Marisco galego

Como cozer um lavagante

Como cozer um lavagante

O mar oferece uma infinidade de alimentos saborosos que podemos preparar de múltiplas maneiras. Um deles é o lavagante, esse suculento marisco com duas grandes pinças que não deve ser confundido com a lagosta, apesar de suas semelhanças. Uma das formas mais tradicionais de comer lavagante é fervido, de forma que mantenha todo seu sabor original. Por isso, em umComo queremos explicar-lhe como cozinhar um lavagante passo a passo.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bacalhau à brás
Passos a seguir:
1

Assim como acontece com outros mariscos como os caranguejos ou as amêijoas, na hora de comprar lavagantes, o melhor é comprar lavagantes vivos. Em muitas peixarias e supermercados, conservam os lavagantes em aquários com água e inclusive pode escolher qual prefere.

Deste modo, garantirá a frescura do marisco e seu sabor sempre será mais intenso, já que o processo de decomposição destes animais ao morrer é muito rápido. Recomendamos-lhe que consulte nosso artigo a respeito de como saber se o peixe está fresco.

Como cozer um lavagante - Passo 1
2

Ainda assim, será importante que ao chegar em casa não deixe os lavagantes dentro da embalagem ou saco no qual foram vendidos, mas deverá tirá-los para evitar que morram. É que, sempre que possível, o lavagante deve ser cozinhado vivo, de modo que pode deixá-lo em uma tigela com um pouco de água ou na pia da cozinha.

3

Cabe destacar que, caso não tenha sido possível manter os lavagantes vivos, deverão ser cozidos mortos diretamente em água quente; enquanto que, se estão vivos, os colocaremos em uma panela com água fria e a levaremos para ferver para que morram nesse caso pelo calor. Se colocarmos os animais vivos diretamente em água fervendo, provavelmente se desprenderão as pernas e entrará água nas carapaças, estragando assim a receita.

4

Na água de cozimento, podemos juntar uma ou duas folhas de louro junto com o lavagante para assim aromatizá-lo e para que seu sabor seja mais saboroso. Sobre o tempo que devem cozinhar os lavagantes, dependerá do tamanho destes mariscos, mas ao terem uma carapaça dura costumam precisar de 22 minutos a partir da fervura da água.

Como cozer um lavagante - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozer um lavagante, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
victor gonzalez
22 minutos ,só se for para um lavagante de 2 quilos
elisa
muito bom
Editor umComo.com.br
Oi Elisa! Que bom que gostou da matéria. Continue acompanhando nossos artigos :)
1 de 3
Como cozer um lavagante