisaremos para fazer o molho. Precisará encher uma xícara aproximadamente.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 1
2

Depois, coloque a polpa da fruta do tamarindo em uma frigideira ou panela, adicione a água e aqueça a fogo médio. Verá que o tamarindo começa a se desfazer. Não deixe de mexer para que não queime nem grude.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 2
3

Agora, adicione o açúcar e o vinagre branco e continue mexendo. Depois, adicione o molho de tomate e o suco de limão. Coloque uma pitada de sal. Se quiser, pode adicionar um pouco de molho de soja para dar mais sabor.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 3
Imagem: dineroenimagen.com
4

Pique bem 1/2 dente de alho e adicione ao molho de tamarindo. Se quiser, para dar um toque mais picante, coloque um pouco de pimenta.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 4
Imagem: practicopedia.com
5

Baixe um pouco o fogo e dissolva o amido de milho ou maisena com um pouco de água fria, mas não mais de 1/4 de copo. Como o molho de tamarindo já estará fervendo, adicione esta solução e misture tudo bem.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 5
Imagem: foxlife.tv
6

Agora retire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata o molho de tamarindo com a batedeira para que fique uma textura mais lisa e para eliminar todos os grumos. Se quiser que fique um pouco mais líquido, adicione um pouco de água.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 6
Imagem: recetasnet.net
7

O molho de tamarindo é ideal tanto para wantan recheado como frito, para temperar o frango, acompanhar peixes como o salmão ou inclusive temperar saladas.

Como fazer molho de tamarindo - Passo 7
Imagem: taringa.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho de tamarindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Gilvanir R dantas
Muito bom o molho de tamarindo. Nota 10
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilvanir! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
denize almeida
vou participar de um concurso de gastronomia na qual sou aluna.o prato sera peixe e tem que ser inédito.busco inspiração para criar um prato maravilhoso.penso em tamarindo.o peixe setria file de pintado.o que me diz?
Imagem: shymichurris.com
Imagem: dineroenimagen.com
Imagem: practicopedia.com
Imagem: foxlife.tv
Imagem: recetasnet.net
Imagem: taringa.net
1 de 8
Como fazer molho de tamarindo