menu
Partilhar

Como fazer bolinho de chuva com banana

 
Por Redação umCOMO. 16 abril 2021
Como fazer bolinho de chuva com banana

Tem algumas bananas maduras em casa e não quer desperdiçar? Aproveite para preparar esta receita de bolinho de chuva com banana simples e deliciosa. Os bolinhos de chuva são uma sobremesa frita muito saborosa e pertencem à tradição culinária de muitas famílias ao redor do mundo. Por isso, estão presentes em cafés da manhã, lanches e até em festividades como o Natal e a Semana Santa.

Existe uma grande variedade de receitas de bolinho de chuva, como, por exemplo, o de nata. Entre os mais populares está a receita de bolinho de chuva preparada com banana. Eles possuem um sabor peculiar e uma doçura pronunciada. É costume comê-los com sorvete de baunilha ou acompanhados de bebidas quentes como café, chá ou chocolate. O que você acha de prepará-los agora?

Descubra como fazer bolinho de chuva com banana de uma forma simples e rápida. Neste artigo do umCOMO te explicaremos o passo a passo da receita, além de proporcionarmos truques úteis para facilitar o trabalho.

15 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolinhos de chuva de nata
Passos a seguir:
1

Peneire a farinha. Ainda que não seja um passo obrigatório, é muito aconselhável que se faça, pois assim retira todos os grumos. Se quiser descobrir como peneirar farinha corretamente te recomendamos nosso artigo sobre o tema.

Apesar de que recomendamos preparar a receita com farinha de trigo, você também pode fazer seus bolinho de chuva com banana usando farinha com fermento, mantendo as quantidades da receita.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 1
2

Descasque e amasse as bananas. Use um garfo até que obtenha um purê consistente.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 2
3

Bata o ovo em um recipiente. Faça o processo até conseguir uma cor esbranquiçada.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 3
4

Adicione o açúcar, o fermento químico, a pitada de sal e a canela em pó. Mexa todos os ingredientes até integrá-los bem para conseguir bolinhos de chuva com banana esponjosos.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 4
5

Incorpore a banana amassada e misture outra vez.

6

Adicione a farinha peneirada intercalada com o leite. Mexa manualmente até conseguir uma massa de textura homogênea e espessa.


Ainda que não seja muito recomendável porque a massa perderá consistência, você também pode preparar seus bolinhos de chuva sem leite. Você pode substituí-lo por água com infusão de canela e casca de limão, a qual terá que esquentar em fogo alto. Logo, terá que integrar com o açúcar e a manteiga para formar uma massa espessa. O resto dos passos serão os mesmos desta receita de bolinho de chuva com banana.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 6
7

Esquente uma frigideira em fogo médio e depois adicione bastante óleo. Espere que o óleo esquente, mas não queime, isto é, não deve sair fumaça. Opcionalmente, você também pode preparar seu bolinho de chuva no forno para conseguir uma versão mais saudável da sobremesa. Simplesmente, pincele as bolinhas de massa com ovo e coloque-as no forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 7
8

No caso de prepará-los fritos, deposite uma porção de massa no óleo fervendo, ajudando com duas colheres. Uma delas servirá para conter o líquido e a outra para empurrá-lo sobre a frigideira. Coloque várias porções, mas não muitas de uma vez, senão o óleo ficará frio. Dependendo do tamanho da frigideira e da quantidade de massa, você pode adicionar entre 4 e 6 bolinhos. Você terá seus bolinhos de chuva com banana em dois ou três séries.

9

Frite-os virando-os durante o processo. A ideia consiste em que possam ficar dourados em todas as partes. Lembre-se de que a medida que frite seu bolinho de chuva com banana, deve usar a colher para banhar com o óleo da fritura a parte que não está submersa.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 9
10

Se sobram pedacinhos de massa frita no óleo, retire-os antes de adicionar a seguinte série. Procure manter o óleo limpo, pois, assim, a apresentação ficará melhor. Se não, a medida que frite os seguintes bolinhos, esses pedacinhos irão se aderir aos seus bolinhos de chuva com banana.

