Outros Alimentos e Saúde

De onde vem a baunilha

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 11 setembro 2023
De onde vem a baunilha

A baunilha é um dos sabores mais presentes em uma variedade de alimentos. Pode ser encontrada em diferentes tipos de biscoitos, doces, bebidas quentes, frias e sorvetes. Apesar de sua presença em vários tipos de comida, as pessoas geralmente não estão familiarizadas com a existência de alguma fruta ou produtos específicos que proporcionam esse sabor a muitas preparações, por isso é importante conhecer a sua origem.

Usada frequentemente na confeitaria, é um dos ingredientes mais importantes em receitas doces, juntamente com chocolate e morango. Você encontrará esse sabor em bolos e sobremesas de todos os tipos, como pudins, mousses e outras preparações. Se você gosta de baunilha, ficará interessado em saber de onde vem esse sabor. Para descobrir de onde vem a baunilha, o que é a essência de baunilha e qual é a diferença entre a essência e o extrato de baunilha, recomendamos que continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer cascas de limão cristalizadas
Índice
  1. Do que é feita a baunilha
  2. De onde vem a essência de baunilha
  3. Diferença entre essência e extrato de baunilha

Do que é feita a baunilha

Esse sabor e aroma tão característicos são encontrados nas vagens exóticas da planta conhecida como Vanilla planifolia, que pertence à família das orquídeas. A substância obtida dessa planta é chamada de vanilina e é extraída dessas partes que foram previamente impregnadas em álcool. Nesse sentido, o sabor de baunilha só é obtido das orquídeas cujas flores foram polinizadas, o que leva a indústria alimentícia a recorrer ao uso de sínteses químicas do flavorizante como substituto.

Quem descobriu a baunilha

Para saber quem descobriu a baunilha, é necessário voltar às origens da descoberta desse sabor. Sua origem parece estar no México, especificamente na região de Totonacapan, onde os habitantes de suas respectivas aldeias começaram a usá-la para fins medicinais, para aromatizar várias de suas receitas e até como oferenda.

Desde a descoberta da baunilha, ela se tornou um elemento muito valioso na cultura totonaca; até mesmo rituais foram realizados em torno dela. As primeiras referências datam por volta de 1427, quando os totonacas estavam sob o domínio dos astecas. Quando a população totonaca estava sujeita aos astecas, eles já tinham a baunilha como um de seus tributos. Eles a usavam para aromatizar o chocolate asteca, entre outras coisas.

No entanto, o nome atual desse sabor só foi conhecido como tal algum tempo depois, já que foram os espanhóis que o batizaram de baunilha. Na cultura totonaca, era conhecida como 'xahanat', e na cultura asteca, 'tlixotlil'.

Você pode adquirir o sabor de baunilha no mercado de várias formas: em pó, em fava ou em essência. Seu uso vai além do estritamente gastronômico, pois também pode ser usado em perfumaria devido às suas propriedades aromáticas.

De onde vem a baunilha - Do que é feita a baunilha

De onde vem a essência de baunilha

Muitas vezes, pequenos frascos contendo uma substância negra conhecida como essência de baunilha são usados na preparação de sobremesas. Ao ler a lista de ingredientes de algumas receitas e as etapas para prepará-las, geralmente é recomendado adicionar uma pequena colher de essência de baunilha para dar sabor.

A essência de baunilha é o resultado da maceração da fava em licor ou álcool por três meses. No entanto, a maioria esmagadora dos produtos que contêm esse sabor atualmente é mais artificial, e foram utilizados flavorizantes como xarope de açúcar, melaço, óleo de mamona e outras substâncias químicas.

Como é extraída a essência de baunilha

Ela é produzida de forma sintética e é um produto que imita o sabor e o aroma do fruto, mas não é derivado diretamente dele. A vanilina é o elemento principal no sabor das favas.

Nesse processo de obtenção sintética, são usadas outras substâncias, como casca de pinheiro, lignina, óleo de cravo ou farelo de arroz. Também são usados mais ingredientes adicionados em sua fabricação, como água, emulsionantes, etanol e extratos químicos.

De onde vem a baunilha - De onde vem a essência de baunilha

Diferença entre essência e extrato de baunilha

A grande diferença entre a essência de baunilha e o extrato de baunilha é que o extrato vem da planta da baunilha em sua forma pura e temum sabor muito mais intenso. Por esse motivo, quando precisar adicionar o ingrediente a uma preparação, deverá fazê-lo com muito cuidado devido à sua potência.

Outra diferença é o uso. A essência de baunilha é usada na indústria alimentícia para a produção de doces, chocolates, cereais e biscoitos. Por outro lado, se o objetivo é produzir produtos de maior qualidade ou produtos em que a baunilha é um dos principais ingredientes, há uma preferência pelo extrato de baunilha. Esse é o caso dos fabricantes de iogurte e sorvete nos Estados Unidos, que devem usar extratos naturais em sua produção, caso contrário não poderão rotular seus produtos dessa forma.

Agora que você sabe de onde vem a baunilha, não perca estes artigo sobre Como plantar baunilha e essa receita de bolo de baunilha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a baunilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
De onde vem a baunilha