Partilhar

Receitas com alcachofras

 
Por Sara Viega. Atualizado: 24 julho 2019
Receitas com alcachofras

Gosta de alcachofras? É um dos vegetais mais saudáveis que existe pois possui interessantes benefícios, além de conter muito poucas calorias. É um dos alimentos mais recomendados para emagrecer graças às suas propriedades diuréticas, é muito saciante e, além de tudo, encontra-se entre os alimentos com calorias negativas. Mas, além disso, a alcachofra contribui para reduzir o colesterol ruim no sangue, melhora a digestão e fortalece o intestino.

Se quiser descobrir diferentes formas de desfrutar do sabor deste delicioso vegetal, continue lendo porque em umComo vamos lhe dar 5 receitas com alcachofras de comer e chorar por mais!

Também lhe pode interessar: Verduras para comer cruas

Omelete de alcachofras

Uma das formas mais deliciosas de poder aproveitar ao máximo o sabor das alcachofras é preparando uma omelete com estes vegetais. Trata-se de um prato ideal para um almoço ou jantar, cheio de proteínas e com poucas gorduras, sendo perfeito para as pessoas que queiram perder peso ou, simplesmente, jantar algo um pouco mais leve. Para preparar esta receita vai precisar de:

  • 6 alcachofras
  • 4 ovos
  • 1/2 limão
  • 1/2 cebola
  • Azeite de oliva
  • Sal

Vamos começar por tirar o talo das alcachofras e retirar as folhas mais duras até que comecem a aparecer as amarelas, que são as que nos interessam pois são mais tenras; depois terá que partir em 4 pedaços para poder cozinhar corretamente. De seguida, adicione água em uma panela e adicione 1/2 limão para evitar que as folhas escureçam; adicione as alcachofras e deixe cozinhar por 15 minutos até que fiquem molinhas. Quando passar esse tempo, coe e reserve.

Agora pique a cebola e adicione em uma frigideira com azeite de oliva, deixando cozinhar até adquirir um tom transparente. Enquanto isso, bata os ovos em uma tigela, corrija o sal e, quando estiver pronto, adicione as alcachofras cozidos no ovo. Misture e, depois, verta o conteúdo na frigideira onde tem a cebola.

Tem que deixar coalhar e, depois, com uma colher de pau tem de ir dando forma às beiradas. Quando parecer bem sólida de um lado, vire e espere cozinhar também do outro lado. Pronto!

Em umComo contamos para você, de forma mais específica, como fazer omelete de alcachofras caso não tenha percebido algum passo.

Receitas com alcachofras - Omelete de alcachofras

Alcachofras ao alho

Outro prato entre os mais deliciosos que pode preparar com alcachofras é o que mostramos de seguida, onde misturamos com alho para conseguimos potenciar o seu sabor e optar por uma receita saudável e repleta de antioxidantes. Para elaborá-la precisará de reunir os seguintes ingredientes:

  • 6 alcachofras
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 limão
  • Sal e pimenta
  • Azeite de oliva

Comece esta receita colocando água para ferver em uma panela; quando começar a ferver adicione as alcachofras e deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora, aproximadamente, pois o que procuramos é que estejam completamente moles para poder preparar o nosso prato.

Quando estiverem prontas, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e, depois, retire as folhas até alcançar as mais tenras. Tire também a parte superior pois essa zona costuma ser mais dura. Depois disso, corte a alcachofra na vertical e reserve.

Em uma frigideira nova adicione um pouco de manteiga em fogo baixo (se preferir, pode voltar a usar azeite, como gostar mais); pique o alho em pedaços pequenos e quando esquentar, adicione à frigideira mexendo para evitar que queime; em seguida, adicione as alcachofras. Deixe cozinhar tudo junto por 5 minutos, tempere com sal e pimenta a gosto e, quando estiverem prontas, sirva este prato com um pouco de limão. Ficará delicioso!

Receitas com alcachofras - Alcachofras ao alho

Creme de alcachofras

Outra receita ótima com alcachofras que pode preparar é um creme delicioso que pode tomar tanto quentinho nas noites de inverno como frio nos dias de verão. Trata-se de um prato muito nutritivo e saudável, perfeito para começar o seu almoço ou jantar de uma forma muito saudável. Ingredientes necessários:

  • 10 alcachofras
  • 3 batatas
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola
  • Pinhões
  • Sementes de girassol
  • ½ copo de vinho branco
  • Caldo de verduras
  • Azeite de oliva virgem
  • Sal

O primeiro passo será picar a cebola e os dentes de alho para poder refogar; para isso, adicione um pouco de azeite de oliva em uma panela em fogo lento e, quando estiver quente, adicione ambos os vegetais mexendo para que não queimem. Enquanto isso, deverá descascar a alcachofra tirando as folhas mais duras e deixando só as partes mais tenras; deixe também o coração. Corte-as em 4 pedaços e adicione à panela para que cozinhem junto com a cebola e com o alho. Adicione um pouco de pinhões e de vinho branco e aumente o fogo para evaporar o álcool durante 3 ou 4 minutos.

