Partilhar

Qual é a diferença entre bacon e toucinho

Por Sara Viega. Atualizado: 22 agosto 2018
Qual é a diferença entre bacon e toucinho

Na hora de cozinhar um prato, a qualidade dos ingredientes escolhidos influencia de forma determinante no resultado final, por isso é importante conhecer as diferenças entre os alimentos para aproveitá-los da melhor forma possível. Existem alguns ingredientes que são facilmente confundidos, como os camarões e os lagostins, ou o bacon e o toucinho, que no começo podem parecer a mesma coisa mas que dão diferentes sabores aos pratos e a coisa fica ainda mais gostosa (ou complicado) quando consideramos também a existência de panceta e guanciale. Você sabe qual é a diferença entre bacon e toucinho? Entenda neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fritar bacon

Diferenças entre bacon, toucinho, panceta e guanciale

Certamente, o bacon, o toucinho e a a panceta têm várias coisas em comum, mas trazem um sabor completamente diferente aos alimentos. Ambos os produtos vêm do porco, mas sua apresentação é diferente. Entenda:

O que é bacon

O que conhecemos como bacon, em várias regiões é conhecido como toucinho defumado, e é simplesmente o toucinho que foi submetido a um processo de defumação, dando como resultado um produto com um sabor diferente e mais intenso.

Toucinho (toicinho)

Já o toucinho de porco é uma porção de gordura misturada com outra de fibra magra, carne ou aquilo que também é chamado de 'couro'. Ele também pode ser vendido como 'couro' e é usado normalmente para a preparação de molhos ou carnes de panela, mas também pode ser feito sozinho na chapa ou na churrasqueira.

Tem um conteúdo elevado de gordura, portanto deve ser consumido com moderação.

Panceta de porco

Já a panceta, na Itália chamada de 'pancetta', é uma parte da barriga do porco seca, curada no sal e temperada com especiarias. No Brasil, conhecemos como panceta de porco a barriga do porco com um corte mais carnudo, que costuma ser preparado como prato principal ou acompanhamento.

Guanciale

Outro corte do porco que pode ser confundido com o bacon e é ainda menos comum no Brasil, mas muito conhecido na Itália, é o guanciale, que nada mais é do que a carne da bochecha do corpo, curtida no sal e pimenta. Na Itália a guanciale usada no preparo de pratos como macarrão à carbonara e o espaguete à amatriciana.

Quando usar bacon ou toucinho

Por isso o bacon ou toucinho fumado é usado habitualmente na preparação de grãos ou legumes, ou como ingredientes em massas, pastéis ou pizzas. Também é um acompanhante habitual em alguns cafés da manhã. Em todos os casos, deve ser consumido com moderação devido ao seu alto conteúdo de gordura.

Esta é a diferença entre bacon e toucinho, por isso se deseja dar um toque de sabor defumado aos seus pratos pode escolher o bacon ou toucinho fumado, e se preferir o gosto do porco mas sem sabores acrescentados, a melhor opção é o toucinho.

Qual é a diferença entre bacon e toucinho - Quando usar bacon ou toucinho

Receita de macarrão à carbonara (jeito brasileiro)

Você adora a comida italiana? Só de pensar em um prato de massa já fica com água na boca? Então vai adorar aprender a fazer uma receita com com certeza irá comer e chorar por mais: macarrão à carbonara. Ainda que seja uma receita tradicional, muitas pessoas não sabem realmente como se faz, o tempo de cozimento, a mistura de alimentos, etc. E na elaboração do prato se encontra seu sabor, por isso neste artigo de umComo contamos a você passo a passo como fazer macarrão à carbonara com a versão com creme de leite e bacon:

Ingredientes

  • 200 gramas de macarrão;
  • 50 gramas de bacon ou guanciale;
  • Creme de leite;
  • 40 gramas de queijo parmesão ou pecorino;
  • 1 dente de alho;
  • Azeite de oliva;
  • Sal;
  • Pimenta preta;
  • Orégano (opcional).

