Cozinhar a berinjela

Como fritar berinjelas

Como fritar berinjelas
Imagem: mjcoriablog.blogspot.com.es

A berinjela é um dos vegetais mais versáteis que podemos encontrar, já que existem tantas formas de cozinhá-la como gostos culinários. No entanto, uma das formas mais conhecidas e deliciosas de comê-las é fritando-as, uma receita tradicional que se torna ideal para acompanhar algum prato de carne, frango, peixe ou qualquer receita puramente vegetariana. Você sabe como fritar berinjelas? Em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo.

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer berinjelas à milanesa

Passos a seguir:

1

Entre os muitos benefícios das berinjelas encontramos o que se trata de um vegetal com baixo teor calórico e um grande conteúdo de água. É importante levar em consideração esta última característica, pois se não seguirmos a técnica adequada nossas berinjelas fritas em vez de crocantes e deliciosas ficarão um pouco macias, uma consistência que não queremos.

2

Para começar com o processo de fritar berinjelas você deverá lavá-las muito bem, cortar as pontas e depois cortá-las em rodelas, em palitos ou da forma que preferir.

Coloque as berinjelas em um escorredor, acrescente sal em abundância e deixe-as escorrerem durante 20 ou 30 minutos. Este é o passo mais importante dentro do processo de fritar berinjelas, pois permitirá que este vegetal solte o excesso de água e depois fique crocante ao ser frito.

3

Após este tempo, lave as berinjelas novamente para retirar o excesso de sal. Você deverá secar muito bem cada rodela com papel absorvente ou com um pano limpo. Se quiser pode polvilhar um pouco de pimenta, mas não acrescente mais sal, já que durante a secagem as berinjelas absorveram o sal necessário e não precisam de mais.

4

Em uma frigideira, de preferência antiaderente, coloque o azeite ou óleo para esquentar. Passe as berinjelas pela farinha e depois coloque-as na frigideira quando o óleo estiver bem quente. Não frite berinjelas demais ao mesmo tempo ou o que você vai conseguir é que elas demorem mais para dourar, absorvendo óleo demais e ficando com um gosto oleoso e pouco agradável.

5

Quando suas berinjelas fritas estiverem prontas, recomenda-se escorrer um pouco o azeite para conseguir que fiquem deliciosas e crocantes sem o excesso de gordura. Em vez de colocá-las em um papel absorvente a recomendação é de que as berinjelas soltem o excesso de azeite em uma grade, deste modo elas não umedecerão nem amolecerão.

Quando o primeiro grupo de berinjelas estiver escorrido coloque-as no prato onde as vai servir e coloque mais berinjelas fritas.

6

Todas estas recomendações ajudarão você a fritar berinjelas conseguindo que fiquem crocantes e deliciosas. Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fritar berinjelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Jose antonio LOpes
Por favor estou procurando quanto de caloria tem a berinjela frita. Alguém sabe!!!!
Imagem: mjcoriablog.blogspot.com.es
Como fritar berinjelas