De seguida, deverá descascar e cortar as batatas em pedaços pequenos e, quando estiverem prontas, adicioná-las à panela, mexendo para misturar com todos os outros sabores. Adicione agora 1 litro de caldo de verduras que pode ter feito previamente ou, se preferir, pode comprar um pronto no supermercado. Deixe que todos os ingredientes cozinhem a fogo médio/alto por 20 ou 25 minutos.

O último passo consiste em triturar todos os ingredientes para que seu creme de alcachofras fique com a consistência que procuramos. Pode triturar quantas vezes quiser, até que o prato combine com a textura que mais gostar. Polvilhe sementes de girassol por cima e desfrute de um prato saudável e delicioso!

Receitas com alcachofras - Creme de alcachofras

Alcachofras com batatas

Um prato consistente e perfeito para o almoço são as alcachofras com batatas, pois contém todos os nutrientes dos vegetais e, ainda, adicionamos a dose de energia do carboidrato através da batata. Para elaborar esta receita com alcachofras deverá reunir estes ingredientes:

  • 3 alcachofras
  • 4 batatas
  • 3 dentes de alho
  • Azeite de oliva
  • 1 ramo de salsinha
  • Sal e pimenta

Começamos esta receita descascando as alcachofras, tirando o talo e as primeiras folhas; depois enchemos uma panela com água e adicionamos os vegetais, jogamos um pouco de sal e teremos que deixar cozinhar por volta de 1 hora ou até que estejam tenras.

Enquanto vão cozinhando, tem que lavar as batatas e adicionar água fria na outra panela. Acenda o fogo e deixe cozinhar por 35 minutos aproximadamente. Quando estiverem prontas, retire e reserve.

Assim que as alcachofras estiverem prontas, retiraremos as partes que estão duras ou que não estão tão macias e cortamos na vertical. Por outro lado, descasque as batatas (se quiser, senão também pode comer com casca) e corte em pedaços grandes; em seguida adicione o azeite de oliva em uma frigideira e frite as batatas até que estejam douradinhas; depois, adicione as alcachofras até torrar.

Quando estiverem prontas, baixe o fogo e adicione o dente de alho para dar mais sabor à sua receita. Vá misturando para evitar que grudem ou queimem e, em 3 ou 4 minutos, o prato já está pronto para saborear! Polvilhe um pouco de salsinha picada para que o resultado seja delicioso.

Receitas com alcachofras - Alcachofras com batatas

Alcachofras gratinadas com queijo

Os amantes do queijo vão adorar esta deliciosa receita onde misturamos as alcachofras com queijo gratinado. Parece gostoso, verdade? Para preparar este prato temos que reunir os seguintes ingredientes:

  • 2 alcachofras grandes
  • 100 gramas de leite
  • 100 gramas de queijo para gratinar
  • 30 gramas de farinha
  • 30 gramas de manteiga
  • Sal e pimenta

A primeira coisa que devemos fazer é descascar as alcachofras retirando as folhas mais duras. Depois, devemos ferver uma panela com estes vegetais dentro, que terão que cozinhar por 30 ou 45 minutos, até que fiquem tenros.

Enquanto isso, adicione a manteiga em uma frigideira e deixe derreter em fogo lento; depois, adicione a farinha e o queijo e cozinhe até que a mistura fique douradinha. Assim que estiver pronto, adicione o leite e continue misturando; depois adicione o queijo, a pimenta e o sal a gosto. Reserve.

Assim que a alcachofra estiver pronta, retire do fogo, abra bem as folhas pelo centro e introduza em seu interior o molho de queijo que preparou. Depois, coloque no forno polvilhando um pouco de queijo para gratinar por cima e deixe assar por uns 5 minutos ou até que fiquem prontas. Você vai amar o seu sabor!

Em umComo temos outra receita de molho de queijo caso goste dos sabores mais fortes e intensos.

Receitas com alcachofras - Alcachofras gratinadas com queijo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas com alcachofras, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Receitas com alcachofras

O que lhe pareceu o artigo?

Receitas com alcachofras
1 de 6
Receitas com alcachofras

Voltar ao topo da página