Como fazer macarrão à carbonara - Passo a passo

  1. A primeira coisa que temos que fazer é pôr para ferver o macarrão e assim iremos avançando com o trabalho enquanto preparamos o molho. Assim, coloque em uma panela um pouco de água, mas sem a encher até acima, apenas até metade para poder, assim, conseguir a textura al dente tão típica da gastronomia italiana.;
  2. Jogue um pouco de sal e duas colheres de sopa de azeite; se quer potencializar seu sabor pode acrescentar uma folha de louro e um cubinho de caldo de carne. Assim que a água começar a ferver, deverá adicionar o macarrão e deixar cozinhar.
  3. Enquanto a massa vai cozinhando, aproveitaremos e começaremos a pôr as mãos à obra com o molho carbonara. Temos que pôr uma frigideira para esquentar e, sem colocar azeite, podemos adicionar diretamente o bacon pois por si só já é bastante gorduroso e com o que soltar enquanto cozinha já será suficiente para poder cozinhar sem queimar. O ideal é cortar o bacon em tiras e jogá-lo na frigideira quando estiver quente.
  4. Quando vir que a bacon está quase pronto, terá que tirar do fogo e adicionar imediatamente a cebola e o alho, que terão que estar bem picados. Baixe o fogo para evitar que se queimem, jogue uma pitada de sal e deixe que fique bem murcho, ou seja, de uma cor amarelada a puxar para o branco. Sobretudo, é importante retirar o bacon, porque acabaremos de cozinhar depois.
  5. Assim que o alho e a cebola já estiverem no ponto, teremos que acrescentar de novo o bacon para que cozinhe todos os ingredientes em conjunto e os sabores se misturem. Vá mexendo e em pouco tempo adicione o creme de leite e jogue um pouco de orégano. Deixe que o molho se reduza no fogo até apresentar uma textura mais espessa.
  6. Enquanto vai fazendo o molho carbonara é importante que esteja controlando o macarrão e quando notar que está cozido, tire do fogo e escorra com um escorredor. Então, quando vir que o molho está mais espesso é o momento de verter o macarrão e mexer todos os ingredientes para que ganhe temperatura e se impregne com o sabor delicioso deste molho.
  7. E pronto! Agora só tem que jogar um pouco de parmesão por cima se gostar e se preparar para saborear um macarrão à carbonara que te deixará com água na boca só de cheirar, você vai ver!

Aproveite para conferir: Como fazer bacon no microondas

Qual é a diferença entre bacon e toucinho - Receita de macarrão à carbonara (jeito brasileiro)

Receita de cogumelos recheados com bacon

Os cogumelos são uma forma deliciosa de comer verdura e podem ser preparados de muitas formas; uma das mais gostosas é recheá-los de presunto, de queijo, cebola, camarões ou bacon. São muito simples de preparar e é um delicioso prato de entrada ou acompanhamento para seus pratos de carne e peixe. Ficou com vontade de conhecer essa outra receita com bacon? Então pegue em papel e lápis porque no umCOMO contamos a você como fazer cogumelos recheados de bacon.

Ingredientes

  • 4 cogumelos por pessoas;
  • Cebola;
  • Meia fatia de bacon por pessoa;
  • Azeite;
  • Sal;
  • Queijo para gratinar.
Qual é a diferença entre bacon e toucinho - Receita de cogumelos recheados com bacon

Como fazer cogumelos recheados com bacon - Passo a passo

  1. Para fazer cogumelos recheados de bacon, em primeiro lugar, devemos lavar os cogumelos muito bem. Pegue em um escorredor e coloque debaixo da torneira, tirando o excesso de terra que costumam ter e tirando também o caule; reserve para usar um pouco mais à frente. Com os cogumelos bem lavados, deixe escorrer com um papel de cozinha absorvente para eliminar o excesso d'água.
  2. Os cogumelos devem ser bem esvaziados porque serão o "recipiente" onde vamos incluir o recheio, isto deve ser feito quando estiverem bem secos. Também devemos cortar o caule em pedaços pequenos porque usaremos para rechear os cogumelos. Depois de cortados, reserve.
  3. Pegue em uma frigideira e jogue nela um pouquinho de azeite. Sobre a frigideira quente, jogue os pedaços de cebola (a gosto de cada um) previamente cortados e deixe que a cebola doure. Quando a cebola tiver adquirido um pouco de cor, verta os pedaços de cogumelos que reservamos no passo anterior e deixe que cozinhem também. Após refogar, retire do fogo.
  4. Na mesma frigideira que usamos, eliminamos os restos de azeite e colocamos nela o bacon cortado em pedacinhos pequenos. Para refogar o bacon não precisa usar azeite, pode cozinhar com a própria gordura do bacon. Quando o bacon estiver douradinho, então misturamos com a cebola e com o cogumelo cortado e refogado e misturamos tudo muito bem.
  5. O seguinte passo para fazer cogumelos recheados de bacon é colocar em uma bandeja para forno os cogumelos que esvaziamos e rechear pouco a pouco com a mistura de cebola, cogumelos e bacon. Um conselho a ter em consideração é não rechear muito cada cogumelo porque depois não assaria bem a parte interior do mesmo. Portanto, com a ajuda de uma colher, vá recheando pouco a pouco os cogumelos.
  6. Coloque a bandeja com os cogumelos no forno pré-aquecido a 180 graus durante uns 10 minutos. Uma recomendação que damos é colocar um pouquinho de queijo para gratinar sobre o cogumelo antes de colocar no forno, se gostar do sabor do queijo, é claro. Assim ficará mais suculento e o toque do queijo gratinado fará com que fique um pouco mais crocante
  7. Cozinhe os cogumelos no forno por cerca de 15 ou 20 minutos e vá verificando para não queimar. E já pode saborear seus cogumelos recheados de bacon!

Leitura complementar: Como fritar bacon

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre bacon e toucinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre bacon e toucinho

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Francisca Rolim Campos
O que quero saber: É verdade que o bacon causa canser? E o toucinho também?

Qual é a diferença entre bacon e toucinho
1 de 4
Qual é a diferença entre bacon e toucinho

Voltar ao topo da página