Partilhar

Receitas com aveia para café da manhã

 
Por Ketlyn Araujo. 18 setembro 2020
Receitas com aveia para café da manhã

Manter uma dieta equilibrada é fundamental para termos uma vida mais saudável. Para isso, tão relevante quanto saber o que você come é, também, conhecer os benefícios nutricionais de cada ingrediente. Nesse sentido, é essencial falarmos sobre o café da manhã, considerada a refeição mais importante do dia para muita gente. Não à toa, é na hora do café que encontramos o equilíbrio perfeito entre consumir alimentos saudáveis e que nos deem a quantidade de energia necessária para enfrentarmos bem o dia.

Há diversas alternativas que tornam possível tomar um café da manhã saudável, sendo a aveia uma das mais populares e completas. Esse cereal contém múltiplos benefícios para a saúde: é capaz de regular o colesterol, ajuda a controlar e proteger o sistema digestivo, conta com propriedades purificadoras e, por promover a sensação de saciedade, auxilia quem deseja perder peso. Tanto se você busca por cafés da manhã com aveia para emagrecer, quanto se você procura por receitas com aveia para aumentar a massa muscular, em uma proposta mais fitness, saiba que veio ao lugar certo. Sugerimos, aqui no umCOMO, 15 receitas com aveia para café da manhã fáceis de preparar. Qual é a sua preferida?

Também lhe pode interessar: Como fazer panquecas de aveia

Mingau de aveia

Já se perguntou quando é bom comer aveia? A resposta é simples: não existe uma hora certa, porque seus benefícios para o corpo sempre serão os mesmos. Ainda assim, no umCOMO recomendamos que você a consuma durante o café da manhã, pois a aveia retarda a circulação do açúcar no sangue e evita altos picos de glicose. Além disso, ela é capaz de tirar a sensação de fome do corpo por longos períodos de tempo e é rica em fibra, por isso consumi-la pela manhã é o ideal.

Uma das receitas com aveia para café da manhã mais conhecidas e populares é o mingau, que você pode preparar de um jeito bastante fácil seguindo o passo a passo:

  1. Aqueça cerca de 4 ou 5 colheres de sopa de aveia em flocos em uma panela com 250 ml de leite ou água, como preferir.
  2. Mexa bem os flocos em fogo baixo até que eles absorvam o líquido e você obtenha um mingau.
  3. Coloque o mingau em uma tigela e acrescente os ingredientes de sua preferência: frutas e nozes são um ótima opção!

Se você quer uma explicação mais detalhada sobre como fazer mingau de aveia, não perca esse outro artigo do umCOMO.

Receitas com aveia para café da manhã - Mingau de aveia

Aveia com iogurte e frutas

Para fazer um café da manhã leve com aveia, você pode combiná-la com iogurte e frutas, pois assim vai transformar esses ingredientes em um prato delicioso e cheio de propriedades antioxidantes. Prepare misturando iogurte desnatado (fonte de cálcio para os ossos), amoras, morango, mirtilos e flocos de aveia.

Se preferir, você pode cozinhar previamente a aveia com água, ainda que esse passo não seja necessário. Vale dizer, ainda, que caso você erre no tempo de preparo, o melhor será misturar diretamente os ingredientes. Se você não sabe quantas colheres de aveia consumir no café da manhã, leve em conta que isso depende de cada pessoa, mas que 3 ou 4 são mais do que suficientes.

Muffins de aveia

Pode ser que ao pensar em um café da manhã saudável com aveia você não pense nos doces como este, mas saiba que aqui no umCOMO sugerimos que você prepare deliciosos muffins de aveia, maçã e banana que são tão gostosos quanto saudáveis. Siga o passo a passo:

  1. Triture algumas xícaras de aveia em flocos em uma tigela.
  2. Adicione 3 bananas, dois ovos, 4 tâmaras sem caroço, um pouco de bicarbonato de sódio (para a fofura do bolinho), uma colher de sopa de azeite e meia de canela.
  3. Triture os ingredientes misturados com a aveia em flocos.
  4. Corte uma maçã em pedaços pequenos e coloque-os na tigela. Entretanto, vá pré-aquecendo o forno a 180ºC.
  5. Coloque a mistura em forminhas específicas para muffins e, depois de um tempo, coloque-os no forno.
  6. Olhe os muffins no forno a cada 10 minutos aproximadamente e, quando notar que eles estão pegando forma, espete a massa com um palito de dentes. Se o palito sair limpo, é sinal de que você pode tirar os bolinhos do forno, pois isso significa que eles estarão também bem cozidos por dentro.
Receitas com aveia para café da manhã - Muffins de aveia

Receita com aveia e manga

Se você tem dúvidas sobre quantas colheres de sopa de aveia são ideais para o café da manhã, lembramos aqui que três são mais do que suficientes para provocar a sensação de saciedade e para que você obtenha todos os benefícios que ela traz para o organismo. Quer mais sugestões de receitas de café da manhã com aveia e fruta, mas não é muito fã de maçãs? Pois, então, anote a sugestão a seguir, já que vamos te ensinar como preparar um pote de aveia e manga. É super fácil!

