Confeitaria

Como fazer bolinhos de chuva de nata

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 abril 2020
Como fazer bolinhos de chuva de nata

Os bolinhos de chuva são uma receita tradicional feita em muitos países na época da Quaresma, mas também é um doce que pode ser saboreado o ano inteiro. Apesar da receita típica não incluir nenhum recheio, é muito comum comer recheados de ingredientes como creme, chocolate ou nata, e são muito fáceis de preparar em casa. Neste artigo de umComo, mostramos a você como fazer bolinhos de chuva de nata; atreva-se a fazer em casa e ficará surpreendido com o resultado.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolinho de chuva com banana
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem que fazer para fazer esta receita de bolinhos de chuva de nata é colocar uma panela no fogo e adicionar o leite, a manteiga, uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. Mexa um pouco os ingredientes e deixe cozinhar até que o leite comece a ferver.

2

Quando a mistura tiver fervido, baixe o fogo até ao mínimo e verta a farinha toda de uma vez. É muito importante que neste ponto vá mexendo a mistura com a ajuda de uma colher de pau, para que a farinha cozinhe mas sem chegar a grudar. Saberá que a massa está pronta quando não tiver grumos e descolar dos lados e do fundo da panela.

Como fazer bolinhos de chuva de nata - Passo 2
3

A massa já está pronta? Então agora retire a panela do fogo e espere alguns minutos até que a mistura esfrie um pouco antes de adicionar os ovos, caso contrário estes poderiam chegar a coalhar. Quando tiver esfriado, adicione o primeiro ovo e espere até que tenha se integrado por completo antes de adicionar o seguinte ovo. Mexa com a colher de pau até obter uma massa lisa e brilhante. Por último, adicione um pouco das raspas de um limão, misture e reserve para mais à frente.

4

O seguinte passo é fritar os bolinhos de chuva e para isso é necessária uma boa quantidade de óleo; lembre-se que para não ficarem crus por dentro, eles devem literalmente flutuar no óleo. Coloque uma frigideira no fogo com óleo em abundância e espere até que esquente levemente; depois, com uma colher vá pegando porções de massa e use outra colher para empurrar, introduzindo-a no óleo quente. Em dois minutos aproximadamente estarão prontos; certifique-se de que estão bem feitos por todos os lados e retire da frigideira um por um. Aconselhamos você a colocar os bolinhos sobre um prato coberto com papel de cozinha para tirar o excesso de óleo.

5

Quando ainda estiverem quentes, passe os bolinhos no açúcar e, a seguir, prepare o creme chantilly. É muito simples e aconselhamos seguir os passos indicados no artigo Como fazer creme chantilly; depois de pronto, introduza em um saco de confeitar com um bico adequado para recheio, que seja longo e estreito, colocando no interior do bolinho de chuva a quantidade de recheio que desejar. Se não tiver saco de confeitar, pode abrir os bolinhos com uma faca e rechear adicionando o creme chantilly com a ajuda de uma colher pequena.

Como fazer bolinhos de chuva de nata - Passo 5
6

Os seus bolinhos de chuva de nata já estão prontos para desfrutar! Esperamos que goste e se quiser descobrir mais receitas como esta, não perca os seguintes artigos:

Como fazer bolinhos de chuva de nata - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolinhos de chuva de nata, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 de 4
Como fazer bolinhos de chuva de nata