Confeitaria

Como fazer cobertura de cream cheese

Como fazer cobertura de cream cheese

Enfeitar e decorar um bolo é uma atividade tão divertida quanto criativa no mundo da confeitaria. Isso se deve, em partes, à grande variedade de coberturas disponíveis com as quais podemos não apenas preparar sobremesas deliciosas, mas também de encher os olhos.

A cobertura de cream cheese, que tem consistência semelhante à do creme de manteiga ou buttercream, é um pouco menos doce e tem, como ingrediente principal, o próprio cream cheese. Esse tipo de cobertura é bastante versátil e combina com diferentes sabores: chocolate, Oreo, limão... Logo, funciona superbem com bolos, cupcakes, brownies, sorvetes, vitaminas e outras sobremesas.

Sem dúvidas, se você gosta de confeitaria ou quer saber fazer uma cobertura fácil para se ter como carta na manga, nós do umCOMO vamos te mostrar como fazer cobertura de cream cheese. A receita requer apenas 3 ingredientes, mas vamos te mostrar dicas para que você possa prepará-la, também, sem o uso da manteiga.

8 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer churros espanhol

Passos a seguir:

1

Bata a manteiga por 4 minutos, ou até obter uma pasta homogênea. Use a batedeira em velocidade média-alta. Se a sua batedeira conta com o acessório tipo pá, melhor ainda, já que ele impossibilita a entrada de ar em excesso na receita. O ponto ideal é aquele no qual a manteiga está mais esbranquiçada e cremosa.

Lembre-se de que, se você mora em um local de clima frio, deve tirar a manteiga da geladeira entre 15 e 30 minutos antes de usá-la. Já se você mora em uma região de clima quente, tire a manteiga da geladeira entre 5 e 10 minutos antes de usá-la. O tempo exato vai depender do quão quente ou frio é o lugar, já que a manteiga precisa estar bastante fria, mas suave ao toque.

2

Peneire o açúcar de confeiteiro sobre a manteiga. Faça isso com auxílio de um coador ou peneira, para que não se formem caroços. Se você quiser adicionar alguma essência, este é o momento ideal, já que ela é melhor distribuída com a gordura. Por último, se você vive em uma área de clima muito quente, pode adicionar um pouco mais de açúcar para que a mistura fique mais firme (mas, ao mesmo tempo, mais doce).

Antes de começar a bater, mexa bem a mistura com as hastes da batedeira desligadas, evitando que o açúcar saia voando por todos os lados quando começar a bater o creme.

Como fazer cobertura de cream cheese - Passo 2
3

Bata por 5 minutos em velocidade média-alta, ou até que o açúcar se integre completamente com a manteiga. Ao final do procedimento, o produto final deve ser um creme firme, mas esponjoso.

Como fazer cobertura de cream cheese - Passo 3
4

Adicione o cream cheese. Deixe-o na geladeira até a hora de usar, pois ele deve estar bem gelado antes que você comece a fazer a cobertura de cream cheese.

5

Bata bem em velocidade média/alta, durante 1 ou 2 minutos. A ideia é bater pelo período suficiente para unificar o cream cheese e a mistura de manteiga com açúcar. Se você exagerar no tempo, pode ser que a cobertura de cream cheese perca consistência.

Como fazer cobertura de cream cheese - Passo 5
6

Se quiser colorir a cobertura de cream cheese, use um corante em gel ou pasta, nunca corantes líquidos. Misture o produto com uma espátula de silicone, fazendo os mesmos movimentos.

7

Coloque a cobertura para gelar por um período de 10 a 15 minutos antes de usá-la. Antes de fazer isso, porém, cubra com papel filme o recipiente.

Como fazer cobertura de cream cheese - Passo 7
8

Decore. Essa cobertura de cream cheese serve tanto para fazer formas diferentes com o saco de confeitar, quanto para cobrir e decorar bolos e tortas. Se usá-la como cobertura, faça isso com auxílio de uma espátula.

Aqui estão algumas receitas de sobremesas deliciosas para você usar com esta cobertura cremosa de manteiga e cream cheese:

Como fazer cobertura de cream cheese - Passo 8
9

Se sobrar creme, guarde-o na geladeira. Antes disso, porém, cubra o recipiente com papel filme, de modo que ele fique em contato direto com a cobertura. Para isso, pressione o papel com a ponta dos dedos enquanto o coloca sobre o recipiente.

10

Quando for usar a cobertura novamente, trate de batê-la por 1 ou 2 minutos, para que recupere a consistência. Antes disso, porém, tire a cobertura da geladeira e deixe-a descansar por um período de 5 a 10 minutos, para que não fique tão dura quando for batê-la.

11

Leve as sobremesas à geladeira depois de decorá-las. Lembre-se de que essa cobertura é sensível ao calor, portanto, não a exponha muito. Além disso, não faça decorações muito altas, pois esse creme é mais delicado em comparação a outras coberturas.

12

Se você quer uma cobertura extra firme, vai precisar apenas pular alguns dos passos anteriores e adicionar os que indicaremos a seguir:

  1. Adicione chantilly para bater à receita. Você pode usar ½ xícara ou ¼ de xícara. Lembre-se de refrigerar o creme com antecedência e retirá-lo apenas quando for usá-lo.
  2. Bata o cream cheese por meio minuto e adicione o chantilly já bem gelado. A partir desse momento, bata por mais 3 minutos e meio ou até conseguir uma textura bastante cremosa e esponjosa. A princípio pode parecer que o preparo foi interrompido, mas não se preocupe, é normal.
  3. Incorpore a pasta cremosa de manteiga e açúcar. Junte ambas os cremes com auxílio de uma espátula de silicone, sempre fazendo movimentos envolventes e lentos, para não perder o ar obtido.
  4. Bate por 30 segundos usando a batedeira, quando tiver a preparação quase pronta.
  5. Coloque para refrigerar.

Caso você queira preparar a cobertura de cream cheese sem usar manteiga, bata creme de leite fresco, açúcar e cream cheese até que formem a pasta. O resultado será uma cobertura de cream cheese mais leve do que aquela feita com manteiga.

13

Para mais ideias sobre como decorar cupcakes ou bolos com cobertura de cream cheese, sugerimos esse vídeo do canal TudoReceitas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cobertura de cream cheese, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você estiver fazendo uma cobertura branca e quiser aromatizá-la com baunilha, use a baunilha branca
  • A cobertura de cream cheese fica ótima em bolos como os de amora, red velvet, de Oreo, de cenoura, etc.
  • Você pode preparar uma cobertura de cream cheese com chocolate usando qualquer versão de chocolate que possa ser derretido.
  • Antes de aplicar qualquer cobertura, o produto de confeitaria deve estar bem frio.
  • Prefira manteiga sem sal, pois ela tem uma textura melhor para o preparo da cobertura. Além disso, escolha uma com coloração menos intensa, para que a cobertura não fique muito amarelada. Não use margarina.
  • Não use cream cheese light ou com baixo teor de gordura, pois isso prejudica a consistência.
  • Se não quiser usar corantes ou essências, use 1 colher de chá de pasta de frutas, nozes ou outros produtos semelhantes.
  • Use açúcar de confeiteiro fino.
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Idalina
adorei fazer esta cobertura para o meu bolo de Pascoa.
obrigado pela ajuda.

Idalina
1 de 6
Como fazer cobertura de cream cheese