menu
Partilhar

Como é feita a mortadela

 
Por Márcio Menino. Atualizado: 6 agosto 2019
Como é feita a mortadela

A sua origem é italiana e é neste momento um dos embutidos mais consumidos no mundo, muito graças ao mercado brasileiro. Não se sabe bem de onde surgiu o nome, apenas o país de origem. Alguns acreditam que veio da palavra mortaio que significa almofariz/pilão usado para moer a carne de porco, outros dizem que vem dos tempos romanos, em que existia uma salsicha temperada com murta e ainda há a terceira opção que é relacionada com a zona no dorso onde o boi é morto. Mas a história do nome não é importante agora, resta saber como é feita a mortadela? Neste artigo do umComo explicamos.

Também lhe pode interessar: Como saber se a mortadela está estragada

Como surgiu a Mortadela

Há indícios de que a mortadela tem origem numa linguiça que é datada de 1376 em Bolonha. Mais tarde foi trazida para a América Latina pelos imigrantes italianos e aí se difundiu rapidamente por países como o Brasil, Uruguai e Argentina. Foi evoluindo e ganhou novas variedades principalmente na Península Ibérica, onde existe mortadela com pimenta, azeitona, pimento verde e vermelho, etc.

Em Itália, além da versão bolonhesa tem também a versão de Prato (província da Toscânia) que feita com alho, e a de Amatrice (no Lácio) em que o paladar é levemente defumado.

Como é feita a mortadela - Como surgiu a Mortadela

Fazendo a mortadela

A mortadela é feita de uma mistura de várias carnes e especiarias. Geralmente leva carne bovina, suína, de aves e um pouco de gordura. São adicionados alguns temperos como pimenta do reino, murta, noz moscada e coentros. A carne é moída e depois desse processo passa para a emulsificação para que sejam adicionados os temperos. Mais tarde é adicionado o toucinho, continua misturando até ficar uma massa semelhante a patê que vai ser embutida por um funcionário através de um funil em embalagens de tripa celulósica. Em seguida a mortadela tem de passar pela estufa para o processo de cozimento com vapor de água.

Como é feita a mortadela - Fazendo a mortadela

Mortadela no Brasil

Por ser possível fazer mortadela com vários tipos de carne, é possível agradar a vários mercados, nomeadamente o Brasil. A verdade é que normalmente a mortadela mais cara é também a melhor e feita exclusivamente de carne bovina e suína, sendo que é utilizada carne de qualidade e no caso do porco é a carne mais magra dele. No entanto existem variações da mortadela, no Brasil por exemplo, em que o preço é menor mas também significa a perda de qualidade relativamente à carne utilizada. Existem marcas que adicionam miúdos à mistura da mortadela, outros que colocam uma percentagem de gordura superior, outros que permitem a adição de amido. Contudo deve sempre verificar a embalagem para saber de onde vem e qual o fabricante certificando-se que o alimento respeita o mínimo de condições impostas pela legislação brasileira.

Como é feita a mortadela - Mortadela no Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feita a mortadela, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como é feita a mortadela
1 de 4
Como é feita a mortadela

Voltar ao topo da página