Como fazer manteiga de garrafa

Como fazer manteiga de garrafa
Imagem: zeroglutenzerolactose.com.br

A manteiga de garrafa é um dos ícones da culinária nordestina. Seu diferencial é a sua composição 100% gordura e o fato de se manter líquida ou um pouco pastosa em temperatura ambiente, como se fosse uma manteiga clarificada, em termos gastronômicos.

A manteiga de garrafa pode ser encontrada já pronta para ser comercializada em casas de produtos nordestinos, mas se você está no nordeste, provavelmente irá encontrar esse produto em algum comércio informal devido à sua fabricação majoritariamente artesanal.

Pode ser usada tanto no preparo de pratos como carne assada e mandioca, dar um toque final no feijão fradinho, baião de dois e outras delícias típicas do nordeste ou ainda aproveitar para sentir o sabor intenso e especial simplesmente consumindo com pão caseiro ou jogando sobre a pipoca.

O nome vem da sua forma de armazenamento: em garrafas de vidro. Para saber como fazer manteiga de garrafa basta ter paciência e seguir as instruções do umCOMO.

Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Garrafa ou pote de vidro
  • Peneira
Passos a seguir:
1

Existem diferentes processos de fabricação da manteiga de garrafa, um dos mais simples para ser feito em casa é através de uma manteiga já pronta. Mas se você estiver inspirado pode também fazer a sua própria manteiga a partir do leite.

2

Para fazer manteiga de garrafa, derreta a barra de manteiga em fogo alto ou médio-alto.

3

Assim que você perceber que toda a barra já se transformou em líquido e está fervendo, abaixe o fogo.

4

Comece então a mexer essa manteiga líquida em fogo baixo e repare na espuma branca que se formou sobre a superfície. Continue a mexer, pacientemente, até que a espuma desapareça (isso pode levar algum tempo).

5

Quando a espuma sumir da superfície devem restar apenas pequenas bolhas. Apague o fogo então.

6

O aspecto do líquido é de um óleo, mas observe que há algumas partes brancas sólidas na mistura. A esse ponto a água que existia na manteiga já evaporou. Os branquinhos que sobraram são o açúcar e a proteína e o líquido que é a gordura pura.

7

Espere a gordura esfriar um pouco e veja se essas partes brancas se unem mais, isso facilitará a próxima etapa.

8

Com o líquido já mais frio, utilize uma peneira para coar essa manteiga derretida e separar as partes sólidas e brancas da gordura pura. Você pode realizar essa processo diretamente na garrafa ou recipiente de vidro onde deseja armazenar sua manteiga de garrafa.

9

Está pronta a sua manteiga de garrafa! Uma das principais características desse produto é o seu sabor levemente "rançoso", para que sua manteiga chegue nesse ponto é importante que não seja armazenada na geladeira, com esse tipo de armazenamento a manteiga na garrafa de vidro, feita em casa, pode durar até dois meses.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer manteiga de garrafa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.