11

Coloque-os sobre o papel absorvente. Melhor ainda se coloque dentro de um coador forrado com duas folhas do papel. Dessa maneira, os bolinhos escorrerão melhor a gordura excedente.

12

Sirva a sobremesa. Ainda que os bolinhos possam ser degustados frios ou quentes, recomenda-se consumi-los quentinhos, porque, assim, são mais crocantes. Se você gosta, também pode banhá-los com qualquer tipo de mel, polvilhá-los com açúcar, açúcar com canela ou cacau em pó. Tudo isso enquanto seu bolinho de chuva com banana continue quente.

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 12
13

Se você quiser, pode guardar seus bolinhos na geladeira. Enrole-os com papel filme ou papel absorvente e guarde-os em um saquinho com fecho ou recipiente hermeticamente fechado. Eles se conservarão bem durante, no máximo, 3 dias.

14

Outra forma de preparar bolinho de chuva com banana pode ser cortando as bananas em rodelas grossas e, em vez de triturá-la, misturá-la na massa. Ficam deliciosos!

Você também pode tentar preparar bolinho de chuva com maçã e banana, para incorporar o sabor de mais frutas. Se preferir, também pode incrementar a receita e preparar bolinho de chuva com banana e doce de leite, ficará incrível!

Como fazer bolinho de chuva com banana - Passo 14
15

Se quiser descobrir como fazer bolinho de chuva com banana da melhor maneira, leve em conta as seguintes recomendações úteis para qualquer tipo de bolinho:

  • Concentre seus esforços na massa. Misture o suficiente até que não tenham grumos e a preparação seja suave. Além do mais, cuide para que as proporções sejam o mais exatas possíveis. Por último, prepare a massa para consumo imediato, pois quanto mais fresca esteja, melhor será o produto final.
  • Evite adicionar muito açúcar à preparação. Respeite as indicações da receita, porque exceder as proporções pode deixar o bolinho muito mole. Além do mais, pode fazer com que eles de desfaçam durante o cozimento.
  • Agregue a medida justa de fermento. Se você exagerar, os bolinhos cozinharão mais rápido e podem queimar-se por fora e ficarem crus por dentro. Caso você coloque pouco, também absorvem mais gordura. Quando você usa a quantidade adequada, os bolinhos ficam maiores e esponjosos.
  • Divida a massa em porções iguais ou similares. Separe a massa de forma que cada bolinho pese entre 70 e 75 gramas.
  • Use óleo suficiente e uma frigideira grande e profunda. A ideia consiste em facilitar que os bolinhos flutuem enquanto fritam, porque a massa não deve encostar no fundo da frigideira.
  • Regule a temperatura do óleo. Se você esquentá-lo demais, os bolinhos de chuva podem explodir. Ao contrário, se você o deixa muito frio eles ficarão moles e muito engordurados. Por essa razão, se você quer encontrar o ponto ideal, adicione um pedacinho de massa ao óleo, se flutuar e não se desfizer, está no ponto. Outra forma de comprovar a temperatura consiste em submergir um palito de madeira no óleo, se borbulhar muito ao redor do palito, o óleo está no ponto.
  • Retire os bolinhos de chuva no momento adequado. Observe-os bem e se notar que já não giram, que têm uma cor dourada e ao passar a espumadeira sente que estão consistentes, então já poderá retirá-los.

Não deixe de conferir também a nossa receita de bolinho de chuva de nata.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolinho de chuva com banana, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Existem pessoas que adicionam rum à massa.
  • Antes de retirar a massa, passe a colher pelo óleo quente, assim ela se desprenderá com facilidade.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer bolinho de chuva com banana
1 de 10
Como fazer bolinho de chuva com banana

Voltar ao topo da página