Receitas para diabéticos tipo 2


Todas as pessoas precisam cuidar da alimentação para ter uma boa saúde, mas quem é diabético precisa ainda mais. É possível desfrutar da comida e, ao mesmo tempo, controlar a diabetes, aprendendo quais alimentos comer, as quantidades e os horários adequados. E uma alimentação saudável ajuda a manter a doença sob controle, mesmo em pacientes diabéticos tipo 2.
Se você foi diagnosticado com diabetes tipo 1, tipo 2 ou diabetes gestacional, preste muita atenção em como a dieta afeta seu corpo. Tomando as medidas necessárias e fazendo receitas com os ingredientes adequados, você conseguirá superar a doença com sucesso. Para descobrir as melhores receitas para diabéticos tipo 2 e os ingredientes de cada uma delas, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.
- Arroz integral com legumes
- Carne moída com espinafre
- Frango com amêndoa chinesa
- Hambúrgueres de atum
- Salpicão de carne bovina
- Mingau de aveia
- Pão de linhaça sem farinha
- Panquecas veganas
- Smoothies com gengibre
- Suco de beterraba, cenoura e maçã
Arroz integral com legumes
O arroz integral com legumes é um prato delicioso e simples que você pode preparar seguindo estes passos:
- Lave o arroz integral com água e, depois de escorrer, ferva em uma panela com água e sal. Aguarde 30 minutos para que fique bem cozido. Após esse tempo, escorra-o e deixe-o de lado.
- Deve-se lavar, descascar e picar todos os legumes utilizados nesta receita (pimentão, abobrinha, feijão, cenoura, brócolis e cogumelos) e refogá-los em uma panela com um pouco de azeite, cebola e alho picados.
- Adicione os tomates pelados e ralados, cozinhando por mais 10 minutos com o restante dos ingredientes. Adicione a páprica doce assim que terminar o molho, acrescente o arroz integral e cozinhe tudo junto por mais 6 minutos.
- Por fim, despeje o caldo de legumes, tempere a mistura e abaixe o fogo para cozinhar até que a água evapore e o arroz esteja cozido.
Se você gosta de arroz não pode perder Como fazer arroz integral.

Carne moída com espinafre
É um prato muito nutritivo e saboroso, indicado para pessoas com diabetes tipo 2. Primeiro deve-se aquecer o azeite em fogo médio em uma frigideira e, quando atingir a temperatura, adicionar a carne moída e mexer esporadicamente até perder a cor avermelhada.
Em seguida, adicione a cebola, o pimentão e o espinafre. Misture todos os ingredientes e deixe-os tampados para cozinhar em fogo baixo. Mexa um pouco até que os pimentões estejam macios e a carne cozida. Por fim, tempere com sal e sirva o prato.

Frango com amêndoa chinesa
Com frango, amêndoas, vegetais, caldo de galinha e alguns temperos você pode fazer um ótimo prato chinês de frango com amêndoas. Basta refogar o frango picado, as amêndoas e os vegetais até dourar.
Para dar mais sabor à receita, acrescente o caldo de galinha ao restante dos ingredientes e espere mais 10 minutos para cozinhar em fogo médio.

Hambúrgueres de atum
Os hambúrgueres de atum são uma ótima alternativa para pessoas com diabetes tipo 2 que desejam comer hambúrgueres, já que não utilizam farinha ou outros ingredientes prejudiciais aos pacientes com esta doença.
Além disso, o atum traz muitos benefícios à saúde por conter ômega 3 e vitaminas do grupo B. Portanto, é um prato muito simples de fazer e recomendado para qualquer tipo de dieta.

Salpicão de carne bovina
O salpicão de carne bovina é um prato fácil de preparar. O mais importante é cozinhar a carne o mais macia possível para que não seja difícil desfiar. Você pode fazer um salpicão picante ou não picante, ou seja, a gosto.
No umCOMO aconselhamos adicionar algumas tiras de abacate ao preparo para que o prato fique ainda mais saboroso.

Mingau de aveia
O mingau de aveia é um café da manhã vegano muito nutritivo e saudável para diabéticos tipo 2. Fornece grande quantidade de fibras e proteínas ao corpo. Pode ser feito com água ou leite de aveia (que melhora o sabor) e algumas frutas secas para tornar este desjejum saudável de forma mais variada possível.
Neste artigo do umCOMO explicamos com mais detalhes Como fazer mingau de aveia.

Pão de linhaça sem farinha
O pão de linhaça sem farinha é altamente recomendado para pessoas com diabetes tipo 2 porque é pobre em carboidratos e sem glúten. Além disso, proporciona benefícios à saúde por ser rico em proteínas, fibras, ácidos graxos e ômega 3.
Portanto, pode ser utilizado como substituto do pão clássico, seja para preparar torradas ou sanduíches, por exemplo. Outro detalhe a levar em conta é que, por se tratar de um pão feito com sementes de linhaça, pode perfeitamente ser introduzido em uma dieta cetogênica porque é baixo em carboidratos.

Panquecas veganas
Para fazer panquecas veganas, no umCOMO recomendamos seguir estes passos:
- Peneire a farinha de aveia com uma peneira em um recipiente grande e adicione o restante dos ingredientes secos, como o fermento. Mexa tudo para que a mistura fique bem distribuída.
- Adicione ao recipiente os ingredientes líquidos, ou seja, o leite de soja e a água. Bata vigorosamente para que a mistura fique homogênea.
- Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite em fogo médio e despeje a mistura preparada com a ajuda de uma colher. Certifique-se de que esteja bem distribuído por toda a superfície da panela. Assim que a panqueca começar a borbulhar, vire-a com a ajuda de uma espátula para que cozinhe do outro lado. Continue com este procedimento até terminar a panqueca.
- Por fim, sirva a torre de panquecas mergulhando-as em um pouco de mel, adequado para diabéticos tipo 2.

Smoothies com gengibre
O gengibre traz grandes benefícios ao organismo: melhora o funcionamento do sistema imunológico, estimula o apetite, ajuda a queimar gordura e melhora a circulação sanguínea, entre outras coisas.
São muitas as opções para fazer um delicioso smoothie com gengibre. Uma delas é com laranja e outra alternativa é com espinafre e pepino: basta bater os ingredientes até obter uma mistura homogênea e servir como desejar.

Suco de beterraba, cenoura e maçã
É um suco dietético que é boa fonte de vitaminas A e C, cujo consumo traz benefícios à pele e ao corpo. Contém propriedades desintoxicantes que ajudam a regular a nutrição, também em diabéticos tipo 2.
Além do mais, a beterraba ajuda a manter a hidratação, pois contém mais de 90% de água. Prepare este suco seguindo estes passos:
- Lave, descasque e corte a beterraba, a cenoura e a maçã.
- Coloque os ingredientes no liquidificador, acrescente a água e bata até obter uma mistura homogênea.
- Adicione chia à mistura e mexa.
- Por fim, sirva o suco em um copo para bebê-lo com conforto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas para diabéticos tipo 2, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.