  1. Coloque 3 colheres de sopa de aveia em uma tigela.
  2. Depois, adicione duas colheres de sopa cheias de iogurte natural (se você quer uma receita de café da manhã com aveia ainda menos calórica, recomendamos que o iogurte seja desnatado).
  3. Misture bem a aveia com o iogurte e, depois, corte pedaços de manga para adicioná-los à mistura.
  4. Se você quiser deixar a receita um pouco mais doce, adicione uma colher de chá de mel.

Overnight oats

Esta é uma das melhores receitas de café da manhã com aveia e leite que você vai encontrar, pois ela é tão saudável e nutritiva quanto fácil de preparar.

A overnight oats, ou seja, aveia amanhecida, consiste em preparar a aveia na noite anterior ao consumo, misturando 3 ou 4 colheres de sopa de aveia em flocos com iogurte ou outra bebida vegetal de sua preferência. O objetivo é que os flocos fiquem de molho durante toda a noite e, pela manhã, quando estiverem bem suaves e saborosos, você adicione os complementos que preferir: sementes, frutas, frutas secas, etc.

Receitas com aveia para café da manhã - Overnight oats

Vitamina com aveia para o café da manhã

Quer mais receitas fáceis e saudáveis com aveia para o café da manhã? Se você está com dificuldades de ir ao banheiro, ou se sente um inchaço, tente consumir um smoothie de aveia ao acordar, pois o cereal ajuda a resolver esses problemas. Aqui no umCOMO, recomendamos que você misture iogurte, flocos de aveia, amoras, maçãs, sementes de linhaça e canela.

Bata bem todos os ingredientes e, pronto! Eis aqui um café da manhã simples e delicioso.

Panquecas de aveia e morango

Consumir aveia no café da manhã engorda? Não há motivo nenhum para você pensar assim! Ao combinar o cereal com outros ingredientes saudáveis, você não irá apenas comer de maneira mais equilibrada, mas também ficar com a sensação de saciedade por muito mais tempo. Para preparar deliciosas panquecas de aveia com morangos, separe os ingredientes a seguir:

  • Quatro ovos
  • 250 gramas de flocos de aveia triturados
  • Duas colheres de sopa de canela
  • Uma colher de sopa de azeite
  • Meio litro de leite desnatado

Prepare a massa das panquecas usando todos esses ingredientes, e tomando o cuidado para que a mistura fique mais grossa. Se a massa ficar líquida demais, adicione mais um pouco dos flocos de aveia triturados. Aqueça uma frigideira com uma gotinha de óleo para que a massa não grude e, depois, vá colocando o líquido aos poucos para fazer as panquecas. Quando elas estiverem douradas em ambos os lados, você poderá retirá-las da frigideira e servi-las em um prato separado. Adicione alguns morangos por cima da massa e, se quiser deixar a receita ainda mais doce, coloque um pouco de mel em cima das panquecas.

Neste outro artigo do umCOMO te mostramos mais uma opção, igualmente deliciosa: descubra como fazer panquecas de aveia e banana.

Receitas com aveia para café da manhã - Panquecas de aveia e morango

Creme de aveia e frutas

O creme de aveia combinado com frutas é outro café da manhã com aveia fácil de fazer que nós mais gostamos. Siga os passos:

  1. Misture 375 ml de leite de aveia, de arroz ou de soja com 120 gramas de flocos de aveia.
  2. Cozinhe a mistura durante quatro minutos.
  3. Depois, adicione mel (duas colheres de sopa) e volte a misturar.
  4. Corte alguns damascos secos em pedaços e algumas passas para misturá-los com um pouco de vinho e água (50 ml). Cozinhe essa mistura em fogo baixo por cerca de 4 minutos.
  5. Para finalizar, misture tudo e coloque o conteúdo em diferentes copos.
  6. Adicione algumas rodelas de laranja e/ou fatias de kiwi em cada copo.

Aveia com canela, maçã, uvas e bebida vegetal

Dentre as melhores receitas fáceis com aveia para café da manhã, esta é uma das mais surpreendentes, pois é opção perfeita para quem busca por receitas veganas com aveia para o café da manhã, ou então por ideias de receitas de café da manhã para quem é intolerante a lactose.

Em vez de preparar a aveia com iogurte, substitua esse alimento por uma bebida vegetal de coco, amêndoas ou arroz. Misture com os flocos de aveia, a fruta e os complementos que quiser, ainda que para equilibrar os sabores a gente recomende uvas, maçãs e canela.

Receitas com aveia para café da manhã - Aveia com canela, maçã, uvas e bebida vegetal

Creme de aveia, manteiga de amendoim e frutas

Se você gostou da ideia de preparar cremes de aveia, mas os ingredientes anteriores não chamaram sua atenção, a gente propõe que você conheça outra opção deliciosa e saudável.

