Outros Alimentos e Saúde

Benefícios do figo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 janeiro 2023
Benefícios do figo

O figo é uma das frutas cujo aroma é inconfundível. O cheiro que exala fica impregnado em qualquer lugar onde ele estiver. É muito nutritivo, pois contêm minerais, vitaminas, fibras e outros componentes que potencializam as propriedades e benefícios da fruta figo, motivo pelo qual o consumo é recomendado, já que contém qualidade de teor proteico e baixa porcentagem de gordura.

Além disso, existem muitas formas de consumir o figo: compotas, saladas e requeijão são algumas das receitas simples de preparar que incluem este fruto entre os seus ingredientes. Desta forma, você pode obter seus benefícios sem enjoar do sabor, mas mantendo um consumo responsável. Para descobrir tudo sobre os benefícios do figo, suas propriedades e contraindicações, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer figos em calda

Índice

  1. Propriedades do figo
  2. Benefícios do figo
  3. Como comer figo
  4. Contraindicações do figo

Propriedades do figo

Os figos têm um valor nutritivo importante, motivo pelo qual se recomenda o consumo. Cada 100 g deste fruto contém 19,2 g de hidratos de carbono (dos quais 16,3 g são açúcares), 35 mg de cálcio, 3 g de fibra e 232 mg de potássio.

Em relação às calorias que contêm, cada 100 g consumidos fornecem 74 kcal. Por apresentarem baixo percentual de gordura, os figos podem ser incluídos em qualquer tipo de dieta. Eles contribuem para a perda de peso se forem acompanhados por uma dieta saudável e equilibrada, e exercícios físicos.

As propriedades dos figos são as seguintes:

  • Importante fonte de carboidratos.
  • Fornece proteínas e fibras.
  • Contém minerais como potássio, cálcio, magnésio, zinco, iodo, fósforo e sódio.
  • Fornece vitaminas A, B, C, D e E.

Benefícios do figo

Devido às propriedades que contêm, os figos fornecem uma série de benefícios importantes para a saúde.

Contribuição nutricional

O conjunto de minerais e vitaminas, aliado ao seu baixo teor de gordura, fazem do figo um bom aliado para a saúde. É ideal para quem quer perder peso e para quem sofre de problemas cardiovasculares.

Efeitos antioxidantes

A cor dos figos, azul púrpura, está relacionada com a presença de polifenóis no fruto, pigmentos de interesse científico e nutricional devido aos seus efeitos antioxidantes. Outro dos benefícios do figo é que, graças à sua carga de antocianinas, contribui para a proteção do DNA, tem efeito anti-inflamatório e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas.

Prevenção da degeneração macular

O consumo de figos ajuda a melhorar problemas visuais em idosos. Sua contribuição de vitamina A afeta a tradução da luz em sinais nervosos e a diferenciação das células que compõem a estrutura ocular.

Esse fruto é uma ótima fonte de vitamina A. As propriedades biológicas do retinol, substância específica dessa vitamina, ajudam a manter a saúde da visão. Na sua ausência, ocorrem vários problemas oculares e infecções.

Saúde do coração

O teor de fenóis, ômega 3 e 6 dos figos, permite que seu consumo contribua para a prevenção de doenças coronárias. É um fruto sem colesterol e contém apenas vestígios de lipídios que, juntamente com o seu aporte de magnésio, ajuda a manter um coração saudável, garante as reações bioquímicas do organismo e facilita o controle da pressão arterial.

Analgésico

Os figos são usados ​​para melhorar os processos de inflamação da garganta. Contém vitaminas C e A, ambas agem como anti-inflamatórios das membranas mucosas. Portanto, beber um suco de figo é altamente recomendado se você sofre de problemas respiratórios, como tosse convulsa e asma.

Poder digestivo

Devido ao seu teor de fibras, um dos benefícios do figo é que ajuda a melhorar os problemas de prisão de ventre. Serve como um prebiótico para as bactérias aninhadas no intestino.

Controle glicêmico

O chá extraído das folhas de figueira ajuda a reduzir as necessidades de insulina em pessoas com diabetes. Bebidas compostas com altas doses de extrato de figo têm baixo índice glicêmico.

Mantém o sistema muscular e esquelético

Graças ao seu teor de cálcio, outro dos benefícios do consumo do figo é o que reporta à saúde muscular e esquelética. Ajuda a prevenir doenças como a osteoporose, interrompe a progressão da osteopenia e mantém a densidade óssea e os dentes saudáveis.

Benefícios do figo - Benefícios do figo

Como comer figo

A maneira mais comum de comer figos frescos é removendo a casca para consumir o interior. No umCOMO recomendamos que você não os coma quentes para que possa apreciá-los mais e para que sejam agradáveis ​​ao paladar.

Existem várias maneiras de comer figos. Aqui estão algumas receitas ou sugestões:

  • Geleia de figo. Lavando as frutas, retirando-lhes os cabinhos e cozinhando-as juntamente com o açúcar adicionado, consegue-se rapidamente fazer esta compota. Embora haja também a opção de fazer um doce de figo sem açúcar.
  • Salada de figos e nozes.
  • Requeijão com figos e mel.
  • Figos em calda. Só precisa de água, casca de limão e açúcar para fazer a calda e assim comer figos mesmo fora de época.

Se estiver interessado em pratos que contenham figos, recomendamos que leia Como secar figos.

Benefícios do figo - Como comer figo

Contraindicações do figo

O consumo de figos é contraindicado em diferentes situações:

  • Se você sofre de diabetes, não é recomendável consumir figo, pois é rico em açúcar.
  • Seu consumo não é recomendado para pessoas em tratamento com medicação anticoagulantes. Os figos podem afetar a eficácia desses remédios devido ao seu alto conteúdo de vitamina K.

O consumo excessivo ou inadequado de figos leva a uma série de efeitos colaterais, como azia, dor e inflamação. Também pode causar diarreia devido ao seu alto teor de fibras. Além disso, se forem consumidos antes de estarem maduros o suficiente, podem causar fortes dores de estômago. Portanto, você deve consumi-los no ponto ideal de maturação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do figo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios do figo