Conservar os alimentos

Como conservar o fondant

Como conservar o fondant
Imagem: madefrompinterest.net

Durante os últimos anos a confeitaria foi melhorando até chegar a níveis inimagináveis de fama e reconhecimento. O que antes era reservado só para os confeiteiros e especialistas na matéria agora chegou às casas e pode ser feito praticamente no mundo todo. Entre o grande número de possibilidades que oferece, as decorações com fondant são das mais populares entre os amantes do doce. Fazê-lo em casa, manipulá-lo e criar as figuras que mais gostarmos é fácil, mas apresenta um problema. Depois de aberta ou começada, esta massa de açúcar endurece em poucos dias. Para evitar que isto aconteça e poder aproveitá-la durante mais tempo, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como conservar o fondant.

Também lhe pode interessar: Como conservar manjericão
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber é que, ao contrário do que acontece com outros alimentos, o frio é altamente prejudicial para o fondant, já que o estraga e endurece mais rápido. Consequentemente, de forma alguma guarde ele no congelador ou geladeira. Ao fazer fondant caseiro, devemos reservar na geladeira umas horas, mas isso é para que endureça e acabe de adquirir a consistência adequada, não para conservá-lo.

2

A melhor forma de conservar o fondant é com papel filme. Cubra o fondant inteiro que tenha sobrado depois de decorar um bolo ou de fazer figuras com ele, tense bem o papel filme para que não entre ar nenhum e guarde em um recipiente com tampa. Depois, guarde este recipiente em um lugar à temperatura ambiente, nem frio nem quente, e livre de umidade.

Como conservar o fondant - Passo 2
Imagem: sugarmur.com
3

Se tiver muita quantidade de fondant é recomendável, depois de envolver com o papel filme, colocá-lo em sacos de congelamento, para se certificar mais ainda de que não entra ar, e colocar esses sacos em recipientes com fechamento hermético. Desta forma de certeza que o fondant ficará em perfeitas condições até que volte a usá-lo. Lembre-se que o ar e a umidade são totalmente incompatíveis com esta massa de açúcar.

Como conservar o fondant - Passo 3
Imagem: comprafondant.com
4

Cada vez que tirar o fondant para usá-lo, lembre-se de amassá-lo bem para retomar a textura e consistência que tinha, e mesmo que pareça mais duro, verá como rapidamente volta à forma anterior. Nunca use papel de alumínio para guardar o fondant restante porque não servirá para conservá-lo. Este tipo de papel não é tão hermético e eficiente como o filme para conservar e manter os alimentos por um prazo de tempo médio ou longo.

5

Quanto à conservação de bolos com fondant você deve saber que é a mesma coisa que com a massa em si, nada de geladeira nem congelador. Lembre-se que um dos ingredientes principais do fondant é o açúcar, que se dissolve com a água, por isso não é recomendável colocar na geladeira. O ideal é introduzir em uma caixa ou recipiente com tampa e guardar em um lugar à temperatura ambiente onde não pegue a luz direta do sol nem fluorescente, pois danificariam a cobertura. Não cubra com papel filme, já que poderia danificar a decoração.

Como conservar o fondant - Passo 5
6

Depois que o bolo estiver começado, se tiver sobrado alguma porção, guarde na geladeira mas consuma durante os próximos dias. Apesar de que, o mais aconselhável é guardar os pedaços restantes em um recipiente com tampa, como faria com um bolo normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar o fondant, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
gisele
Oi,adorei o blog...Pergunto,se eu modelar com o fondan ou fondan de chocolate quantos dias posso armazenar as modelagens conservando cor/aspecto e maciez na peça modelada?bjs.sucessooooooooo
mirna
bom dia!!! gostaria de saber qual corante seria mais recomendado para usar no fondant? se puder publique também marcas de bosns chocolates para se trabalhar tanto nobres como fracionados.obrigado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mirna, o corante cosmetível em gel é o mais indicado para colorir o fondant. Quanto aos chocolates, não consigo dar-lhe essa informação. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: madefrompinterest.net
Imagem: sugarmur.com
Imagem: comprafondant.com
1 de 4
Como conservar o fondant