Biscoitos

Como substituir o ovo nos bolos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como substituir o ovo nos bolos

Na hora de preparar bolos, alguns ingredientes são indispensáveis, como a farinha ou o fermento, enquanto outros variam segundo a receita ou podem ser substituídos, apesar de não parecer. Este último caso é o que acontece com os ovos que, normalmente, fazem parte da maioria das receitas de bolos, porém é possível substituí-los por outros elementos. Se for alérgica ou intolerante ao ovo ou simplesmente quiser preparar um bolo sem este ingrediente, não perca o artigo de umComo sobre como substituir o ovo nos bolos.

Também lhe pode interessar: Por que o bolo sola?

Índice

  1. A função do ovo nos bolos
  2. Substituir o ovo por banana madura
  3. Substituir o ovo por compota de maçã
  4. Substituir o ovo por sementes de linho ou linhaça
  5. Substituir o ovo por iogurte
  6. Substituir o ovo por óleo vegetal

A função do ovo nos bolos

Antes de mais, é importante saber qual é a função do ovo na elaboração de um bolo para saber assim com o que é que o podemos substituir na elaboração das nossas receitas de sobremesas. Assim, o fato de incorporar o ovo serve para unir os ingredientes ou misturar e umedecer, ou seja, dar umidade ao resultado final.

Deste modo, vale destacar que o ovo não é indispensável para preparar um bolo, mas é necessário substituí-lo por outros ingredientes que possam desempenhar esta mesma função.

Como substituir o ovo nos bolos - A função do ovo nos bolos

Substituir o ovo por banana madura

Uma das opções para substituir o ovo nos bolos é adicionar bananaou banana bem madura. Será suficiente metade desta fruta esmagada para substituir quantidades menores de dois ovos; no caso de precisar substituir mais ovos, deverá optar por outras alternativas.

Como substituir o ovo nos bolos - Substituir o ovo por banana madura

Substituir o ovo por compota de maçã

Da mesma forma, também é possível substituir o ovo por compota de maçã ou uma maçã muito madura triturada para a elaboração de bolos. Esta fruta também conseguirá exercer a função de umedecer que normalmente cumprem os ovos, ao mesmo tempo que ajuda a unir todos os ingredientes para preparar a massa do bolo.

Como substituir o ovo nos bolos - Substituir o ovo por compota de maçã

Substituir o ovo por sementes de linho ou linhaça

Outra alternativa para substituir o ovo dos bolos é recorrer às sementes de linho ou linhaça -os dois são a mesma coisa- misturadas com água. Para isso, deverá adicionar tantas colheres de sopa como ovos indicados pela receita original e moer bem antes de dissolver na água para conseguir uma mistura de aspecto gelatinoso. Para que o resultado seja mais fino, recomendamos coar o líquido resultante antes de adicionar ao resto dos ingredientes do bolo.

Como substituir o ovo nos bolos - Substituir o ovo por sementes de linho ou linhaça

Substituir o ovo por iogurte

Se as opções anteriores não o convenceram, também pode trocar o ovo da receita do seu bolo por iogurte, seja natural, de soja, grego ou o que preferir. A correspondência é de 60 g de iogurte para cada ovo que tiver que substituir, e também poderá usar para preparar outras receitas como cupcakes ou muffins sem ovo.

Como substituir o ovo nos bolos - Substituir o ovo por iogurte

Substituir o ovo por óleo vegetal

Por outro lado, pode optar por substituir o ovo no bolo por óleo vegetal, como o de girassol ou de oliva; a equivalência será de 50 g de óleo por ovo. No entanto, se já colocou outros ingredientes com alto conteúdo de gordura, como a manteiga, a combinação pode ser pouco viável.

Como substituir o ovo nos bolos - Substituir o ovo por óleo vegetal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o ovo nos bolos, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como substituir o ovo nos bolos