Outros Receitas de verduras e hortaliças

Como fazer couve-flor com molho branco

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer couve-flor com molho branco

A couve-flor é uma verdura muito saudável, saborosa e que não requer de muito tempo na cozinha. Em umComo.com.br explicamos a você como fazer couve-flor com molho branco, bem gratinada e com um aspecto delicioso. Uma receita perfeita para fazer com que os mais pequenos comam vegetais, rápida de preparar e que vai proporcionar uma refeição suave e deliciosa graças ao toque de um bom queijo ralado.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer espinafres com molho bechamel
Passos a seguir:
1

Tiramos as folhas verdes da couve-flor e as desfazemos em arvorezinhas de tamanho médio. Lavamos bem as peças e colocamos para cozinhar em uma panela com água fervendo e um pouco de sal, até que a couve-flor esteja tenra. Tenham muito cuidado de que não passe e acabe tão macia que se desintegre e se desfaça na água. Separamos e deixamos escorrer. E se ao cozinhá-la quer evitar que desprenda seu característico cheiro forte, então convidamos você a consultar nosso artigo com truques para que a couve-flor não cheire.

2

Enquanto a couve-flor está cozinhando, podemos ir aproveitando o tempo para preparar um delicioso molho branco, no ponto que mais gostemos. Já sabe, em um recipiente no fogo vamos pôr a manteiga que deve estar à temperatura ambiente, e deixamos derreter e pegar sua temperatura, mas sem que se queime.

3

Adicionamos a farinha, aos poucos, e deixamos torrar um pouco. Também neste passo temos que ter cuidado para que a farinha do molho branco não queime. É melhor fazer todo este processo em fogo suave. A seguir temos que ir acrescentando o leite quente, devagar e sem deixar de mexer, até que tudo se integre e não fiquem grumos. Coloque sal e pimenta a gosto.

4

Deixe que o molho branco cozinhe, sem deixar de mexer para que não grude no fundo e adquira a textura desejada. Se você vir que está muito espessa, pode suavizar o molho com um pouquinho mais de leite. Retifique o sal e a pimenta.

5

Coloque o forno a pré-aquecer a 200ºC e enquanto isso vá colocando as arvorezinhas de couve-flor cozidas em uma travessa refratária. Cubra com o molho branco e polvilhe com o queijo ralado. Leve a couve-flor ao forno e deixe gratinar durante dez minutos. E já está pronta uma extraordinária couve-flor com molho branco!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer couve-flor com molho branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer couve-flor com molho branco