menu
Partilhar

Como fazer bolo de baunilha

 
Por Redação umCOMO. 14 janeiro 2021
Como fazer bolo de baunilha

Quem não gosta de um bom bolo de baunilha? Uma sobremesa clássica com textura macia e fofinha, altura boa, coloração dourada e notas aromáticas das mais sutis. Apostamos que você já começou a se imaginar provando um pedaço, não é?

Porém, se você quer fazer um bolo que reúna todas essas características, deve conhecer alguns truques essenciais e seguir a receita de forma correta para ter um resultado satisfatório. Por isso, nós do umCOMO queremos te contar como fazer bolo de baunilha caseiro e macio da forma mais simples possível.

As proporções apresentadas a seguir são simples, já que as quantidades de farinha, açúcar, manteiga e ovos que adicionarmos devem ter o mesmo peso. Siga a leitura e descubra essa receita de bolo de baunilha macio e úmido que, com certeza, você vai adorar.

8 convidados Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de baunilha
Passos a seguir:
1

Unte e enfarinhe uma forma. Para isso você pode usar azeite ou manteiga, e depois polvilhe um pouco de farinha. Você também pode untar a forma e, logo depois, cobri-la com papel manteiga. Reserve.

2

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça isso durante dez minutos antes de colocar o bolo para assar, nem mais nem menos do que isso. Se o forno estiver frio ou muito quente, com certeza o bolo não irá crescer.

3

Peneire e misture os ingredientes secos: ou seja, a farinha, o fermento (opcional) e o sal. Nesta receita, o fermento em pó não é imprescindível, pois se você misturar e bater todos os ingredientes corretamente, o bolo vai crescer sem problemas.

Se você quiser fazer um bolo de baunilha e chocolate, pode adicionar cacau em pó nesta etapa, ou então seguir a nossa receita de bolo de chocolate.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 3
4

Prepare o creme de manteiga. Para fazer esse creme, você precisa prender o ar enquanto mistura gordura, açúcar e alguma essência. Para começar esse procedimento, você deve bater a manteiga com uma batedeira ou fouet por três minutos, ou até que fique macio. Faça isso com uma velocidade média, e vá aumentando após um minuto.

5

Adicione o açúcar lentamente e sem deixar de bater entre 2 e 4 minutos, ou até que se dissolva.

Adicione, em seguida, o rum, as raspas de limão ou laranja e a baunilha para obter um creme macio e homogêneo, de cor esbranquiçada.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 5
6

Use uma espátula para remover o creme que ficar grudado nas paredes do recipiente. Bata o creme por 5 minutos ou mais. Não se preocupe caso a mistura não parecer tão homogênea, isso é normal quando se prepara um bolo caseiro.

7

Incorpore os ovos aos poucos, sem deixar de bater. Coloque um por um, e até que você termine de misturar o último, não adicione o seguinte.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 7
8

Vá incorporando os ingredientes secos pouco a pouco, e alterne-os com um pouco de leite. Vá batendo tudo, até que a mistura se integre. Vá fazendo isso até terminar de integrar todos os ingredientes da receita, evitando a formação de caroços. Evite, também, bater os ingredientes excessivamente, pois isso pode fazer com que a massa fique dura.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 8
9

Use uma espátula para terminar de misturar tudo. Faça isso com movimentos de repetição, lentamente e com suavidade.

10

Despeje a massa do bolo de baunilha sobre a forma. Use uma espátula para te ajudar a usar toda a massa. Dê batidinhas no fundo da forma, usando a própria mesa ou bancada na qual você está cozinhando, para remover todas as bolhas de ar que possam se formar.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 10
11

Coloque o bolo para assar por um período aproximado de 30 a 35 minutos. Cozinhe, a princípio, em fogo baixo. Depois, durante os últimos 10-15 minutos, finalize o cozimento aumentando o fogo.

Não abra o forno antes dos primeiros 20-30 minutos. Isso porque as massas assadas no forno adquirem sua estrutura firme durante os primeiros 30 minutos de cozimento. Portanto, se a temperatura mudar repentinamente, elas murcham. Um aroma forte de bolo caseiro de baunilha pode servir de referência para que você saiba quando abrir o forno e verificar se o bolo está pronto.

12

Verifique se o bolo está pronto. Fure o centro do bolo com um palito de dentes ou com uma colher. Se o palito estiver seco, o bolo está pronto. Se o palito estiver úmido, deixe o bolo assar por mais alguns minutos.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 12
13

Quando o bolo estiver pronto, desligue o fogo e deixe o bolo descansar por 5 minutos ou mais. Depois, abra a porta do forno e deixe que o calor vá saindo, aos poucos, por 1 ou 2 minutos adicionais, antes de retirar o bolo.

Antes de desenformar o bolo, deixe-o esfriar por 10-20 minutos.

14

Desenforme o bolo e deixe que esfrie por completo. Para fazer isso, bata suavemente na parte inferior da forma, agite-a de um lado para o outro suavemente e, por fim, desenforme o bolo em um prato. Depois de desenformar, coloque o seu bolo macio de baunilha sobre uma grelha (sem o prato), até que ele esfrie completamente. Não coloque o bolo para esfriar em um local muito frio ou que receba corrente de ar.

15

Sirva o bolo de baunilha caseiro acompanhado por uma bola de sorvete ou bebida quente. Você já sabe como fazer um bolo de baunilha caseiro, e agora você poderá saborear o seu sempre que quiser!

Para decorar o bolo, você pode cobri-lo com uma camada de açúcar de confeiteiro ou, então, preparar um delicioso ganache de chocolate para incrementar seu delicioso bolo de baunilha caseiro.

Como fazer bolo de baunilha - Passo 15

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo de baunilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Trabalhe sempre com os ingredientes em temperatura ambiente.
  • Se você usar formas de metal, prefira as de alumínio.
  • Resfrie o bolo em uma gradinha para evitar a formação de umidade por baixo.
  • Se você deixar o bolo esfriar bem, ele vai durar por mais tempo.
  • As medidas dos ingredientes devem ser exatas - só assim o bolo ficará bom.
  • Se você substituir o fermento por bicarbonato de sódio, adicione-o ao final do preparo. Caso contrário, ele perderá o efeito.
  • Use uma forma correspondente à quantidade de massa.
  • O sal destaca o sabor dos ingredientes doces.

Escrever comentário

O que você achou da receita?

Como fazer bolo de baunilha
1 de 8
Como fazer bolo de baunilha

Voltar ao topo da página