Massa fettucine

Como fazer fettuccine alfredo

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 1 agosto 2018
Como fazer fettuccine alfredo

O fettuccine alfredo é um dos pratos italianos mais famosos de todo o mundo. Contudo, o passar dos anos fez com que várias pessoas alterassem a receita a seu gosto e a receita raramente é servida na sua versão original. O famoso molho que envolve o macarrão foi criado por Alfredo di Lelio para aumentar o apetite de sua esposa após o nascimento do seu primeiro filho, em 1908. Ela gostou tanto do prato que levou a sugestão para o seu pequeno restaurante em Roma. A receita foi popularizada por celebridades e, atualmente, é preparada em vários países de todo o mundo. Se você é fã da gastronomia italiana, é certo que vai ficar fã desse prato. Para saber como fazer fettuccine alfredo na sua receira original, continue lendo esse artigo do Chef umComo.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer macarrão ao alho e óleo

Passos a seguir:

1

Para fazer fettuccine alfredo, comece por preparar o macarrão. Encha uma panela com água e coloque no fogo. Tempere com sal, tendo em conta a seguinte proporção: cada litro de água deve conter 10 gramas de sal.

2

Quando a água levantar fervura, coloque o fettuccine na panela e deixe cozinhar por exatamente dois minutos. Remova e deixe escorrer.

Nota: Não se esqueça de reservar a água do cozimento.

Como fazer fettuccine alfredo - Passo 2
3

Coloque metade da quantidade de manteiga em uma travessa. Rale o queijo e coloque 3/4 na travessa, junto com a manteiga. Acrescente um pouco da água do cozimento da massa, que deve ser suficiente para criar uma pasta cremosa e fluida.

Reserve uma xícara da água de cozimento do macarrão, pois pode necessitar de usar mais tarde.

Como fazer fettuccine alfredo - Passo 3
4

Coloque o macarrão por cima do molho e polvilhe o que restar do queijo. Assim que o fizer, misture imediatamente com um garfo e uma colher, fazendo movimentos de baixo para cima. Se a mistura ficar demasiado espessa, junto um pouco mais da água do cozimento que reservou anteriormente.

Como fazer fettuccine alfredo - Passo 4
5

Dicas

Tenha em conta que o queijo derrete entre os 75 e os 85 º C. Procure não ultrapassar esse intervalo.O calor demasiado intenso fará com que os elementos proteicos dos alimentos se desprendam da gordura, modificando a textura. Uma temperatura insuficiente fará com que a mistura não fique cremosa.

Se desejar, pode juntar outros ingredientes como camarão, cogumelos ou bacon para complementar o prato.

6

Agora que já sabe como fazer fettuccine alfredo, confira outras receitas deliciosas de origem italiana:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fettuccine alfredo, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer fettuccine alfredo