Cozinhar a berinjela

Como fazer berinjelas recheadas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer berinjelas recheadas

As berinjelas são uma hortaliça muito rica e saborosa que pode preparar-se de inúmeras formas. Umas das mais comuns é cozinhar berinjelas recheadas, misturando a carne deste vegetal com outros alimentos: carne picada, atum, outros vegetais, etc. Para que também possa prepará-las em casa, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer berinjelas recheadas.

4 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade média

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer berinjelas recheadas com atum

Passos a seguir:

1

Para começar, corte as berinjelas em duas metades de cima para baixo e com uma faca faça cortes na sua carne, prestando atenção para não romper a pele da berinjela. Coloque as 4 metades na bandeja do forno com o lado da pele para baixo, coloque sal e um pouco de azeite e leve-as ao forno durante 20 minutos.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 1
2

De seguida, pique a cebola bem pequena, adicione sal e refogue-a numa panela, até começar a dourar. Será muito importante manter o fogo na potência mínima para que a cebola se cozinhe mas não se queime.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 2
3

Lave e corte o pimento verde, de seguida, corte-o em pedaços pequenos ou tiras finas. Depois adicione-o na panela onde está a cebola e deixe-o mais uns 5 minutos.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 3
4

Adicione a carne picada (bovina, suína, mista, frango,...) na panela, dê voltas com uma espátula de madeira até ganhar cor. Em outra panela sem azeite (para evitar que as verduras se queimem), doure o bacon e quando estiver pronto, adicione-o à mistura da carne picada e das verduras.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 4
5

Passado esse tempo, retire as berinjelas do forno e retire a carne com a ajuda de uma faca ou colher. Deve ir com muito cuidado para não romper a pele, uma vez que servirá de recipiente para as berinjelas recheadas.

Pique bem toda a carne da berinjela e coloque-a na panela, deixe-a mais uns 5 minutos e de seguida adicione o tomate triturado (se for natural, deverá deixá-lo mais tempo ao lume do que se for de lata).

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 5
6

Prepare o molho bechamel, tal como lhe mostramos no artigo sobre como fazer molho bechamel. Encha as cascas das berinjelas com o recheio que preparou e adicione bechamel por cima.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 6
7

Adicione o queijo ralado por cima das quatro metades da berinjela. Coloque as berinjelas recheadas no forno durante uns 10 minutos a 180ºC.

Como fazer berinjelas recheadas - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer berinjelas recheadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Escolha a carne picada que mais goste: carne de porco, de bovino, mista, de frango...
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Como fazer berinjelas recheadas