  1. Cozinhe a quantidade de flocos de aveia que quiser, com água ou leite vegetal, mas não deixe ferver.
  2. Adicione uma colher de chá de canela e misture bem.
  3. Desligue o fogo quando a mistura começar a ferver e sirva tudo em um prato fundo.
  4. Adicione pedaços de maçã ou de banana no creme de aveia.
  5. Para terminar de dar um sabor irresistível ao seu café da manhã, sugerimos que você adicione um pouco de manteiga de amendoim ao creme de aveia. Além de tudo, a pasta de amendoim funciona como uma grande contribuição energética ao seu dia.

Aveia torrada com cranberries, nozes e abóbora

Este café da manhã com aveia permitirá que você faça deliciosas barrinhas energéticas caseiras, então se quiser preparar um lanche rápido para o dia seguinte, tome nota!

  1. Primeiro, você terá de cozinhar 2 xícaras de aveia.
  2. Ao mesmo tempo, misture meia xícara de sementes de chia com meia xícara de sementes de abóbora sem pele.
  3. Quando a aveia estiver torrada, tire-a do forno e misture-a junto com as sementes.
  4. Em uma panela, misture 200 gramas de manteiga de amêndoas e 200 gramas de mel, em fogo baixo.
  5. Tire a mistura do fogo e coloque-a junto com a das sementes e aveia.
  6. Quando a massa esfriar, use as mãos para terminar de misturar bem todos os ingredientes.
  7. Coloque a massa em uma bandeja de vidro e coloque-a no congelador por uma hora.
  8. Ao retirá-la do congelador, espere o conteúdo esfriar um pouco e, finalmente, corte as barrinhas com uma faca afiada.
  9. Recomendamos que você mantenha na geladeira o que sobrar. Assim, você vai poder consumir as barrinhas quando quiser!
Receitas com aveia para café da manhã - Aveia torrada com cranberries, nozes e abóbora

Aveia com iogurte, avelã, compota de fruta e chocolate

Quer ainda mais ideias de receitas fáceis de café da manhã com aveia? Este é um dos mais simples que você pode fazer. Misture as colheres de sopa de flocos de aveia que desejar com um pouco de chocolate amargo em pedaços, iogurte desnatado, compota de frutas e avelãs. Você terá um café da manhã rico em vitaminas e que, além de tudo, vai te ajudar a regular melhor o trânsito intestinal e fortalecer sua memória a longo prazo.

Muffins de aveia com maçã

A lista de ingredientes que você precisará para fazer uma dúzia desses muffins é a seguinte:

  • Farinha peneirada (180 gramas)
  • Açúcar (90 gramas)
  • Flocos de aveia (80 gramas)
  • Dois ovos
  • Leite (200 ml)
  • Óleo de girassol (75 ml)
  • Uma colher de sopa de canela
  • Sal
  • Maçã (100 gramas)

A elaboração é muito simples, e a única coisa que você terá de fazer é misturar bem todos os ingredientes, aos poucos. Misture após adicionar cada alimento e, quando todos formarem uma massa, coloque-a em diferentes forminhas. Pré-aqueça o fogo a 200ºC e deixe que os muffins assem por meia hora.

Receitas com aveia para café da manhã - Muffins de aveia com maçã

Aveia com compota de ameixa

As receitas de café da manhã saudáveis com aveia podem ser preparadas das mais diferentes maneiras. Para esta opção, sugerimos que você coloque em uma tigela os flocos de aveia que quiser consumir (já cozidos) com noz-moscada, cardamomo e canela.

Se quiser, você pode cozinhar todos esses ingredientes juntos, com água. Depois, para dar um sabor mais doce, adicione a compota de ameixa à sua receita com aveia. Quer prepara um café com mais proteína? Nesse caso, opte por incluir algumas amêndoas em pedaços. E, se quiser elaborar uma compota caseira para uma receita mais natural, não perca este artigo sobre como fazer compota de ameixa.

Smoothie de aveia com baunilha e limão

Estar com pressa não é desculpa para pular o café da manhã, já que você pode preparar de maneira fácil e rápida um delicioso smoothie de aveie com arome de limão e baunilha. Ensinamos como fazer uma das receitas de café da manhã com aveia light que mais nos agradam:

  1. Ferva os flocos de aveia triturados (100 gramas) em um litro de água por 15 minutos.
  2. Adicione uma colher de chá de essência de baunilha, a casca de meio limão (cuidado com as quantidades, pois isso pode resultar em um sabor muito ácido) e duas colheres de açúcar mascavo.
  3. Coe a mistura e deixe esfriar antes de beber. Pronto!
Receitas com aveia para café da manhã - Smoothie de aveia com baunilha e limão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas com aveia para café da manhã, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Receitas com aveia para café da manhã

O que lhe pareceu o artigo?

Receitas com aveia para café da manhã
1 de 9
Receitas com aveia para café da manhã

Voltar ao topo da página