Hamburguesas

O que é Smash Burger

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 5 setembro 2023
O que é Smash Burger

Smash é uma palavra em inglês que significa achatado, portanto, um Smash Burger seria um hambúrguer achatado, ou seja, de espessura menor do que um hambúrguer tradicional, embora as diferenças não terminem aí. O Smash Burger precisa ser cozido com uma técnica muito específica para ficar crocante por fora e suculento por dentro.

Parece ótimo e tem um sabor ainda melhor. Na verdade, esses hambúrgueres estão mais na moda do que nunca, até mesmo em restaurantes gourmet. Se você ainda não experimentou, descubra no umCOMO o que é um Smash Burger e como prepará-lo em casa para que fique perfeito.

Também lhe pode interessar: O que acontece se comer frango estragado

Índice

  1. O é um Smash Burger
  2. Carne para Smash Burger
  3. Como fazer Smash Burger

O é um Smash Burger

Embora possa parecer que o Smash Burger seja uma inovação no mundo dos hambúrgueres, na realidade, a maneira como é preparado e o resultado final lembram os hambúrgueres típicos presentes nos clássicos jantares americanos desde a década de 1950.

Um Smash Burger é um hambúrguer fino, feito, como qualquer outro, com carne moída, mas que é preparado em uma chapa bem quente e, no início do cozimento, é esmagado para que a maior parte possível da superfície do hambúrguer fique em contato direto com a chapa.

O objetivo do achatamento é garantir que a reação de Maillard, que causa uma série de alterações químicas nos açúcares e nas proteínas dos alimentos quando eles são cozidos, atinja praticamente todo o hambúrguer.

Essa reação é o que dá ao smash burger uma camada externa muito crocante e dourada, com um toque tostado agradável, enquanto por dentro ele retém os sucos da carne e sua gordura levemente caramelizada, tornando-o delicioso a cada mordida.

O Smash Burger retorna aos ingredientes básicos de um hambúrguer tradicional e é servido em um pão de hambúrguer com pepinos, cebola, ketchup e mostarda, embora, é claro, todos possam acrescentar os ingredientes extras que quiserem, desde tiras de alface até uma fatia de queijo cheddar.

No umCOMO, mostramos a você todos os diferentes tipos de hambúrgueres que existem.

Carne para Smash Burger

Como em qualquer outro hambúrguer, a carne de boa qualidade é essencial para um excelente resultado.

O Smash Burger é preparado simplesmente com carne bovina ou de vitela. Não é necessário usar iguarias como carne maturada ou carne Angus (embora você possa, se quiser). A única exigência é que seja carne bovina com uma certa proporção de gordura, em torno de 20%, portanto, você terá de escolher peças que contenham gordura. Essa gordura é necessária para obter a suculência necessária na parte interna e a cristalização na camada externa.

A carne também deve ser moída apenas uma vez, para que não fique muito fina. O ideal é que ela seja fresca, ou seja, não descongelada, para evitar a possível presença de excesso de água e manter intacta a textura original da carne. Por fim, ela não deve ser misturada com outras carnes, como a de porco.

Usando carne bovina de qualidade com gordura suficiente, o Smash Burger não precisa de tempero adicional para ficar delicioso. Isso significa que misturá-lo com outros ingredientes, como pedaços de alho, salsa picada, cebola, trufa ralada, nesse caso, não é aconselhável (deixe para um hambúrguer mais grosso).

O que é Smash Burger - Carne para Smash Burger

Como fazer Smash Burger

Se você quiser experimentar outra maneira de saborear um hambúrguer gostoso, fazer Smash Burger em casa não é complicado. Para prepará-lo como um especialista, tudo o que você precisa é de uma chapa ou frigideira e uma espátula ou prensa para esmagar a carne com eficiência.

Idealmente, o Smash Burger deve ser cozido em uma chapa, embora uma boa frigideira antiaderente também funcione. A espátula ou prensa é essencial porque a escumadeira tradicional, nesse caso, não oferece os melhores resultados (seus furos fariam com que o hambúrguer não ficasse exatamente igual em toda a superfície).

Comece a trabalhar e prepare a carne em bolas, como se fosse fazer almôndegas. Para um Smash Burger é importante não pressioná-lo com muita força, ou seja, fazer a bola sem compactá-la demais. O objetivo é fazer um hambúrguer fino, portanto, a quantidade de carne em cada bola esmagada também é importante. Forme seus hambúrgueres com um máximo de 80 a 95 gramas de carne bovina. Essa é a única maneira de achatá-los de forma eficaz.

Aqueça a frigideira, de preferência sem óleo ou com apenas algumas gotas, e quando a frigideira estiver bem quente, coloque a bola de carne sobre ela, achatando-a imediatamente com a espátula. Pressione firmemente por alguns segundos e deixe a carne cozinhar até ver as bordas começarem a dourar. Isso deve levar cerca de 1 minuto, talvez um pouco mais. Após esse tempo, vire-o com um giro rápido do pulso e esmague novamente para que a selagem seja feita também no outro lado do hambúrguer. Deixe o hambúrguer esmagado na chapa por mais um minuto e ele estará pronto.

Tudo o que você precisa fazer é colocá-lo em um pão de hambúrguer e adicionar as coberturas e os molhos de sua escolha. Se você achar que esse hambúrguer é saboroso, mas muito fino para você, não se preocupe, você também pode fazer um hambúrguer duplo e colocar queijo no meio, fica uma delícia!

Agora que você já sabe o que é Smash Burger e como prepará-lo, se você é um fã incondicional de hambúrgueres, certamente vai se interessar em saber como fazer hambúrguer de frango.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Smash Burger, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é Smash Burger