Partilhar

Como usar papel manteiga

Como usar papel manteiga
Imagem: entretenimento.r7.com

Quer preparar receitas e não correr o risco de bolos e outros alimentos grudarem na forma? Para dar uma forcinha na hora de preparar deliciosos pratos, o umComo.com.br vai dar algumas dicas de como usar papel manteiga para os seus preparos gastronômicos.

Também lhe pode interessar: Como fazer moldes para bolos

Quando usar papel manteiga

Todo o mundo que se dedica à culinária já deve ter ouvido falar do famoso papel manteiga e muitas pessoas provavelmente fizeram uso desse produto. Ele basicamente serve para evitar que o alimento grude na forma em que é assado.

O papel manteiga é um substituto prático da manteiga e do óleo, comumente usados para untar formas e demais recipientes que vão receber alimentos que podem aderir ao material. Por consequência, o produto facilita a limpeza dos utensílios domésticos.

Além disso, existem tipos diferentes do papel manteiga. O de rolo, encontrado facilmente em mercados, e que tem preço mais baixo, e o papel manteiga em folhas, o qual geralmente é encontrado apenas em lojas especializadas em produtos para culinária.

As folhas de manteiga costumam ser mais eficientes, uma vez que são mais grossas (maior gramatura) e também possuem uma camada antiaderente, evitando que grude nos alimentos.

Esse tipo de papel manteiga tem uma camada brilhosa, referente à parte que evita grudar. Quem tem experiência com os papéis manteiga explica que o de rolo não possui essa camada brilhosa, facilitando que se grude aos alimentos. Além do óleo e da manteiga, outras formas de evitar que o alimento grude na assadeira é usando os chamados tapetes de teflon e silicone. São opções mais caras por serem reutilizáveis e, por consequência, mais duráveis.

Como usar papel manteiga - Quando usar papel manteiga
Imagem: grifedacasa.wordpress.com

Como usar papel manteiga

Embora existam diferentes maneiras de preparar alimentos sem que eles grudem aos seus respectivos recipientes, quando se opta pelo papel manteiga é importante saber como usá-lo, para que ofereça o melhor resultado na cozinha. Uma dica essencial de como usar papel manteiga, no caso do produto em rolo, é cortá-lo do tamanho do fundo da assadeira. Para evitar que ele grude, um truque é colá-lo no fundo da forma fazendo uso de um pincel com manteiga derretida.

Não é preciso passar por todo o fundo, o contorno da borda e dois riscos em formato de “X” são suficientes. Também é preciso saber em quais preparos funciona melhor usar cada tipo de papel manteiga.

Os de rolo se adaptam melhor às receitas com chocolate puro, como as moedinhas de chocolate. Outra dica de como usar papel manteiga, independente do tipo que for utilizado, é forrar também as paredes da assadeira, no caso de bolos que cubram todo o recipiente.

Para forrar uma assadeira redonda a dica é dobrar o papel manteiga em quatro partes. Depois, segurá-lo pelo seu centro (o vértice, centro do quadrado) e dobrá-lo na diagonal, formando um triângulo.

Após repetir o procedimento algumas vezes, coloque o papel no centro da forma e assente-o ao seu fundo, além de cortar as bordas, para encaixar na assadeira.

Para formas retangulares, é mais fácil colocar o papel manteiga. Basta colocar a assadeira sobre o papel e marcar com um lápis o seu tamanho. Depois, recorte, lembrando-se de fazer o recorte um pouco maior para as laterais da forma.

Como usar papel manteiga - Como usar papel manteiga
Imagem: escrevendoabobrinhas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar papel manteiga, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como usar papel manteiga

5 comentários
katia diniz
pode reaproveitar o papel depois de assar os suspiros vou assar mais
A sua avaliação:
Alcilene
Usei o papel Manteguito da Kentinha para assar pão de batata doce, grudou tudo.
A sua avaliação:
Eliane
Usei papel manteiga para assar bolo, não grudou na forma porem o bolo ficou grudado no papel, quase perdi a receita, o que devo fazer ?
Sandra Maria Aprígio Da Silva
Podemos usar papel manteiga em qualquer tipo de bolo? Ou em outros tipos de alimentos?
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Sim pode usar o papel manteiga não apenas em bolos, mas também em outras receitas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
eliane
eleserveparacozinharcarnes?

Como usar papel manteiga
Imagem: entretenimento.r7.com
Imagem: grifedacasa.wordpress.com
Imagem: escrevendoabobrinhas.com
1 de 3
Como usar papel manteiga

Voltar ao topo da página