Biscoitos

Por que o bolo sola?

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 22 agosto 2020
Por que o bolo sola?

Um dos produtos mais clássicos da confeitaria para se fazer em casa, um bolo costuma ser relativamente simples de preparar, além de bastante saboroso. Porém, nem sempre a receita dá certo: apesar de fácil de fazer, é comum que às vezes ele afunde logo que sai do forno, que a base fique queimada e as laterais desmontem, ou que esteja cru por dentro mesmo que pareça douradinho por fora.

Existe, ainda, outro problema frequente, quando o bolo não cresce tanto quanto deveria, ou então nem chega a crescer. Independentemente da forma de bolo escolhida, são vários os motivos que podem explicar por que o bolo sola. No umCOMO, vamos te contar quais são eles para que você faça bolos saborosos e dignos da melhor das confeitarias!

Também lhe pode interessar: Como substituir o ovo nos bolos

Índice

  1. Por que o bolo sola?
  2. O bolo sola se a temperaratura não estiver correta
  3. O que faz um bolo solar?

Por que o bolo sola?

Um dos principais motivos que impedem um bolo de crescer tem a ver com a massa, que pode não estar bem feita.

Bolo solado por causa da massa

Isso quer dizer que, provavelmente, você cometeu algum erro durante o preparo da massa do bolo, ainda que não tenha notado. Geralmente, os problemas na massa têm a ver com:

  • Farinha: o bolo solou porque você adicionou a farinha de uma só vez, o que dificultou que ela pudesse se misturar com os outros ingredientes, para que a massa ficasse homogênea. É sempre recomendável que você vá mexendo aos poucos a massa enquanto a prepara. Além disso, também é fundamental peneirar a farinha para que ela fique mais fina e, com isso, a massa do bolo fique mais leve, com todos os ingredientes misturados.
  • Montagem: outro problema bem comum que explica o bolo solado não subir tem tudo a ver com a mistura de ovos e açúcar da receita. É fundamental prepará-la direitinho, deixando a mistura aerada para que possa aderir bem à farinha (sempre de pouco em pouco). Da mesma forma, pode ser que você tenha substituído algum ingrediente básico da receita para deixá-la mais saudável ou saborosa, como acontece algumas vezes ao trocar o ovo por outros alimentos que cumpram a mesma função. Neste outro artigo do umCOMO explicamos como substituir o ovo na massa de bolo.
  • Descanso: outro dos erros mais comuns que impedem o bolo de crescer é deixar a massa descansando por muito tempo antes de assar. Em geral - a menos que a receita indique o contrário - é fundamental que você não deixe passar muito tempo entre a preparação da massa e o momento de assar o bolo. Além disso, conforme o tempo vai passando, o peso da farinha aumenta e o bolo perde ar.
  • Quantidades: outra razão que explica por que o bolo sola está na quantidade dos ingredientes. Aumentar a quantidade de farinha não vai fazer com que o bolo cresça mais (e vice-versa). O mesmo acontece com o fermento: adicionar mais fermento à receita não vai fazer o bolo crescer mais, e ele não necessariamente vai ficar solado caso você tenha esquecido do fermento.
  • Qualidade: é bem importante que todos os ingredientes usados no bolo sejam de boa qualidade, ou você corre o risco da receita bastante errado. Dê atenção especial à farinha, pois não é recomendável que ela tenha muita proteína na fórmula, ainda mais quando falamos de farinhas já prontas e específicas para confeitaria. Evite, ainda, usar produtos que passaram do prazo de validade, mesmo se estiverem vencidos há pouco tempo.
Por que o bolo sola? - Por que o bolo sola?

O bolo sola se a temperaratura não estiver correta

Outro dos principais motivos que atrapalham o bolo na hora dele crescer tem a ver com a temperatura. Por isso, é necessário sempre programar o forno adequadamente para que o bolo não fique cru por dentro apesar de parecer assado por fora - e, assim, possa crescer o suficiente. Se o seu bolo não cresceu, porém, não preste atenção apenas na temperatura do forno, mas também na dos ingredientes usados durante o preparo da massa.

  • Temperatura do forno: antes de colocar o bolo no forno, é importante que ele esteja pré-aquecido para que comece a receber calor desde o primeiro segundo em que a massa é colocada para assar. A temperatura deve ser sempre aquela indicada na receita, embora o mais comum é que o forno esteja pré-aquecido a 180º. Se você colocou o forno para pré-aquecer em uma temperatura mais alta ainda, baixe-a com o bolo já dentro do forno, e mantenha assim até que ele esteja assado.
  • Temperatura dos ingredientes: às vezes, porém, a falha não está na temperatura do forno, mas sim na dos ingredientes. Tudo o que você usar para preparar o bolo deve estar em temperatura ambiente, pois quando gelados ou usados logo após serem retirados da geladeira os ingredientes não se misturam de maneira ideal. Além disso, se você colocar a massa feita com ingredientes frios no forno, o bolo começa a assar partindo de uma temperatura inferior, conflitante com a do próprio forno – isso vai tornar ainda mais difícil que o bolo cresça e que o fermento cumpra seu papel.

O que faz um bolo solar?

Além de prestar atenção aos diversos aspectos explicados acima, é importante ficar de olho em outros detalhes, considerados maus hábitos que impedem o bolo de crescer no forno. Para evitar um bolo solado você não deve:

  • Abrir a porta do forno: não é bom abrir a porta do forno até que o bolo fique pronto, pois isso faz com que a temperatura se altere e o bolo não cresça. De qualquer forma, se você não puder evitar de abrir a porta do forno para olhar o cozimento, não faça isso antes que tenham passado, no mínimo, 30 minutos.
  • Não pré-aquecer o forno da maneira correta: ao pré-aquecer o forno, sé sempre importante que você some à temperatura de cozimento (por exemplo, 180 graus), cerca de 25 graus a mais.
  • Posicionar mal o bolo no forno: no geral, é melhor que você posicione o bolo dentro do forno de maneira mais centralizada, entre as grelhas de baixo e de cima. Caso o bolo fique na grelha mais alta, pode ser que queime por fora. Já, no caso do bolo posicionado muito abaixo da chama, vai demorar muito para cozinhar, e pode acabar não crescendo.
  • Não colocar papel alumínio ou papel manteiga no bolo: não se esqueça de cobrir a massa com papel alumínio ou papel manteiga, para que a parte de cima do bolo não fique queimada e ele cresça no tempo correto.

Nós do umCOMO esperamos ter te ajudado com estas explicações para evitar um bolo solado. Não se esqueça, também, de sempre ler a receita com muita atenção, para não correr riscos de deixar passar alguma das etapas de preparo - assim, seu bolo vai ficar tão bonito quanto gostoso. Agora que você já sabe como evitar esses erros e garantir uma bela sobremesa, recomendamos algumas receitas de bolo do umCOMO:

Por que o bolo sola? - O que faz um bolo solar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o bolo sola?, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que o bolo sola?