Partilhar

Como fazer manteiga de garrafa

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 20 abril 2020
Como fazer manteiga de garrafa
Imagem: zeroglutenzerolactose.com.br

A manteiga de garrafa é um dos ícones da culinária nordestina. Seu diferencial é a sua composição 100% gordura e o fato de se manter líquida ou um pouco pastosa em temperatura ambiente, como se fosse uma manteiga clarificada, em termos gastronômicos.

A manteiga de garrafa pode ser encontrada já pronta para ser comercializada em casas de produtos nordestinos, mas se você está no nordeste, provavelmente irá encontrar esse produto em algum comércio informal devido à sua fabricação majoritariamente artesanal.

Pode ser usada tanto no preparo de pratos como carne assada e mandioca, dar um toque final no feijão fradinho, baião de dois e outras delícias típicas do nordeste ou ainda aproveitar para sentir o sabor intenso e especial simplesmente consumindo com pão caseiro ou jogando sobre a pipoca.

O nome vem da sua forma de armazenamento: em garrafas de vidro. Para saber como fazer manteiga de garrafa basta ter paciência e seguir as instruções do umCOMO.

Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer manteiga a partir de leite
Passos a seguir:
1

Existem diferentes processos de fabricação da manteiga de garrafa, um dos mais simples para ser feito em casa é através de uma manteiga já pronta. Mas se você estiver inspirado pode também fazer a sua própria manteiga a partir do leite.

Como fazer manteiga de garrafa - Passo 1
2

Para fazer manteiga de garrafa, derreta a barra de manteiga em fogo alto ou médio-alto.

Como fazer manteiga de garrafa - Passo 2
3

Assim que você perceber que toda a barra já se transformou em líquido e está fervendo, abaixe o fogo.

4

Comece então a mexer essa manteiga líquida em fogo baixo e repare na espuma branca que se formou sobre a superfície. Continue a mexer, pacientemente, até que a espuma desapareça (isso pode levar algum tempo).

5

Quando a espuma sumir da superfície devem restar apenas pequenas bolhas. Apague o fogo então.

6

O aspecto do líquido é de um óleo, mas observe que há algumas partes brancas sólidas na mistura. A esse ponto a água que existia na manteiga já evaporou. Os branquinhos que sobraram são o açúcar e a proteína e o líquido que é a gordura pura.

7

Espere a gordura esfriar um pouco e veja se essas partes brancas se unem mais, isso facilitará a próxima etapa.

8

Com o líquido já mais frio, utilize uma peneira para coar essa manteiga derretida e separar as partes sólidas e brancas da gordura pura. Você pode realizar essa processo diretamente na garrafa ou recipiente de vidro onde deseja armazenar sua manteiga de garrafa.

9

Está pronta a sua manteiga de garrafa! Uma das principais características desse produto é o seu sabor levemente "rançoso", para que sua manteiga chegue nesse ponto é importante que não seja armazenada na geladeira, com esse tipo de armazenamento a manteiga na garrafa de vidro, feita em casa, pode durar até dois meses.

Como fazer manteiga de garrafa - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer manteiga de garrafa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Alan Patrick de Andrade
É muito bom, mas não é manteiga de garrafa. Essa é a receita de Ghee!!!!
Manteiga de garrafa se faz com nata do leite ou creme de leite fresco.
A sua avaliação:
Alessandra Da Silva Ferreira
Olá quando você diz para separar você quer dizer só para passar na peneira ou jogar fora essa parte branca ?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Alessandra. Fica a seu critério, você pode mantê-la no fundo da garrafa ou descartá-la!
A sua avaliação:
Karina
Olá Julia, Primeiramente obrigada pela matéria, eu moro no exterior e por isso tenho dificuldade em achar alguns produtos da nossa terrinha e uma delas é essa, vou experimentar fazer mas antes gostaria de tirar uma dúvida: a manteiga pode ou deve ser com sal, sem sal ou tanto faz. bTe agradeço de ante mão pela resposta, obrigada. Karina
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oie, Karina. Obrigada pelo comentário. Aconselho usar a manteiga sem sal porque assim fica mais próximas das receitas de manteiga garrafa que são com nata. Espero que fique bem gostosa! :)
karina
Obrigada pelo retorno Julia, eu também espero que fique rsrs, já tenho até a receita para usa-la kkkkk, mas assim que eu fizer voltarei aqui para dar meu testemunho, abraços.
A sua avaliação:
Vanda
essa manteiga de garrafa é divina!!!
Karina
Vanda ela fica como aquelas que comemos no nordeste
A sua avaliação:
Luiz carlos dos santos
Bom dia. Gosto de acompanha as suas materia sobre receitas de queijos e manteiga e mais outras, muito obrigado fica com Deus.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oie, Luiz. Muito obrigada pelo comentário, ficamos feliz em saber! Continue acompanhando os nossos posts!

Como fazer manteiga de garrafa
Imagem: zeroglutenzerolactose.com.br
1 de 4
Como fazer manteiga de garrafa

Voltar ao topo da página