Receitas vegetais

Como cozinhar verduras a vapor

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozinhar verduras a vapor
Imagem: cocinaycomparte.com

A cozinha a vapor é uma das mais saudáveis que existem, já que os alimentos conservam todas as suas propriedades. Deste modo, é uma das formas mais recomendáveis de preparar os vegetais, para assim aproveitar todos os benefícios que contribuem para a saúde do organismo. Trata-se também de uma forma muito simples e rápida de preparar as hortaliças que mais goste, de modo que não perca este artigo de umComo sobre como cozinhar verduras a vapor.

Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer legumes na chapa

Passos a seguir:

1

Na hora de cozinhar verduras a vapor, primeiramente devemos ter os vegetais prontos para cozinhá-los. Para isso, será necessário lavá-los, descascá-los, caso seja necessário e cortá-los. Você pode preparar a maioria de vegetais a vapor: brócolis, couve-flor, aspargos, milho, cenoura, espinafre, batatas... Tudo o que lhe vier à cabeça.

Como cozinhar verduras a vapor - Passo 1
2

Uma das formas mais rápidas de cozinhar vegetais a vapor é com uma panela elétrica a vapor, um pequeno eletrodoméstico que facilita muito a tarefa. O funcionamento das panelas elétricas a vapor pode variar em função da marca e modelo, mas todas precisam que você encha o depósito e monte os alimentos na bandeja correspondente. Por último, deverá tampá-la e programá-la o tempo necessário segundo o tipo de alimento; normalmente você encontrará no manual da panela elétrica a vapor uma tabela de tempos de cocção dos vegetais.

Como cozinhar verduras a vapor - Passo 2
Imagem: spanish.xjelectric.com
3

Outra boa opção para cozinhar verduras a vapor são as panelas a vapor tradicionais. Este método de cocção a vapor requer o mesmo procedimento das panelas elétricas; deste modo, deverá acrescentar um pouco de água na panela inferior sem que chegue a tocar o coador, tampar com a parte superior, colocar as verduras sobre o coador e por a tampa.

Como cozinhar verduras a vapor - Passo 3
Imagem: vida-sana.es
4

Se o que quer é cozinhar verduras a vapor com uma "panela" a vapor de bambu, você precisará também de um caçarola onde encaixá-la. Deste modo, acrescentará a água na caçarola e colocará a panela a vapor de bambu com os vegetais em cima. É importante acrescentar água suficiente, porque ela vai evaporando, mas nunca poderá tocar o fundo da panela a vapor ou molhará os alimentos de seu interior.

Como cozinhar verduras a vapor - Passo 4
Imagem: nuezmoscada.com
5

Caso não disponha de nenhum destes artefatos para cozinhar verduras a vapor, também existe a opção de cozinhar a vapor sem panela a vapor. Para isso, precisará de um coador grande o suficiente para apoiar sobre uma panela ou caçarola, onde colocará os vegetais que queira preparar. Para isso, recomendamos que você consulte nosso artigo como cozinhar a vapor sem panela a vapor, onde encontrará o passo a passo detalhado.

Como cozinhar verduras a vapor - Passo 5
Imagem: kassidykey9.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar verduras a vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
Imagem: cocinaycomparte.com
Imagem: spanish.xjelectric.com
Imagem: vida-sana.es
Imagem: nuezmoscada.com
Imagem: kassidykey9.wordpress.com
1 de 6
Como cozinhar verduras a vapor