Confeitaria

Como fazer cola comestível

Como fazer cola comestível
Imagem: ericaobrien.com

Quando realizamos figuras simples com fondant, como flores ou laços, utilizamos água ou clara de ovo como cola para unir as diferentes partes da figura. No entanto, quando nos adentramos na confeitaria criativa e começamos a criar tortas mais complicadas, nas quais tentamos colocar figuras verticais, vemos como isto não basta para mantê-las em seu lugar e acabam caindo. Precisamos recorrer à cola comestível, mas podemos fazê-la nós mesmos em casa? Claro que sim, de fato torna-se bem mais econômico que adquiri-la pronta. Se quiser saber como fazer cola comestível, continue lendo este artigo de umComo e descubra-o.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer flores com fondant

Passos a seguir:

1

Para elaborar a cola comestível você precisará de um produto chamado Carboximetilcelulose, mais conhecido como CMC. Este produto utiliza-se, sobretudo, para tornar o fondant mais moldável, elástico e conseguir que endureça mais rápido, já que é um composto orgânico derivado da celulose que tem a capacidade de espessar e estabilizar os alimentos. Para medir as duas gramas utilize um medidor em colheres ou, se não dispuser dele, uma colher de café e encha-a.

Como fazer cola comestível - Passo 1
Imagem: spainkitchenware.com
2

O primeiro a fazer é pôr a água em um recipiente apto para micro-ondas e esquentá-la uns segundos, o necessário para que esteja morna e não fria. Desta maneira o CMC se dissolverá melhor quando o incorporarmos. Se não o fizer é possível que o resultado seja uma massa impossível de manipular, muito distante do efeito esperado.

Como fazer cola comestível - Passo 2
Imagem: travelerstoday.com
3

Quando a água estiver morna, adicione o CMC e deixe-o repousar durante 20-30 minutos. Depois, acrescente umas gotas de sumo de limão, com duas será suficiente, já que o que pretendemos conseguir com este ingrediente é aumentar o tempo de conservação da cola comestível e evitar o aparecimento de gérmenes. Agora, mexa tudo com um garfo pequeno para desfazer o maior número possível de grumos e deixe repousar mais uns minutos.

Como fazer cola comestível - Passo 3
Imagem: aprendizderepostera.es
4

Se tiver ficado algum grumo não se preocupe porque quando voltar a repousar e o CMC acabar de hidratar, eles desaparecerão completamente. Quando não tiver nenhum grumo e o resultado for uma massa espessa com uma textura e elasticidade um pouco mais consistente que a da geleia, a cola comestível estará pronta.

Como fazer cola comestível - Passo 4
Imagem: latardelibre.es
5

Se você achar que acrescentou água demais porque ficou muito líquida, acrescente um pouco mais de CMC e deixe repousar. E, se ocorrer o contrário, o resultado for mais espesso do que deveria, despeje umas gotas de água.

6

Quando a cola comestível estiver terminada, você deverá reservá-la no frigorífico para que se conserve em perfeitas condições por mais tempo e tampar o recipiente. Ela durará uns dois meses, aproximadamente. É muito importante que o recipiente que você usar seja hermético para evitar que entre ar ou umidade. Agora você já pode começar a criar suas figuras de fondant e colá-las sem problemas.

Como fazer cola comestível - Passo 6
Imagem: marialunarillos.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cola comestível, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Paula
Boa tarde. Tenho uma receita que é necessário usar sugarcel CMC para colar pasta de chocolate no chocolate. Essa receita que você ensinou serve também? Me preocupei pelo fato de ter o limão. Muito obrigada
Imagem: ericaobrien.com
Imagem: spainkitchenware.com
Imagem: travelerstoday.com
Imagem: aprendizderepostera.es
Imagem: latardelibre.es
Imagem: marialunarillos.com
1 de 6
Como fazer cola comestível