Lagostas vivas

Como preparar lagosta

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 18 dezembro 2019
Como preparar lagosta
Imagem: diasbemtemperados.receitablog.com.br

Lagosta é um crustáceo marinho que encanta e faz delicias de muitos no prato! É uma ótima iguaria, muito apreciada e vendida em restaurantes por todo o mundo. No entanto, comer lagosta em um restaurante pode ficar bem caro, pois o preço praticado para neste prato é, geralmente, bastante elevado.

Então porque não fazer você mesmo a lagosta em sua casa? É super fácil de preparar e ideal para um jantar romântico ou um jantar de amigos! Não perca tempo, veja nesse artigo de umComo.com.br como preparar lagosta e renda-se a este manjar!

Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela
  • Escumadeira
  • Faca / tesoura
Também lhe pode interessar: Como comer lagosta
Passos a seguir:
1

Para preparar um prato de lagosta você precisa, quase sempre, cozê-la primeiro. Depois existem diversas receitas, com molhos especiais e toques diferentes mas que, geralmente, passam sempre por este primeiro passo.

Então coloque no fogo uma panela com bastante água, sal (2 colheres de sopa para cada litro de água) e ervas aromáticas a seu gosto, pode ser por exemplo pimenta preta e salsinha, e quando estiver fervendo junte as lagostas para cozerem (elas poderão estar mortas ou vivas, o importante é serem frescas).

Deixe ficar no lume até estarem com uma cor bem avermelhada, pois significa que já estão cozidas. Normalmente demora entre 15 min (lagostas mais pequenas) a 30 min (lagostas maiores, com cerca de 1kg). Desligue o lume e deixe arrefecer ainda dentro da panela com água.

Como preparar lagosta - Passo 1
Imagem: nutricionistaliciavendruscolo.blogspot.com
2

Depois de esfriar suas lagostas, você pode servir assim mesmo ou, se quiser manter um aspeto mais cuidado e requintado, remova a casca e serva os lombinhos.

Para isso, você só precisa cortar as patas da lagosta, a cauda e se quiser a cabeça. De seguida e com ajuda de um garfo retire a carne e remova toda a tripa. Você pode servir em um prato ou voltar a colocar na casca da lagosta, inteira ou cortada em lombinhos para ser mais fácil retirar.

Como preparar lagosta - Passo 2
Imagem: deliciasdacozinhaladecasa.blogspot.pt
3

Se vai servir assim a lagosta, acompanhe com batata frita e com molho de manteiga: é só derreter a manteiga, colocar umas gotas de limão e salsinha picada e misturar tudo para regar depois a lagosta.

Pode também servir com maionese ou molho cocktail, fica uma delícia!

Como preparar lagosta - Passo 3
Imagem: winechef.com.br
4

Essa é a melhor maneira de preparar lagosta, seja para servir assim, seja para fazer um prato diferente com ela. A lagosta permite uma enorme variedade de pratos, como lagosta grelhada, arroz de lagosta, caldeirada de lagosta, salada fria de lagosta, enfim...! Por isso arrisque, prove, experimente e renda-se ao sabor único deste crustáceo!

Como preparar lagosta - Passo 4
Imagem: epocasaopaulo.globo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar lagosta, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Se comprar uma lagosta viva evite as que estiverem mais paradas ou com marcas pretas e perfurações na casca.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: diasbemtemperados.receitablog.com.br
Imagem: nutricionistaliciavendruscolo.blogspot.com
Imagem: deliciasdacozinhaladecasa.blogspot.pt
Imagem: winechef.com.br
Imagem: epocasaopaulo.globo.com
1 de 5
Como preparar lagosta