Partilhar

Como fazer fondant caseiro com marshmallows

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer fondant caseiro com marshmallows

O fondant é uma massa de açúcar muito elástica e moldável. Utiliza-se no âmbito da confeitaria para decorar bolachas, tortas ou cupcakes, e se manuseia como uma massa. É possível fazer uma infinidade de formas e figuras com fondant, é preciso só vontade e muita imaginação. A palavra "fondant" provém do francês e significa "que se funde", por sua elasticidade e versatilidade. O fondant pode ser comprado em qualquer loja especializada em confeitaria ou pode fazê-lo você mesmo. Há várias formas de fazer fondant caseiro, mas uma das mais simples e econômicas é a que tem como ingrediente principal marshmallows. Assim, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe como fazer fondant caseiro com marshmallows.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer fondant sem marshmallows
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O primeiro passo para fazer fondant caseiro é fundir os marshmallows. Para isso, ponha os marshmallows em uma tigela ou recipiente apto para micro-ondas. Para que os marshmallows não colem na tigela, unte-a com um pouco de manteiga. Acrescente uma colher de sopa de água e coloque a tigela no micro-ondas durante 3 minutos (sempre vigiando para que não queime). É aconselhável que as nuvens de açúcar sejam brancas para poder tingir o fondant da cor que quiser.

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 1
Imagem: alexiascaes.blogspot.com
2

Quando tirar a tigela do micro-ondas, mexa com uma espátula ou colher os marshmallows para que acabem de se desfazer. Se não foi tudo fundido, coloque-os um minuto mais e já estarão prontos.

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 2
Imagem: paperblog.com
3

Uma vez prontos os marshmallows, já pode começar a acrescentar o açúcar de confeiteiro. Acrescente o açúcar de confeiteiro pouco a pouco para que o fondant fique melhor amassado. Comece a misturar os marshmallows com o açúcar com a ajuda de uma colher ou espátula e, quando começar a pegar forma sólida, remova-os da tigela e amasse com as mãos para dar forma ao fondant caseiro. Para que o fondant não cole, passe as mãos em açúcar de confeiteiro e pulverize o açúcar também pela área onde vai amassar a massa.

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 3
Imagem: ydepostre.com
4

Quando tiver acrescentado todo o açúcar de confeiteiro e a massa de fondant não colar nas mãos, faça uma bola e cubra-a com papel filme. Unte previamente o papel filme com manteiga ou açúcar de confeiteiro para que a massa não fique colada. Coloque a bola envolvida em papel filme no frigorífico e deixe-a repousar um dia inteiro.

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 4
Imagem: ellaboratoriodelastartas.blogspot.com
5

Após um dia de repouso, tire a massa da geladeira e volte a amassá-la. Se notar que está um pouco dura, coloque-a alguns segundos no micro-ondas, verá que fica um pouco mais macia. E pronto! Já tem seu fondant caseiro com marshmallows pronto para decorar o que quiser, bolachas, madalenas, uma torta, bolo...

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 5
Imagem: losmundosdemomo.com
6

Se quiser fazer fondant colorido só precisa acrescentar o corante da cor que quiser após o passo 2, quando os marshmallows estiverem desfeitos. Recomendo que use um corante em gel porque o líquido fará sua massa mais líquida e terá de acrescentar um pouco mais de açúcar de confeiteiro. Esta é uma receita muito simples que permite fazer seu próprio fondant com marshmallows quando quiser.

Como fazer fondant caseiro com marshmallows - Passo 6
Imagem: lacremedelacreme-ndl.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fondant caseiro com marshmallows, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Os marshmallows não podem ser os cobertos de açúcar.
  • É recomendável que compre o açúcar de confeiteiro, porque o caseiro deixará a massa de fondant arenosa.

Escrever comentário sobre Como fazer fondant caseiro com marshmallows

O que você achou da receita?
3 comentários
Simone
Boa noite esse fondant pode cobrir bolo e conserva_ lo na geladeira depois do bolo finalizado?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Simone, você pode guardar o fondant restante sim. Envolva com papel filme de cozinha e guarde na geladeira. Obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)
thamy
Posso colocar corante depois de pronto? por exemplo se precisar fazer só alguns detalhes de outra cor ?
giovana
nas decoracoes para cupcake qto tempo de validade tem o fondant caseiro
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Giovana, para saber tudo sobre a conservação e tempo de validade do fondant caseiro entre neste link: http://comida.umcomo.com.br/articulo/como-conservar-o-fondant-10497.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)

Como fazer fondant caseiro com marshmallows
Imagem: alexiascaes.blogspot.com
Imagem: paperblog.com
Imagem: ydepostre.com
Imagem: ellaboratoriodelastartas.blogspot.com
Imagem: losmundosdemomo.com
Imagem: lacremedelacreme-ndl.blogspot.com
1 de 7
Como fazer fondant caseiro com marshmallows

Voltar ao topo da página